Dica número 1: Respirar melhor
Muitas vezes respiramos de forma errada, sem a frequência adequada, e isso pode atrapalhar o funcionamento do nosso corpo, causando uma agitação que acaba sendo nociva.
Dica número 2: Pensar positivo
Deixar os pensamentos negativos de lado e focar em aspectos bons daquilo que nos cerca são iniciativas que podem dar força e motivação ao longo do dia, ajudando a conter a ansiedade.
Dica número 3: Praticar exercício físico
Muitas vezes temos preguiça de colocar uma roupa esportiva e fazer uma caminhada, jogar bola ou levantar peso. Porém, a prática constante de exercícios físicos favorece a autoestima, afetando positivamente o corpo e a mente.
Dica número 4: Desabafe com algum parente ou amigo
Ter alguém próximo e confiável para expor frustrações, medos e receios é uma maneira prática de diminuir sua ansiedade. Dessa forma, você consegue encarar melhor o que incomoda e deixar sua mente mais leve.
Dica número 5: Leia um livro
O hábito da leitura é uma maneira saudável de tirar a pressão do dia a dia com obrigações profissionais ou pessoais. Além disso, você estimula a imaginação, aumenta sua bagagem cultural e melhora seu vocabulário.
Dica número 6: Organize suas ideias
Isso ajuda a direcionar a atenção para o que realmente é necessário. As opções para fazer esse planejamento são uma folha de papel, um caderno, um bloco de notas ou, atualmente, apps no celular.
Dica número 7: Faça terapia
Um psicólogo pode ajudar muito na maturidade mental e na solução de problemas internos do paciente. Até mesmo aquilo que não queremos contar para um amigo próximo pode ser exposto ao profissional, que tem a obrigação de sigilo.
Dica número 8: Tenha hobbies
Trabalho, trabalho e mais trabalho. Muitas vezes esquecemos que precisamos de diversão. O tempo livre deve ser usado com hobbies que proporcionam relaxamento.
Dica número 9: Faça meditação
A meditação é uma prática saudável e cada mais vez mais comum na nossa sociedade. Ela irá aumentar o seu poder de concentração e acalmar sua mente, além de diminuir o estresse e ajudar no alívio da dor física.
Dica número 10: Vá ao médico com regularidade
É comum esquecermos de ir ao médico por causa da falta de tempo. Porém, um especialista irá observar o paciente de maneira apopriada, indicar exames para o diagnóstico e apontar caminhos para uma melhor qualidade de vida.