E, além de ponto turístico, o monumento cumpre uma função social, se iluminando de diferentes cores para transmitir mensagens e participar de campanhas em defesa de causas importantes.
Em maio de 2023, o Cristo Redentor ficou 'preto' durante uma hora em homenagem e solidariedade ao jogador de futebol Vini Jr, vítima de racismo na Espanha. As luzes do monumento ficaram apagadas por uma hora, em repúdio do Santuário aos ataques racistas.
O jogador se manifestou nas redes sociais em agradecimento e disse que o Cristo Redentor, 'preto e imponente' o emocionou. Para ver detalhes do caso de racismo contra Vini Jr, copie e cole este link do FLIPAR: https://www.flipar.com.br/esporte/mais-uma-vez-vinicius-jr-e-vitima-de-racismo-na-espanha/
Em setembro, luz rosa para o Dia Mundial de Conscientização sobre o Mal de Alzheimer. Mesma cor da Luta Contra o Lúpus e da campanha pelo Teste do Pezinho,
De vermelho, cor predominante em saúde, alerta no Dia Internacional de Luta Contra a Aids.
De lilás, homenagem às Vítimas da Covid-19 com os dizeres 'Não existe ninguém de quem alguém não sentirá falta'
O Cristo Redentor também se ilumina para eventos esportivos. Em agosto de 2022, ficou verde e amarelo, marcando os 100 dias para a Copa do Mundo do Qatar.
A realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016 mereceu uma ilustração da paisagem da cidade refletida na estátua. Curiosamente, a paisagem mostrada é a que se vê quando se está no Corcovado.
Aqui, o início da contagem regressiva de 100 dias para as Olimpíadas de Tóquio em 2020.
Os 28 anos da morte de Ayrton Senna foram lembrados com as cores da bandeira do Brasil. E um capacete decorou o Santuário,.
Grandes celebrações de datas festivas também são lembradas. Aqui, Cristo ganha padronagem natalina e deseja a todos um Feliz Natal!
O Cristo Redentor é 'moderno', com campanhas sobre internet. Aqui, um colorido no Dia Internacional do Lixo Eletrônico.
Profissionais que prestam serviços aos cidadãos são sempre lembrados. Aqui, uma homenagem aos médicos. 'Vestiu' jaleco, com estetoscópio nos ombros, e agradeceu (em diversos idiomas): Obrigado, Thanks, Gracias, etc.
O laranja marcou a homenagem aos garis. Esta é a cor do uniforme dos profissionais que coletam lixo no Rio de Janeiro.
Aqui, uma saudação pelo Dia do Soldado. Verde como a cor da Força Armada. A mesma cor homenageou também a Defensoria Pública, órgão que presta serviços de advogado de graça.
No Dia da Praticagem, uma saudação aos condutores de embarcações - atividade importante para a economia.
O Cristo Redentor também é um bom 'diplomata' . Celebra aniversários de cidades e países amigos. O azul exaltou o município de Itaperuna, no noroeste fluminense, e a Suécia.
O Paraguai foi lembrado com vermelho e azul, em honra à padroeira, Virgem do Cacaupê.
E o Cristo também tem importância em campanhas de combate a crimes. A cor amarela alertou para a violência sexual contra crianças e adolescentes.
O vermelho marcou o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
O azul celebrou o aniversário da Lei Maria da Penha, que pune a violência contra as mulheres.
O verde exaltou o Dia Mundial do Meio Ambiente, pedindo respeito à natureza, contra o desmatamento.
O amarelo deu o tom da Campanha Brasileira de Prevenção do Suicídio.
E, pra fechar, o Cristo de vermelho e azul numa campanha do Dia Mundial do Sono. Muita calma - e muita fé - nessa hora.