Steven Seagal é mestre de aikido, faixa preta de sétimo grau, e está radicado como instrutor na Rússia desde 2018.
Seagal fez grande sucesso com filmes policiais em Hollywood nos anos 1990, mas anda sumido de grandes produções, dedicando-se às artes marciais.
Por ser próximo do presidente da Rússia Vladimir Putin, em plena era de guerra contra a Ucrânia, Seagal atrai a antipatia de muita gente.
Mas há quem não goste dele há mais tempo. Recentemente, o ator John Leguizamo disse que Seagal é um "humano horrível". A rixa entre eles começou em 1996 quando contracenaram no filme "Momento Crítico".
Nascido em Lansing, capital do estado de Michigan, em 10 de abril de 1952, Seagal vive longe dos holofotes que o acompanhavam no auge da carreira.
Próximo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ele recebeu cidadania russa, por decreto, em 2016.
Por isso, em 2017, cinco anos antes da atual guerra, o ator já era proibido de entrar na Ucrânia, por ser considerado uma ameaça para o país
Em abril de 2022, ao fazer 70 anos, o ator reforçou seu apoio a Putin, que ele chama de "grande líder mundial". E jantou com dois jornalistas russos que estavam na lista de sanções da União Europeia em resposta à invasão da Rússia na Ucrânia.
Steven, embora muitos não saibam, tem antecedentes na área militar. Ele possuiu uma empresa de segurança no Japão, em que treinava agentes para a segurança de autoridades.
O avô paterno de Seagal era imigrante judeu que foi da Rússia para os EUA. E a mãe do ator tinha ascendência irlandesa.
Ainda adolescente, ele viveu no Japão porque queria aprender artes marciais. E demonstrou grande aptidão. Tornou-se mestre em aikido. E após se formar na modalidade, foi um dos maiores divulgadores da luta no Ocidente.
Steven Seagal foi professor de grandes lutadores de MMA, como Anderson Silva (foto) e Lyoto Machida.
O estilo de luta de Steven - com alguns movimentos lentos, mas de extrema eficácia - motivou o seu apelido de "La Tortuga" (A Tartaruga) na América Latina.
Steven voltou para os Estados Unidos em 1980, após o período de dedicação às artes marciais no Japão. Ele também é faixa preta em judô, kung-fu, kendo, karate, krav maga e muay thai.
A primeira ligação de Steven com o cinema foi justamente por causa de sua formação em artes marciais. Ele foi coordenador das cenas de ação de "007 Nunca Mais Outra Vez" (foto), estrelado por Sean Connery, em 1983.
Em 1988, ele atuou pela primeira vez no telão, já como protagonista, com o papel-título de "Nico Acima da Lei", que ele também produziu e roteirizou.
Deu certo. O público gostou do estilo de Steven Seagal e ele tornou-se popular pela atuação em filmes policiais, com muita ação.
Seu segundo filme - "Difícil de Matar" - fez grande sucesso e até hoje é exibido na televisão. Numa história de vingança, Steven contracenou com a esposa, a atriz Kelly LeBrock.
Steven e Kelly viveram juntos entre 1987 e 1996. Ela foi a terceira esposa de Steven e a única que era atriz.
Steven só voltaria a se casar em 2009. E está até hoje com a mulher, a dançarina Erdenetuya Seagal.
O casal tem um filho, Kunzang, nascido nos Estados Unidos em 17 de setembro de 2009.
A dedicação de Steven às artes marciais nunca mudou. Tanto que, mesmo tendo sucesso no cinema, ele manteve a atividade de instrutor.
Em 2015, viajou à Sérvia, onde ensinou Aikido para integrantes das forças especiais da polícia do país.
O sucesso de público no cinema nunca coincidiu com o aplauso da crítica. Pelo contrário. Steven é tido com canastrão e os prêmios pelos quais concorreu foram por "pior ator" (várias indicações ao Framboesa de Ouro).
Ele também ganhou o Framboesa de Ouro como Pior Diretor, em 1995, por "Em Terreno Selvagem"
Mas isso nunca o impediu de emplacar mais e mais filmes, atraindo fãs do seu estilo durão e vingativo. Só que, nos bastidores, Steven tornou-se difícil de aturar, considerado arrogante e cheio de caprichos.
O temperamento difícil e a relação estreita com a Rússia o afastaram do cinema de Hollywood. Morando em Moscou, na Rússia, ele passou a trabalhar com moedas digitais, as criptomoedas.
Em 2020, teve que pagar 314 mil dólares de multa à comissão de valores norte-americana por não divulgar que recebeu dinheiro para promover a Bitcoiin2Gen, empresa que lançou a moeda bitcoiin (com dois I - não confundir com a famosa bitcoin).
Na época, Seagal recebeu US$ 250 mil em dinheiro e US$ 750 mil em bitcoiin em troca de participação na publicidade da marca. Ele infringiu a lei que exige o aviso sobre esse tipo de negócio.
Steven Seagal também é músico. Mas lançou apenas dois álbuns: "Songs from the Crystal Cave", em 2005, e "Mojo Priest", em 2006.
O filme mais recente de Seagal foi "Beyond the Law", em 2019, que quase ninguém conhece.
Os tempos de sucesso ficaram para trás. O que você acha dessa história?