E a Apple informou que incluiu um modem da Qualcomm que garante até 24% mais velocidade em conexões 5G;
São versões mais básicas ( iPhone 15 Plus e iPhone 15) e duas premium (iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max).
A expectativa é de que o iPhone 15 comece a ser vendido no Brasil em outubro, segundo operadoras de telefonia móvel. Já nos EUA, o modelo deve chegar em 22 de setembro.
Conforme exigência da União Europeia, a Apple vai mudar o sistema de carregamento de todos os novos modelos com o uso do chamado USB-C, utilizado hoje nos modelos da Samsung e Xiaomi. Vai substituir o atual cabo Lightning.
Todos os modelos terão a chamada Dynamic Island. A Dynamic Island é um recorte mínimo na parte superior da tela, em formato de pílula.
Os tamanhos vão seguir o padrão do ano passado: 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB. A versão Pro Max pode ter capacidade de armazenamento interno de até 2 TB (terabyte).
Os modelos Pro e Pro Max terão mais espaço de tela. O tamanho da borda ao redor do display será reduzido de 2,2 milímetros para 1,5 milímetro. Os tamanhos devem variar de 6,1 polegadas a 6,7 polegadas.
Sobre as cores, além de preto, branco, prata e azul, deve haver opção em verde, laranja e rosa.
Lojas estão fazendo descontos de até 40% nos modelos anteriores. No fim de julho, a Apple anunciou uma parceria com a operadora de celular TIM, para vender iPhones com até 50% de desconto nos modelos mais recentes da empresa, como iPhone 13 e 14. Uma opção para quem não faz questão do mais novo.
O preço do iPhone 14, de 128GB de memória, por exemplo, tem um desconto de 47,4%. No caso do iPhone 13, de 128GB, a redução combinada é de 46,2%.
O valor promocional dura três meses e os planos pós-pagos incluem serviços como Apple Music, TV e iCloud e Arcade sem custo extra.
O primeiro iPhone foi revelado por Steve Jobs em 9 de janeiro de 2007 e combinava telefone, iPod e acesso à internet em um único aparelho. “Hoje, a Apple vai reinventar o telefone”, disse o cofundador da empresa
O modelo contava com uma tela de 3,5 polegadas, uma câmera de 2 megapixels e 16 GB de armazenamento interno. Nessa época, o dispositivo ainda não suportava aplicativos de terceiros, sendo limitado apenas às funcionalidades pré-instaladas pela própria Apple.
O primeiro iPhone introduziu um teclado digital touch screen, rompendo a lógica dos teclados físicos dos celulares anteriores e impulsionando uma nova tendência no design de telefones. Desde o lançamento a Apple vendeu 2,32 bilhões de aparelhos.
A primeira versão do Iphone a chegar no Brasil foi o 3G, que começou a ser vendido por aqui apenas em 2008. A primeira versão do aparelho não permitia que se instalasse aplicativos, ele vinha com seus 16 aplicativos que não podiam ser excluídos e, apesar disso, impressionou com suas novas funcionalidades.
Em termos de design, o iPhone recebeu três grandes transformações desde o seu lançamento. A primeira foi com o iPhone 4, que trazia um novo design com bordas retas e uma estrutura de aço inoxidável, uma tela Retina de alta resolução, uma câmera frontal para chamadas de vídeo FaceTime e melhorias significativas na qualidade da câmera traseira.
O iPhone 5 foi lançado em 21 de setembro de 2012. Ele trouxe um design mais fino e leve, uma tela ligeiramente maior, conectividade 4G LTE mais rápida e o conector Lightning, substituindo o antigo conector de 30 pinos.
Em setembro de 2013, a Apple lançou o iPhone 5c como uma alternativa mais acessível ao iPhone 5s. O iPhone 5c apresentava uma carcaça de plástico colorida e estava disponível em várias opções de cores. Ele tinha muitas das especificações do iPhone 5, mas com algumas melhorias internas.
No ano de 2014, ocorreu o lançamento do iPhone 6 com uma tela maior de 4,7 polegadas, e também o iPhone 6 Plus, com uma tela ainda maior de 5,5 polegadas, atendendo à demanda por smartphones com telas grandes. O iPhone 6 se tornou o celular mais vendido da história
Em 2016, a Apple lançou o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. O modelo trouxe alguns avanços como resistência à água, um novo botão de início sólido e uma configuração de câmera dupla, oferecendo recursos avançados de fotografia, como o modo retrato.
O iPhone 8 apresentou melhorias no design em relação aos modelos anteriores, com uma parte traseira de vidro para suportar o carregamento sem fio.
A Apple não lançou o iPhone 9, porque no ano seguinte ao iPhone 8 o smartphone comemorou 10 anos de existência, e lançaram o IPhone X (10 em numeração romana).
O iPhone X (pronuncia-se 'iPhone Ten') foi o primeiro a apresentar uma tela OLED e o botão de início foi removido, dando lugar a uma tela quase sem bordas com reconhecimento facial avançado, conhecido como Face ID, para desbloqueio e autenticação.
O iPhone 11 foi lançado em setembro de 2019 e trouxe atualizações significativas nas câmeras, desempenho e vida útil da bateria.
O iPhone 12 foi lançado em outubro de 2020, com design quadrado que lembrava alguns dos primeiros iPhones. O 12 Pro Max tinha tela maior de 6,7 polegadas, tornando-se o maior iPhone já produzido até então. O 12 tem causado polêmica na Europa (veja em outra galeria do FLIPAR).
A partir desse modelo, em 2020, a empresa deixou de fornecer o carregador sob a justificativa de que seria uma medida sustentável.
Desde o iPhone 13, além de vir sem o carregador, o dispositivo também deixou de vir sem os fones de ouvido. O iPhone 13 mantém um design semelhante ao iPhone 12, e possui tecnologia avançada de estabilização óptica de imagem para imagens e vídeos mais nítidos e estáveis.
O iPhone 14 é um dos telefones mais finos que existem. É o modelo mais recente da companhia, com 3 câmeras e bateria de até 20h de autonomia. O primeiro iPhone possuía 1,16 cm de espessura. De lá para cá, cada modelo novo foi ficando mais fino, tanto que o iPhone 14 possui apenas 7,8 mm.
Recentemente, um iPhone da primeira edição, lançado em 2007, foi vendido ainda lacrado em leilão por mais de 190 mil dólares, cerca de 915 mil reais.
Dados de um levantamento da empresa especializada em análise de mercado Counterpoint Research apontaram que oito dos 10 smartphones mais vendidos no mundo durante o ano de 2022 foram da Apple.
Segundo números da própria empresa, a cada segundo são vendidos, em média, nove iPhones ao redor do mundo.