Turismo

Viena é eleita a melhor cidade do mundo em qualidade de vida


Por Flipar
Marek ?lusarczyk/Wikimedia Commons

A cidade austríaca superou a concorrência de mais de 400 cidades, espalhadas por 240 países, para se manter na liderança do ranking.

Scotch Mist/Wikimedia Commons

A pesquisa levou em conta 10 quesitos: ambiente político e social, ambiente econômico, ambiente sociocultural, serviços de saúde, educação, serviços de transporte público, recreação, bens de consumo, moradia e meio ambiente.

Pedro Szekely/Wikimedia Commons

Ser a melhor cidade do mundo não é novidade para Viena. Além de ter sido eleita em 2022, antes da pandemia de Covid-19 (2020 e 2021), a cidade emplacou uma década estando no topo do ranking.

Pedro Szekely/Wikimedia Commons

Viena é a capital da Áustria e um dos nove estados austríacos. Em 2019, a cidade recebeu 45 milhões de turistas no ano.

Pedro Szekely/Wikimedia Commons

Com quase 2 milhões de habitantes, Viena é a cidade mais populosa e centro político-cultural do rico país.

Marek ?lusarczyk/Wikimedia Commons

Viena é a sétima maior cidade da União Europeia e a segunda maior de língua alemã no mundo, atrás apenas de Berlim.

FreeclimbZurich/Wikimedia Commons

Legalmente, Viena é uma cidade, como distrito político, e, desde 29 de dezembro de 1921, é classificada também como um estado, devido a 'lei da separação constitucional'.

Diego Delso/Wikimedia Commons

Viena é sede de diversas organizações institucionais, como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Agência Internacional de Energia Atômica e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, além de abrigar uma das quatro sedes da ONU.

Inkey/Wikimedia Commons

Assim, devido à sua importância política internacional, Viena está entre as cidades mais globais do mundo.

Fabian Lackner

A história de Viena também é riquíssima, como capital do Sacro Império Romano-Germânico e capital do Império Austríaco.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Por muitos anos, Viena foi o centro cultural do continente europeu, com grande influência barroca, e capital política de um império que se expandiu.

Martin Falbisoner/Wikimedia Commons

Antes da Primeira Guerra Mundial, Viena chegou a ser a quinta maior cidade do mundo, atrás de Londres, Nova York, Paris e Chicago.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Culturalmente, Viena é um centro de muitas atrações culturais e históricas, com seus casarões, museus, bibliotecas, palácios e palacetes históricos.

Ank Kumar/Wikimedia Commons

Os palácios abrigaram a dinastia mais longa e poderosa na história da Europa, a chamada Casa de Habsburgo. Foi dessa família que saiu a imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil (que proclamou a independência do país em 1822).

Joseph Kreutzinger/Wikimedia Commons

O Palácio de Schönbrunn, localizado no Centro Histórico de Viena, é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Thomas Wolf/Wikimedia Commons

A Catedral de Santo Estevão, ao lado da Riesenrad, é outra atração histórico-cultural-religiosa bem importante para Viena e para a Europa como um todo.

Dietmar Rabich/Wikimedia Commons

Em Viena, o transporte público é totalmente integrado entre ônibus, metrô e os tradicionais bondes, o que facilita a mobilidade tanto para os moradores como para os visitantes.

trams aux fils/Wikimedia Commons

Viena possui quase mil parques espalhados em 13 mil quilômetros quadrados. No verão, os jardins ficam cheios.

Jorge Royan/Wikimedia Commons

A cidade tem a casa Ópera Estatal de Viena, no Centro, com grande história desde o século XIX. O local é sede permanente da Orquestra Filarmônica de Viena e palco principal da Orquestra Mozart.

Granada/Wikimedia Commons

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg, em 1756, mas morreu em Viena, em 1791. Gênio da música , ele ajudou a popularizar a ópera na Áustria e fez a cidade atrair muitos compositores clássicos.

Barbara Krafft/Wikimedia Commons

Na Viena atual, o passado de glamour se mistura em perfeita harmonia com a modernidade do presente, com construções modernas surgindo em meio aos prédios antigos.

Ralf Roletschek/Wikimedia Commons

Veja Mais