Notícias

Produtos mais caros e embalagens reduzidas é abusivo? Entenda!


Por Flipar
Walter Campanato Agência Brasil

A reduflação – como é chamado esse fenômeno – acontece quando as mercadorias nas prateleiras mantêm seus preços ou até mesmo ficam mais caras, mesmo quando os fabricantes diminuem o tamanho dos produtos.

pixabay

A prática não é novidade no Brasil e já acontece há algum tempo. Muita gente já reclamou da prática nas redes sociais…

reprodução rede social

Uma pesquisa, feita pela empresa de consultoria Horus em parceria com o g1, examinou as 30 principais categorias de produtos que os consumidores costumam comprar.

reprodução redes sociais

Comparando o período de janeiro a agosto do ano anterior, o sabão em pó foi o produto mais afetado pela redução de quantidade com aumento de preço nos supermercados.

Divulgação

Durante esse tempo, o tamanho do produto diminuiu quase 10%, de cerca de 1,1 kg para 1 kg, enquanto o preço aumentou de R$ 15,31 para R$ 19,18, em média.

divulgação

O chocolate ficou em segundo lugar na lista dos produtos mais afetados.

divulgação nestlé

Na mesma comparação, o tamanho do chocolate caiu de 167,6 gramas para 143,7 gramas, ao mesmo tempo em que o preço subiu de R$ 15,85 para R$ 16,78.

reprodução reddit.com

Além do sabão em pó e do chocolate, biscoitos, molho de tomate, sabonete e sucos de caixa também sofreram deflação no mesmo período. Mas por que isso acontece?

reprodução tv globo

De acordo com especialistas, as empresas têm duas razões principais para adotar a redução de quantidade com aumento de preço. Uma é o possível aumento nos custos de transporte devido ao aumento dos combustíveis.

Rovena Rosa / Agencia Brasil

Segundo o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ulysses Reis, as empresas precisam buscar maneiras de diminuir o impacto dos aumentos nos preços dos combustíveis.

reprodução tv globo

Isso ocorre porque, à medida que o combustível fica mais caro, as empresas precisam destinar mais dinheiro para transportar seus produtos, o que diminui seus lucros.

Kari Halsted - Flickr

Por exemplo, se há um ano uma empresa gastava R$ 1.000 nesse processo, agora ela precisa gastar cerca de R$ 1.205, o que é aproximadamente 21% a mais.

lifeforstock freepik

Para enfrentar essa situação, as empresas costumam resolver o problema aumentando os preços dos produtos para compensar esses custos adicionais, de acordo com o especialista.

reprodução de TV

Já o segundo motivo que explica a reduflação tem a ver com a sazonalidade. Segundo o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Josilmar Cordenonssi, as condições climáticas podem influenciar a produção de muitos produtos.

DerTobiSturmjagd pixabay

As plantações de trigo no Rio Grande do Sul tiveram sua capacidade de produção reduzida devido às tempestades ocorridas no início de setembro, por exemplo.

minka pixabay

Dado que esta região é responsável por cerca de 90% da produção de trigo no Brasil, isso pode causar prejuízos para as empresas de biscoitos – item que consta na lista de produtos que sofreram reduflação em 2023.

reprodução de TV

De acordo com especialistas, a estratégia da redução de quantidade com aumento de preço é uma “saída fácil” para as empresas.

reprodução tv globo

Os consumidores que se sentirem prejudicados pela redução de quantidade com aumento de preço devem procurar o Procon equivalente à sua cidade.

Divulgação Procon RJ

De acordo com as leis brasileiras, as empresas têm a obrigação de informar se houve alterações na quantidade de um produto.

rawpixel por freepik

Por exemplo, em 11 de setembro, o supermercado Carrefour anunciou que colocaria adesivos nos produtos que sofreram redução de quantidade em suas lojas na França. A empresa não se pronunciou informando se a prática será replicada no Brasil.

Reprodução

No Brasil, a portaria nº 392/2021 do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil estabelece regras para informar ao consumidor sobre mudanças na quantidade de produtos embalados.

Youtube Canal SBT no Interior

Algumas obrigatoriedades são: uso de letras maiúsculas, uso de negrito e uso de cores que contrastem com o fundo.

reprodução g1

O professor da FGV também observa que a reduflação não se limita apenas a diminuir o tamanho dos produtos. “As empresas mudarem os itens de fabricação, como o chocolate ser feito achocolatado, ou trocarem o leite por produtos lácteos também se encaixa nessa situação”, relata.

reprodução redes sociais

“O efeito só vai mudar quando o consumidor perceber esse truque. Enquanto isso não acontecer, o cliente continuará sendo enganado”, disse Josilmar Cordenonssi, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Tânia Rego Agência Brasil