Turismo

Curiosidades do museu mais visitado do mundo!


Por Flipar
Leonhard Niederwimmer por Pixabay

Anualmente, o portal The Art Newspaper elabora um levantamento dos 100 museus mais populares do mundo. Na edição de 2022, como tem ocorrido nas últimas edições, o Louvre ocupou a primeira colocação de forma unânime.

Shvets Anna pexels

De acordo com a instituição francesa, quase 8 milhões de pessoas visitaram o museu em 2022!

Shvets Anna pexels

Embora o número tenha caído 20% em relação aos 9,6 milhões de visitantes em 2019, devido aos efeitos da pandemia, ainda assim representa um aumento de 173% em relação a 2021.

wikimedia commons DiscoA340

Em comparação ao segundo lugar, os Museus do Vaticano (foto), que registraram cerca de 5 milhões de visitantes, o Louvre recebeu 2,5 milhões a mais de pessoas. O terceiro lugar foi ocupado pelo Museu Britânico, em Londres, com pouco mais de 4 milhões de visitantes.

Angel Chavez por Pixabay

O Museu do Louvre é uma das instituições culturais mais renomadas do mundo. Localizado em Paris, na França, o museu ocupa um antigo palácio real e exibe uma vasta coleção de obras de arte e artefatos históricos.

Alexandria por Pixabay

Com mais de 38 mil objetos em exposição, o Museu do Louvre abrange desde artefatos antigos do Egito e da Mesopotâmia até obras-primas da arte europeia, como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e a Vênus de Milo.

wikimedia commons Akifukami

A “Vênus de Milo” representa a deusa do amor e da beleza e foi descoberta na ilha grega de Milos, em 1820. É uma das esculturas mais famosas do mundo.

Shawn Lipowski - Wikimédia

Entre as obras do Egito antigo, por exemplo, o museu abriga a famosa Esfinge de Tanis. É uma das maiores obras do Louvre e representa uma esfinge com a cabeça de um rei do Antigo Egito. A escultura foi originalmente encontrada no templo de Amun, em Tanis.

flickr Connie Ma

Outra obra importante é a “Vitória de Samotrácia”. Esta escultura de mármore representa a deusa grega da vitória e foi descoberta na ilha grega de Samotrácia, em 1863. É considerada uma das mais belas esculturas da Grécia antiga.

wikimedia commons Shonagon

O “Casamento em Caná” é uma pintura de Paolo Veronese e representa o casamento bíblico em que Jesus realizou seu primeiro milagre transformando água em vinho.

domínio público

“A Liberdade Guiando o Povo” é uma pintura de Eugène Delacroix que representa a personificação da liberdade liderando o povo francês durante a Revolução de 1830. A obra é considerada uma das mais importantes da arte francesa e um símbolo da liberdade e da democracia.

domínio público

Além disso, o museu também possui uma vasta coleção de arte islâmica, asiática e africana.

wikimedia commons CherryX

O Museu do Louvre foi fundado em 1793 e já foi o palácio real dos reis franceses, antes de se tornar um museu público.

wikimedia commons Jebulon

Durante a Revolução Francesa, o museu foi aberto ao público para exibir as obras confiscadas da nobreza.

wikimedia commons Rutger van der Maar

A arquitetura do edifício é impressionante, com sua famosa Pirâmide de Vidro, construída em 1989, adicionando um elemento moderno ao entorno.

Imagem de Edi Nugraha por Pixabay

Com uma média de mais de 9 milhões de visitantes por ano, o Museu do Louvre não só é um destino turístico popular, mas também é um importante centro de pesquisa e educação para estudiosos e estudantes de arte de todo o mundo.

Pexels por Pixabay

Um dos maiores museus do mundo, o Louvre tem uma área total de mais de 72.000 metros quadrados. Sua coleção é tão vasta que mesmo se você passasse apenas um minuto olhando para cada objeto em exposição, levaria mais de três meses para ver tudo!

Kelian Pfleger pexels

Se você planeja visitar o museu, é uma boa ideia planejar com antecedência quais obras você gostaria de ver e em quais departamentos elas estão localizadas.

Mehmet Turgut Kirkgoz pexels

Além das obras de arte em exposição, o Louvre também abriga um laboratório de restauração, onde conservadores trabalham para preservar e proteger as peças do museu.

wikimedia commons Commonists

Além das obras de arte em exposição, o Museu do Louvre também possui um extenso jardim, conhecido como Jardins de Tuileries, que é um lugar popular para caminhadas e piqueniques.

Larry RW Unsplash

O museu também é famoso por sua forte presença na cultura pop. Muitas cenas de filmes foram gravadas no local ao longo dos anos, incluindo 'O Código Da Vinci' (2006) e 'A Hora do Rush 3' (2007).

reprodução / o código da vinci