Notícias

Veja a retrospectiva do que os brasileiros mais pesquisaram em 2023


Por Flipar
Divulgação/Google

A Copa do Mundo Feminina de futebol, disputada entre julho e agosto, na Austrália e Nova Zelândia, foi o assunto mais pesquisado no Google no ano.

Storm machine/Wikimedia Commons

O torneio foi um fenômeno de popularidade em todo o mundo, com quebras de recordes de audiência de TVs pelo planeta e de público nos estádios. A Espanha foi campeã.

Wendy Harman/Wikimedia Commons

O caso do submersível Titan, desaparecido com cinco pessoas dentro, foi o segundo assunto mais pesquisado no Google em 2023.

Divulgação/OceanGate Expeditions

Produzido pela OceanGate, o submarino desapareceu em 18/6 na costa de St-John's, Newfoundland, no Canadá, durante missão turística na região do naufrágio do Titanic. Ele implodiu no fundo do oceano, matando os 5 a bordo.

divulgação oceangate

A sangrenta guerra entre as forças de defesa de Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza, foi o terceiro assunto mais procurado no site em 2023.

Ecrusized/Wikimedia Commons

Em 7 de outubro, o Hamas invadiu o sul de Israel matando e sequestrando pessoas. O exército israelense respondeu invadindo e ocupando territorialmente a Faixa de Gaza. O conflito já teve mais de 12 mil mortes de ambos os lados.

Reprodução/Al Jazeera

O eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023 foi o quarto assunto mais procurado do ano no Google.

Divulgação/Pexels

Um eclipse solar anular ocorre quando o diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, fazendo com que o Sol se pareça com um anel, bloqueando a maior parte da luz solar.

Anoop K R/Wikimedia Commons

O catastrófico terremoto na Turquia, em fevereiro, foi o quinto assunto mais procurado no Google em 2023.

VOA/wikimedia commons

Em 6 de fevereiro, um tremor de magnitude 5,6 na cidade de Yesilyurt, na Turquia, deixou mais de 46 mil mortes até 9 de março.

Mahmut Bozarslan (Voice of America) - wikimedia commons

A posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil pela terceira vez foi o sexto assunto mais procurado em 2023 no Google.

Reprodução/TV Globo

A volta do presidente ao Palácio do Planalto, 13 anos após encerrar seu 2º mandato, foi cercada de expectativa pelos seus eleitores.E de frustração dos oponentes, num país dividido em que Lula venceu Bolsonaro por margem apertada de votos: 50,83% contra 49,17%.

Reprodução/TV Globo

O calor excessivo no segundo semestre de 2023 no Brasil foi o sétimo assunto mais procurado no Google no ano.

Divulgação/Metsul

Quatro ondas de calor seguidas entre os meses de agosto e novembro, em decorrência das mudanças climáticas mundiais e do fenômeno El Niño, causaram diversos transtornos em todo o país.

Reprodução/TV Globo

A greve de Metrô em São Paulo foi o oitavo assunto mais procurado pelos brasileiros, em 2023, no Google.

Divulgação/Sintaema

A paralisação de funcionários do Metrô, CPTM e da Sabesp afetou a vida de milhões de paulistanos em 28 de novembro. Os transtornos foram tantos que muita gente recorreu à internet par se informar e planejar soluções de mobilidade.

Reprodução/TV Globo

A Reforma Tributária proposta no fim de 2023 foi o nono assunto mais procurado pelos brasileiros no Google no ano.

Reprodução/TV Globo

O Senado Federal aprovou, em 8 de novembro, em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária.

Reprodução/TV Globo

E a chamada Lua Azul foi o décimo assunto mais buscado pelos brasileiros no Google em 2023.

BlueHypercane761/Wikimedia Commons

Em 30 de agosto, a Lua Azul - que, na verdade, raramente ganha um tom azulado - chamou atenção. Trata-se da segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Esse tipo de fenômeno acontece em intervalo de 2 ou 3 anos.

Divulgação/Nasa