O estudo é feito todo ano e é organizado pela Economist Intelligence Unit, que atribui notas de 0 a 100 para cada cidade avaliada, com base na média desses critérios.
Segundo uma parte do levantamento divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo, a capital argentina alcançou uma pontuação de 82,8 em 2023.
Para efeito de comparação, a média para a América Latina foi de 67,2 no mesmo período.
No Brasil, o estudo incluiu três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus (foto). Duas delas apareceram no top 10: Rio e São Paulo.
Manaus alcançou uma avaliação de apenas 62,5, abaixo da média nacional, e acabou ficando em 13º.
O estudo identificou que os principais desafios de Manaus estão relacionados à infraestrutura da cidade.
Já no caso da Argentina, o destaque positivo no estudo foi a área de educação, na qual recebeu uma pontuação máxima de 100.
O ponto mais fraco foi observado na categoria de estabilidade, que leva em conta a incidência de crimes menores, crimes violentos, terrorismo e ameaça de conflitos militares e civis.
Caracas, a capital da Venezuela, ficou em último lugar no ranking (19º), recebendo uma avaliação de 47 pontos.
Em todas as 5 categorias analisadas no estudo, Caracas fica abaixo da média da América Latina. As áreas que apresentam os maiores problemas são estabilidade e sistema de saúde.
A média das cidades na América Latina é superior às cidades no Oriente Médio e no Norte da África, que obtêm uma média de 61,4 pontos, e também às cidades na África Subsaariana, que possuem uma média de 53,8 pontos.
Já em comparação com outras regiões do mundo, a pontuação da América Latina ainda é relativamente baixa. Por exemplo, as cidades na Europa Ocidental têm uma média de 92,3 pontos, enquanto as cidades na América do Norte têm uma média de 90,6 pontos.
A média global para todas as regiões é de 76,2 pontos. Confira as outras nove cidades que ficaram no top 10!
10º) Assunção, Paraguai – 65,6 pontos
9º) Cidade do Panamá, Panamá - 68,6 pontos
8º) São Paulo, Brasil - 70 pontos
7º) Rio de Janeiro - 70,5 pontos
6º) San José, Costa Rica - 73,6 pontos
5º) Lima, Peru - 74 pontos
4º) San Juan, Porto Rico - 78,8 pontos
3º) Montevidéu, Uruguai - 80,4 pontos
2º) Santiago, Chile - 80,8 pontos