Notícias

Estarrecedor: Raio atinge mulher em cheio, ricocheteia e cai sobre homem


Por Flipar
Felix MIttermeier pixabay

Foi na praia de Aquila, em Michoacán, um dos 31 estados do país apelidado de 'Alma do México'.

Template:Wtu wikimedia commons

Um turista gravava imagens da praia que mostravam, entre outras pessoas, uma mulher caminhando na areia. Ela é a primeira da imagem ao lado.

Reprodução de vídeo redes sociais

De repente, um raio atinge a mulher em cheio, sem a menor chance de fuga.

Reprodução de vídeo redes sociais

O clarão gigantesco que se formou é aterrorizante. E logo em seguida, o raio iria ricochetear e acertar o homem que estava mais perto da mulher (o primeiro nessa imagem).

Reprodução de vídeo redes sociais

O raio o atingiu também diretamente, o jogando ao chão. No vídeo que circula pela internet ouvem-se muitos gritos.

Reprodução de vídeo redes sociais

Foi tudo muito rápido. A prefeitura de Aquila divulgou que Elvia de Jesus, turista de 33 anos, morreu na hora. Já Félix, um vendedor ambulante, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.

antonio_vazquez4 wikimedia commons

Também em setembro, no dia 9, um raio destruiu a estátua do Cristo Pescador, de 33 m de altura, localizada na comunidade de La Concordia, no estado de Chiapas, no México.

(Foto: Twitter/david_ordaz/Reprodução)

O monumento, no alto do Cerro El Raspado, era uma atração turística que recebia visitantes de várias partes do mundo. Mas pegou fogo ao ser atingido pelo raio.

(Foto: Twitter/david_ordaz/Reprodução)

Na Inglaterra, um raio também causou destruição. Ele atingiu diretamente a chaminé de uma casa em Oxfordshire. Câmera de uma casa vizinho registrou o momento.

Reprodução redes sociais

Por sorte, não havia ninguém em casa na hora. O raio explodiu a chaminé e queimou os sistemas elétricos da casa.

Reprodução redes sociais

As descargas elétricas dos raios são tão fortes que podem causar destruição e fazer até mesmo várias vítimas ao mesmo tempo.

Glenn Abelson Unsplash

No Brasil, um temporal em Vilhena, município de Rondônia, causou a morte de 17 bois de uma só vez, numa fazenda.

Reprodução Rede Amazônica Rondônia

No dia 7/2, um homem morreu atingido por um raio em Saquarema, na Região dos Lagos do RJ, durante um temporal.

Reprodução de TV

Recentemente, o lavrador José dos Reis, de 41anos, também morreu após ser atingido por um raio no povoado Centro da Floresta, na zona rural de Colinas, município localizado a 437 km de São Luís, no Maranhão.

Reprodução de video

Em certos dias, o número de raios é inacreditável. No dia 11/1/2023, por exemplo, o Brasil foi atingido por 740.195 raios. Só no Mato Grosso do Sul foram 170.930 raios! Em seguida, Minas Gerais, com 137.604 raios, e Tocantins com 80.486 raios.

Ghulamrasool Unsplash

Uma temporada de raios chama atenção e acende o alerta para os cuidados com a prevenção de acidentes. Recentemente, o fotógrafo Fernando Braga flagrou um raio caindo na cabeça do Cristo Redentor, no Corcovado (Rio de Janeiro). A imagem viralizou nas redes sociais e ele disse que fez mais de 500 tentativas antes de conseguir o flagrante.

Reprodução redes sociais/ Fernando Braga

O Brasil registra, a cada ano, 110 mortes causadas por raios. A maioria das vítimas estava em condições adversas, em meio à tempestade.

AbelEscobar pixabay

O Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo, registrando, em média, 70 milhões de descargas por ano, segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

John R.Southern wikimedia commons

As descargas elétricas se formam em nuvens bem encorpadas chamadas cumulonimbus. Elas são formadas pela ação de ventos que ganham massa e volume. Elas ficam bem encorpadas no topo e propiciam tempestades com raios.

DerTobiSturmjagd pixabay

O Amazonas é atingido por raios com frequência. O desmatamento na Amazônia, a elevação da temperatura e o fenômeno La Niña se unem ao fato de que o Brasil é a maior área tropical do planeta com verão quente e úmido. Combinação perfeita para a formação de tempestades.

Timothy Kirkpatrick wikimedia commons

O Piauí é um dos estados mais atingidos. No dia 3/2 deste ano de 2023, a capital Teresina foi alvo de 8.538 raios! Em 2022, o estado já havia registrado um aumento de 52,49% no número de raios que caíram no solo, segundo o ClimaTempo.

Fabiano, Lico SP - Wikimédia Commons

Foi no Piauí que o árbitro Valdinar Rodrigues de Jesus (à esquerda na foto), 49 anos, morreu em 12/3/2022, atingido por um raio quando apitava uma partida de futebol na zona rural de Capitão de Campos. O jogo valia pela Copa Jatobá e chovia muito forte.

Reprodução / Associação de Árbitros Amadores Heróis do Jenipapo

Um levantamento feito pelo Inpe - o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - em 2020 apontou que, neste século XXI, mais de 2 mil pessoas morreram atingidas por raios no Brasil. É o sétimo país no ranking mundial.

Schaferle2 pixabay

33% das vítimas estavam em área rural descampada, a maioria trabalhando na lavoura. 21% estavam em casa! Alguns encostados em janelas ou portas; outros ao telefone; ou perto de aparelhos conectados à energia elétrica.

Nordseher pixabay

9% estavam embaixo de árvores, tentando se proteger da chuva ou colhendo frutos; ou caminhando em área arborizada, como praças ou jardins. 9% estavam perto de áreas com água: praias, calçadões à beira-mar, lagoas, rios, cachoeiras, piscinas

Bidgee wikimedia commons

A corrente do raio pode causar queimaduras e outros danos ao corpo. A maioria das pessoas que morrem atingidas por raio tem parada cardíaca e respiratória.

El Caballero wikimedia commons

Em fevereiro de 2022, um novo recorde foi anunciado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Um raio de 768 km cortou o céu dos Estados Unidos, passando pelo Texas, Luisiana e Mississippi. Antes disso, o Brasil era detentor do título de maior raio já registrado: 709 km, em 2018.

aiacPL pixabay

A OMM também divulgou qual o raio de maior duração: 17,1 segundos, ligando o norte da Argentina ao Uruguai, em 2020.

Boby Dimitrov wikimedia commons

A probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio, de acordo com o INPE, é de 1 em 1 milhão. Mas se a pessoa estiver com condições adversas, como numa área descampada, o risco passa a ser de 1 em 1.000.

Géder Abrahão - Wikimédia Commons

Por isso, em caso de tempestade, não fique em áreas abertas, muito menos perto de água, plantas ou objetos conectados à eletricidade. Ninguém morreu dentro de um veículo fechado. Essa é considerada uma das melhores formas de proteção durante tempestades.

eyeoncimages pixabay