Tudo começou quando Kamila resolveu acompanhar uma amiga em uma aula de spinning, meses após dar a luz a sua filha.
Antes da gestação, a influencer costumava praticar exercícios diariamente, e recentemente chegou a se exercitar jogando tênis e vôlei.
Mas a aula de spinning foi desgastante para ela. Segundo Kamila, a aula 'foi muito intensa, mesmo avisando que era iniciante. Teve flexão e levantamento de peso na bicicleta', contou ela, que também disse ter saído do lugar carregada após cair.
Foi então que Kamila começou a sentir dores e correu para um pronto-socorro após fazer xixi preto. Lá, ela foi internada por uma semana na UTI.
Segundo os médicos, Kamila teve uma lesão grave no quadríceps, músculo da parte superior da coxa, que levou a uma doença chamada rabdomiólise.
'Tive que ficar sem me mexer por 30 dias para evitar o desgaste dos músculos e que eles liberassem mais enzimas no meu sangue. Ainda sinto minhas pernas muito fracas, tenho dificuldade para fazer esforço e vou ter que passar por fisioterapia', disse ela, em entrevista ao G1.
Após a internação e o susto vivido, Kamila vai voltando aos pouco para a sua rotina, mas ainda sente as consequências da rabdomiólise.
'Fiz minha primeira caminhada na semana passada. Minha coxa ainda está bem inchada e preciso fazer exames periódicos para garantir que meus órgãos estão saudáveis', explicou.
Kamila resolveu contar o seu drama nas redes sociais para alertar as pessoas da doença silenciosa. Em vídeo que já bateu milhões de visualizações, a influencer reforça a importância de respeitar os limites do corpo.
'O discurso dessas aulas é de ultrapassar os limites, de insistir. E se você não insistir, você está errado. O que é totalmente ao contrário do que precisa ser feito, que é respeitar o corpo e não se expor ao risco que eu passei. Poderia ter morrido e não quero que as pessoas passem por isso.'
Mas afinal, o que é rabdomiólise? É uma condição médica grave em que as fibras musculares se quebram e liberam substâncias intracelulares na corrente sanguínea.
Na condição das células musculares se romperem, uma proteína chamada mioglobina é liberada, e pode danificar os rins se em grande quantidade.
Lesões musculares graves, esmagamento muscular, exercício extremo, trauma, reações adversas a medicamentos ou condições médicas subjacentes podem ser algumas causas desta doença.
Os sintomas podem incluir fraqueza muscular, dor intensa, urina escura, náuseas, vômitos e, em casos extremos, insuficiência renal.
Por isso, os especialistas alertam: caso você seja sedentário, não tenha uma rotina de atividades físicas, o ideal é não forçar a barra. Buscar ajuda de um profissional para ter acompanhamento.
O tratamento da rabdomiólise envolve a identificação, hidratação intravenosa para proteger os rins e, em casos mais graves, pode ser necessária diálise.