Segundo uma regra do exame, a distância entre a casa do aluno e o endereço de onde ele vai fazer a prova não pode passar de 30 quilômetros. Mas essa determinação não foi considerada para muitos candidatos.
Muitas reclamações foram feitas nas redes sociais, desde que os locais das provas começaram a ser divulgados, por conta desse problema. Existem casos em que a distância chega a mais de 200km!
Após as reclamações, o Inep divulgou que estes casos terão uma regra diferente: estudantes prejudicados poderão fazer a prova de reaplicação, marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. Cerca de 50 mil alunos atendem esse critério, segundo o instituto.
Para participar da reaplicação, estudantes terão um canal específico na Página do Participante.
Sobre o Enem, a preparação começa muito antes do dia do exame. Além da elaboração do plano de estudo, os estudantes devem ficar atentos a outros assuntos: data, horário e documentação.
O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 tem datas definidas. Como acontece desde 2017, o exame será realizado em dois domingos consecutivos.
Em 2023, as provas vão acontecer nos dias 5 e 12 de novembro.
No dia 5 de novembro, os estudantes vão responder às questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação.
No dia 12, por sua vez, o candidato terá as questões de Ciências da Natureza e Matemática.
Um ponto fundamental é o horário da prova. O estudante pode se programar, pois essa informação também está definida.
Coloca na agenda: nos dois dias (5 a 12), a abertura dos portões será 12h e o fechamento às 13h (pelo horário de Brasília).
O início da prova está previsto para 13h30 nos dois dias.
Há mudança no término: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h.
Já no dia 12 de novembro, o exame tem que ser respondido até 18h30.
Como será o Enem? O exame será composto por quatro provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Somados a isso, ainda há a redação, com o máximo de 30 linhas. É necessária uma estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.
O que levar no dia da prova? É obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Documento de identificação válido, físico ou digital.
É aconselhável também levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame.
Os documentos de identificação válidos: identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes, que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.
Neste ano, os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital são válidos para identificação do estudante.
Importante: capturas de telas não serão aceitas.
O Cartão de Confirmação de Inscrição é disponibilizado algumas semanas antes da prova. O documento tem informações importantes como: número da inscrição, data, hora e local das provas, atendimento especializado, opção pelo Enem impresso e Enem Digital e opção de língua estrangeira.
O que não é permitido levar? Antes de entrar na sala, o estudante recebe um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos.
O envelope deve ficar embaixo da carteira, com os aparelhos eletrônicos desligados.
O estudante será eliminado se estiver no local de prova com: óculos escuros, boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógio de qualquer tipo, fones de ouvido e quaisquer dispositivos eletrônicos.
É proibido bebidas alcoólicas, drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco no local de provas.