Filmes e Séries

De sapato a estátuas: equipe de ‘Godzilla’ faz sucesso no Oscar


Por Flipar
reprodução abc

Além disso, o filme se tornou o primeiro em língua não-inglesa a ganhar o prêmio de Melhores Efeitos Visuais em quase 100 anos de história do Oscar.

reprodução abc

O diretor do filme, Takashi Yamazaki, chegou ao tapete vermelho da premiação segurando uma estátua de 'ouro' do monstrengo. O detalhe rendeu muitos comentários na web.

reprodução x @variety

Para comemorar o feito, a equipe do filme subiu ao palco para receber o prêmio segurando as miniaturas do Godzilla.

reprodução abc

Antes de começar a cerimônia, todos eles posaram com sapatos que faziam referência às garras do personagem.

Reprodução/Toho

A vitória do filme surpreendeu a crítica especializada, que apostava no prêmio indo para 'Resistência' (2023), do diretor Gareth Edwards (de 'Rogue One: Uma História Star Wars').

divulgação / 20th Century Studios

A trama de 'Godzilla Minus One' se passa em um Japão devastado após o término da Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que o país precisa lidar com surgimento do temido monstro gigante.

divulgação

Godzilla, ou 'Gojira' em japonês, foi criado em 1954 no filme homônimo da Toho Studios. Sua criação original foi inspirada pelo medo das armas nucleares após os ataques a Hiroshima e Nagasaki.

Divulgação

O monstro gigante representava a fúria da natureza e o potencial destrutivo da tecnologia humana.

reprodução

O nome Godzilla é uma combinação das palavras japonesas 'gorila' e 'kujira' (baleia).

reprodução

O tamanho de Godzilla varia de acordo com o filme, mas geralmente ele tem entre 50 e 100 metros de altura.

reprodução

Ao longo de sua história, Godzilla passou por diversas interpretações. Inicialmente, era um símbolo do medo nuclear. Com o tempo, tornou-se um guardião do Japão, protegendo o país de outras ameaças monstruosas.

divulgação Warner Bros. Picture

Mais recentemente, Godzilla passou a ser visto como uma crítica aos impactos ambientais causados pelo ser humano.

divulgação Warner Bros. Picture

Godzilla já estrelou mais de 30 filmes, divididos em diferentes eras. Confira algumas das obras mais famosas do popular monstro japonês!

montagem / reprodução / divulgação

'Godzilla' (1954): Dirigido por Ishir? Honda, o filme se tornou um marco na história do cinema por ter sido o primeiro a apresentar o monstro gigante nas telonas.

wikimedia commons Toho Company Ltd.

No enredo -- que serve de base para quase todos os filmes --, um monstro gigantesco e radioativo chamado Godzilla emerge do oceano e começa a atacar Tóquio, deixando um rastro de destruição em seu caminho.

divulgação / toho company

'Godzilla Contra-Ataca' (1955) - A sequência direta do filme original, lançada um ano depois, foca na batalha do Godzilla contra o monstro monstro Anguirus.

divulgação / toho company

'King Kong vs. Godzilla' (1962): Também foi aqui a primeira vez que 'Gojira' e outro monstro já muito popular na época, o King Kong, se enfrentaram em um filme.

divulgação / toho company

'Godzilla Contra a Ilha Sagrada' (1964): Nesse filme foi a primeira vez que foi apresentada outra criatura icônica do cinema japonês: a Mothra.

divulgação / toho company

'Godzilla' (1998): A primeira versão norte-americana do Godzilla foi dirigida pelo Roland Emmerich (de 'Independence Day' e 'O Dia Depois de Amanhã') e recebeu muitas críticas negativas. O filme contava com Matthew Broderick e Jean Reno no elenco.

reprodução

'Godzilla, Mothra e King Ghidorah: Ataque dos Monstros' (2001): Esse filme reúne vários dos monstros mais famosos da franquia e é um dos mais queridos pelos fãs.

reprodução

'Godzilla' (2014): Em 2014, a franquia sofreu um reboot com mais uma versão americana, dirigida por Gareth Edwards -- sim, o mesmo de 'Rogue One: Uma História Star Wars' --, que deu início ao chamado 'MonsterVerse' (ou 'Universo dos Monstros').

reprodução

A história ganhou duas continuações diretas: 'Godzilla II: Rei dos Monstros' (2019) e 'Godzilla vs. Kong' (2021).

divulgação / Warner Bros. Pictures

Mais uma continuação está programada para estrear em 24 de março de 2024: 'Godzilla e Kong: O Novo Império'.

divulgação

Godzilla se tornou um dos personagens mais influentes da cultura popular e um dos personagens mais queridos do Japão. Até hoje é considerado um verdadeiro símbolo nacional por lá.

wikimedia commons

Veja Mais