Singapura é uma cidade-estado localizada no sudeste da Ásia, na ponta sul da Península Malaia. Embora seja uma nação insular, Singapura também inclui algumas ilhas menores no seu território.
Colonizado pelo Império Britânico no século 18, Singapura hoje é um dos países mais densamente povoados do mundo, com uma população de mais de 5,7 milhões de pessoas.
É conhecida por ser uma das nações mais desenvolvidas e prósperas do mundo, com uma economia robusta, infraestrutura moderna e uma qualidade de vida elevada para seus cidadãos.
Devido a diferenças políticas e culturais, Singapura se separou da Malásia em 1965 e desde então se tornou uma nação independente. O primeiro primeiro-ministro foi Lee Kuan Yew, eleito em 1959, e o primeiro presidente do país foi Yusof bin Ishak, eleito em 1965.
Hoje, Singapura é uma potência econômica global, com um PIB per capita de mais de 60 mil dólares.
O país também é um centro financeiro, comercial e de transporte marítimo, além de ser um importante centro de inovação tecnológica e pesquisa.
Aos poucos, Singapura também foi se tornando um destino turístico popular, com atrações famosas como o Jardim Botânico de Singapura (foto), o Zoológico de Singapura e a Marina Bay Sands.
Antes de pensar em ir a Singapura, aqui vai uma curiosidade inusitada: é proibido mascar chiclete no país. Isso mesmo. A lei foi aprovada em 1992 para reduzir a sujeira nas ruas e nos transportes públicos.
A língua oficial de Singapura é o inglês, mas o malaio, o mandarim, o tâmil e o malaio indonésio também são falados. Já a moeda oficial é o dólar de Singapura.
A multiplicidade de idiomas falados faz com que placas multilingues estejam espalhadas pela cidade. Elas foram introduzidas ainda em 1966 e foram criadas para facilitar a comunicação entre as diferentes comunidades étnicas de Singapura.
Fundada em 1947, a Singapore Airlines é a companhia aérea nacional de Singapura. Ela é membro da Star Alliance e opera para mais de 90 destinos em 40 países na Ásia, Oriente Médio, Europa, América do Norte, África e Sudeste do Pacífico.
O Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura, chegou a ser eleito o melhor aeroporto do mundo pelo Skytrax por sete anos consecutivos, de 2013 a 2019.
O aeroporto é composto por quatro terminais, que são interligados por um sistema de metrô. Cada terminal tem sua própria identidade e oferece uma variedade de lojas, restaurantes e atrações.
Para se ter uma ideia, o Aeroporto Internacional de Changi oferece vários serviços de luxo e locais diferenciados, como restaurantes do mundo inteiro, piscinas e spa. Tem até museus, jardins e árvores!
Nada é tão esplendoroso em Singapura que não pode ser um pouco mais: que tal uma cascata de água no meio do aeroporto?
Outro local badalado em Singapura é o Marina Bay Sands, um complexo de entretenimento e hotelaria composto por três torres de hotel de 55 andares.
O lugar é um luxo só e conta com um cassino, um shopping center, um museu, um teatro, um salão de exposições, um aquário, um planetário e uma piscina de borda infinita na cobertura.
Inaugurado em 2010, o Marina Bay Sands foi projetado pelo arquiteto israelense Moshe Safdie. O complexo foi construído a um custo de US$ 8 bilhões e é considerado o edifício mais caro do mundo.
O lugar ainda conta com um lago artificial e uma loja gigantesca da Louis Vuitton.
Nas celebrações de Ano Novo, Singapura atrai visitantes do mundo inteiro para assistir a queima de fogos.
Um dos eventos mais populares da festa de ano novo em Singapura é a contagem regressiva da Marina Bay. Este evento acontece em frente ao Marina Bay Sands.
As comemorações do Ano Novo Chinês duram 15 dias. Ao longo desse período, as pessoas se reúnem com suas famílias e amigos para um jantar especial, composto de pratos tradicionais chineses, como dumplings, peixe e frango.
O que não falta em Singapura é atração. O Singapore Flyer, por exemplo, foi inaugurada em 2008 e é a maior roda-gigante da Ásia, com 165 metros de altura.
A atração conta com 28 cápsulas, cada uma com capacidade para 28 passageiros. O passeio dura aproximadamente 30 minutos e proporciona uma vista de 360 graus da cidade.
Desde 2008, Singapura recebe o Grande Prêmio de Singapura, da Fórmula 1, que acontece aos arredores da Marina Bay. É a primeira corrida noturna da história da modalidade.
Por fim, não dá para falar de Singapura sem mencionar o impressionante Templo da Relíquia do Dente de Buda. O monumento foi construído em 2007 e é um dos principais destinos turísticos do país.