Mundo

Desafio gigantesco: Arqueólogos remontam navio do século 15


Por Flipar
Divulgação

O navio foi encontrado em 2002, durante as escavações para a construção de um teatro.

Divulgação

Depois de 20 anos de restauração, chegou o momento de juntar as peças. São 2,5 mil ao todo, de 30m de comprimento e 25 toneladas.

Divulgação

A embarcação estava às margens do Rio Usk (foto), com mil artefatos medieviais.

mfjordan wikimedia commons

A embarcação medieval passou a ser chamada de Navio de Newport por causa do nome da cidade onde foi encontrada.

WelshDave wikimedia commons

Newport fica no sul do País de Gales, à margem do rio Usk, entre as cidades de Cardiff e Bristol. Tem 140 mil habitantes.

Robin Drayton wikimedia commons

Cerca de 8 milhões de libras (cerca de R$ 50 milhões) já foram gastos para preservar e restaurar as vigas.

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

A secagem da madeira das vigas por congelamento foi feita no Museu Mary Rose, em Portsmouth, no sul da Inglaterra.

Geni - wikimedia commons

Historiadores apontam a importância do Navio de Newport : será o único do século 15 em exposição no mundo.

Imagem de MasterTux por Pixabay

Eles destacam que o navio com seus componentes pode informar sobre a vida dos anos 1400: 'É como uma cápsula do tempo', dizem.

Divulgação

Era uma época em que navegadores começavam a partir da Bretanha (França), Espanha, Portugal, Devon e Cornualha (estas últimas na Inglaterra) em navios mais fortes.

domínio público

Essas navegações com embarcações mais estruturadas permitiriam mais adiante o cruzamento do Oceano Atlântico (foto) e do Índico.

Tiago Fioreze - wikimedia commons

Atualmente, o Mary Rose, que deu nome ao museu em Portsmouth, é o mais importante do Reino Unido.

Domínio Público

Construído entre 1509 e 1511, foi um dos primeiros navios de guerra, projetado para disparar artilharia. Descoberto em 1965, foi trazido à superfície em 1982, restaurado e seu casco está exposto no Museu Mary Rose.

geni wikimedia commons

Outro navio importante, mas do século 17 e fora do Reino Unido, é o Vasa. Este navio sueco de guerra foi construído entre 1626 e 1628.

JavierKohen wikimedia commons

Ele afundou logo após a viagem inaugural, em 1628. O navio foi recuperado em 1961, quase intacto, e foi restaurado. Hoje é atração do Museu do Vasa, em Estocolmo.

I, Peter Isotalo wikimedia commons

Em fevereiro de 2022, o Museu Marítimo Nacional Australiano confirmou que um naufrágio encontrado perto de Rhode Island, nos Estados Unidos, foi confirmado como o mitológico nacional Endeavour, do famoso capitão James Cook. Na foto, uma réplica.

Divulgação Stephen Schmidt - Museu Marítimo Australiano

James Cook foi um capitão navegador que mapeou a Nova Zelândia. Ele fez 3 expedições ao Pacífico. Morreu em 1779 ao entrar em conflito com nativos do Havaí.

Nathaniel Dance - Domínio público

O interior do navio Endeavour pode ser visto de forma interativa através do site do Museu Marítimo Nacional Australiano.

Divulgação

Agora, espera-se que o Navio de Newport seja remontado e se torne mais uma atração histórica Ele tinha 30m de comprimento, pesava 400 toneladas e acredita-se que estava reabastecendo num cais do rio Usk em 1469 quando o ancoradouro quebrou e o navio afundou.

Divulgação Newport Museums e Heritage Service

O objetivo também é turístico. Espera-se que o Navio de Newport atraia 150 mil visitantes por ano ao País de Gales. A meta é concluir os trabalhos até 2028 para colocá-lo em exposição.

Divulgação Newport Museums e Heritage Service

Veja Mais