É que o governo extinguiu o sistema que permitia três formas diferentes de contagem da idade dos habitantes: internacional, coreana e baseada no calendário.
A partir de 1/5/2023, só passou a valer a idade internacional, a mais conhecida no mundo, e que conta a idade da pessoa a cada aniversário.
Esta idade já vinha sendo utilizada na Coreia do Sul para questões administrativas.
Mas, no dia a dia, as pessoas aplicavam a idade coreana, que inclui o período da gestação, ou seja, os 9 meses em que se está na barriga da mãe. Nesse sistema, a pessoa também completa 1 ano a mais a cada réveillon (1 de janeiro), independentemente de quando nasceu.
Por fim, a idade baseada no calendário mistura as duas: a pessoa nasce com zero ano, mas, obrigatoriamente, faz 1 ano (cheio) a cada 1 de janeiro.
Com isso, dependendo do caso, a pessoa pode ter até três idades diferentes.
É o caso do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que nasceu em 18/12/1960 e, na ocasião da mudança, tinha 62 anos de idade internacional, 63 pelo calendário e 64 na idade coreana.
Com a nova determinação do governo, apenas a idade internacional passa a vigorar oficialmente no país. O presidente fez aniversário em 18/12/2023, mas, embora tivesse 64 pela idade coreana antes, completou então 63 na idade internacional!
A Coreia do Sul é um país da Ásia Oriental que conquistou a independência do Império do Japão em 1919. Na época, era apenas Coreia, sem divisão regional.
É que, até 1945, a Coreia do Sul existia junto com a Coreia do Norte como um único país.
A divisão foi feita ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando os EUA ficaram com a parte sul e os soviéticos com o norte.
Hoje, a Coreia do Norte é comandada pelo ditador Kim Jong-Un, com mão de ferro. E as pessoas não têm acesso nem mesmo às informações sobre o que acontece fora do país.
Já a Coreia do Sul é uma República presidencialista, com regime democrático e elevada qualidade de vida.
A Coreia do Sul tem uma alta densidade demográfica: 490 habitantes por km², mais de 10 vezes em relação à média mundial.
A capital Seul , com seus 9,7 milhões de habitantes, atrai turistas pela beleza, organização, cultura e história.
A Coreia é uma das civilizações mais antigas do mundo. Investigadores arqueológicos afirmam que a península foi ocupada desde o Paleolítico Inferior (período que vai de 2,5 milhões até 300 mil anos atrás)
Seul foi anfitriã dos Jogos Asiáticos de 1986, os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e a Copa do Mundo FIFA de 2002.
Voltando ao calendário, o que vale hoje, então, na Coreia do Sul, é o calendário que também vigora no Brasil. Se a pessoa nasceu tal dia e tal mês, fará aniversário (1 ano a mais) naquele dia e naquele mês do ano seguinte. Simples assim.