Galeria Terra

Tradição: Cidade se enfeita para a Páscoa e encanta


Por Flipar
Reprodução TV RPC

Muitas famílias têm o hábito de enfeitar os quintais das casas com as chamadas Árvores de Páscoa. É como se fosse uma árvore de Natal, só que com símbolos da Semana Santa.

Reprodução TV RPC

Da mesma forma, moradores gostam de decorar as casas com ovos pintados à mão e coelhinhos de pelúcia, criando um ambiente repleto de motivos pascais.

Reprodução TV RPC

A cidade também costuma ganhar uma Árvore da Páscoa gigante em área pública, para visitação de turistas. E que a própria população também curte, para tirar fotos.

Reprodução TV RPC

E não falta nem o Ovo da Páscoa gigante, um elemento decorativo pintado de forma artesanal, que também faz parte das celebrações e fica em ponto estratégico da cidade, atraindo os olhares de moradores e turistas.

Reprodução TV RPC

Situada a 30 km de Blumenau, no Vale do Itajaí, Pomerode concentra forte tradição alemã. Tem 34 mil habitantes. Muitos são descendentes de alemães que chegaram no século XIX à região. Chamada de 'cidade mais alemã do Brasil', tem bela arquitetura germânica.

Reprodução do site tripadvisor.com.br/Attractions

Antigo lar de índios carijós, Pomerode foi fundada como colônia de imigrantes que chegaram da Europa em 1863. A maioria veio da Pomerânia, região do norte da Alemanha, que inspirou o nome do município. Até hoje, é comum que os moradores de Pomerode falem também alemão.

Reprodução TV RPC

Pomerode faz parte da lista de cidades brasileiras com estilo de Europa. São lugares que têm na cultura de imigrantes uma característica predominante na arquitetura e em diversos costumes. Conheça outras cidades desse tipo.

Reprodução dos sites facebook.com/oktoberfestblumenau cronicasmacaenses.com/2019/04/20/holambra revistanews.com.br/2021/06/18/36o-natal-luz-de-gramado

Prudentópolis (PR) - Curiosamente, esta cidade paranaense preserva tradições da Ucrânia. Descendentes de imigrantes conservaram a cultura no município, que fica a 173 km de Curitiba. Na foto, o portal ucraniano na entrada da cidade.

SamirNosteb wikimedia commons

Prudentópolis tem arquitetura típica da Ucrânia, além de tradições na mesa (o khrin, conserva de raiz-forte e beterraba; os pierogi, pastéis recheados com batata e nata; e a borcht, sopa de beterraba); e no artesanato, com pêssankas, ovos pintados à mão.

Reprodução do site portalturismototal.com.br

Blumenau (SC) - Fica no Vale do Itajaí. É o terceiro município mais populoso do estado, com 362 mil habitantes. Foi fundado pelo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que deu nome à cidade, em 1850. Por isso, Blumenau tem forte vínculo com a cultura alemã.

Reprodução do site direcaoconcursos.com.br/noticias

A maior festividade de Blumenau é a Oktoberfest - segunda maior festa de cerveja do mundo, que acontece sempre em outubro, durante 17 dias. A cerveja é uma bebida de grande popularidade na Alemanha. A arquitetura de muitos imóveis também é inspirada no urbanismo alemão.

Reprodução do site qualviagem.com.br/oktoberfest-blumenau

Holambra (SP) - Situada a 40 km de Campinas e fundada em 1948, junta no nome trechos das palavras Holanda, América e Brasil. Foi formada por imigrantes holandeses que fugiram da II Guerra Mundial. O governo brasileiro autorizou a vinda de 500 pessoas da Província de Brabante do Norte, no sul do país, onde fica a capital Amsterdã.

Reprodução do site ariquezadeviajar.com

Os imigrantes holandeses investiram na produção de leite, criação de galinhas e porcos e cultivo de flores, trazendo a tradição dos moinhos de vento . Holambra é uma das Estâncias Turísticas de São Paulo. Sua principal atração é o Moinho Povos Unidos, o mais alto da América Latina, com 38,5 metros.

Reprodução do site Pixabay

Campos do Jordão (SP) - Situado a 40 km de Taubaté, foi fundado em 1874 e tem 52 mil habitantes. Fica a 1.628 m de altitude e o clima frio é um atrativo para visitantes. Tanto pela temperatura como pela arquitetura, é conhecido como a 'Suíça Brasileira'.

Reprodução do site http://carusolounge.com.br/blog

A cidade tem belas construções e promove passeios que enaltecem esse estilo europeu. O Festival de Inverno de Campos do Jordão é uma das principais festividades da cidade e apresenta música erudita no mês de julho.

Reprodução do site magazine.zarpo.com.br

Treze Trílias (SC) - Herdeira da cultura austríaca, é a única colônia da Áustria no Brasil. Visível na arquitetura, nos trajes, na comida e nas paisagens que revelam um pedacinho da região do Tirol. Construções típicas feitas com entalhes em madeira atraem pela beleza.

Reprodução do site tropicalfm99.com.br/noticia/

Timbó (SC) - A 184 km de Florianópolis, tem construções típicas da Europa e uma beleza natural com cachoeiras e cânions. Colonizada por alemães e italianos, promove a Festa do Imigrante, com bailes, comida típica e artesanato dos dois países.

Reprodução do site consolidesuamarca.com.br

Castro (PR) - Fundada por imigrantes holandeses, a chamada Castrolanda tem uma colônia que preserva suas origens neerlandesas. Tem o Grupo Folclórico Holandês e o Museu dos Imigrantes, além de artesanato típico e um dos maiores moinhos de vento do mundo, assinado pelo arquiteto Jan Heijdra.

Reprodução dos sites melevaviajar.com.br caminhosmelevem.com

Domingos Martins (ES) - A 80 km de Vitória, foi colonizada por alemães e preserva sua origem no Museu da Colonização Alemã. Mas também tem traços das culturas portuguesa, francesa e italiana. Promove passeios a cavalo e atividades para aventureiros, como rafting no Rio Jucu.

Reprodução do site pinterest.com/pin

Paraty (RJ) - Fica no Sul Fluminense e tem casarões coloniais típicos dos portugueses, igrejas dos séculos XVIII e XIX e calçadas de pedras que dão charme especial ao centro histórico. Tem belezas naturais, faz passeios de barco e promove eventos culturais: Festival da Cachaça e Flip ( Festa Literária Internacional).

Reprodução do site viagemeturismo.abril.com.br/materias

Penedo (RJ) - Principal colônia escandinava no Brasil, tem bela arquitetura e ótimas opções de chocolate e sorvete finlandeses. Dentro da chamada Pequena Finlândia está a Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel), incluindo fondues que fazem sucesso.

Reprodução do site ateondeeupuderir.com/compras-em-penedo-rj

Penedo (AL) - A Penedo de Alagoas, fundada no século XVI por colonizadores portugueses, possui um centro histórico charmoso com arquitetura europeia. Destaque para as igrejas dos séculos XVII e XVIII, além de museus.

Reprodução do site hoteis.com/

Resende (RJ) - Os primeiro colonos que chegaram à região foram os suíços e, em seguida, os alemães. Implantaram sua cultura, que foi preservada pelos descendentes. O frio da montanha também favorece a impressão de um clima europeu. A paisagem natural atrai para rapel e escalada na Serrinha do Alambari.

Reprodução do site novaconcursos.com.br/portal/concursos

Garanhuns (PE) - A 'Suíça Pernambucana' fica a 240 km de Recife. Também tem influência germânica. O Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt é uma réplica do santuário de Schoenstatt, na Alemanha. Mesmo no Nordeste, faz 5ºC no Festival de Inverno. Destaque para o relógio de flores na Praça Tavares Correia, criado em 1979.

A Júnior FlickR wikimedia commons

Gravatá (PE) - Fica 450m acima do nível do mar, com temperaturas que podem chegar a 10ºC em pleno Nordeste. A 80 km de Recife, tem fazendas e prédios históricos charmosos e farta gastronomia italiana, suíça, gaúcha e regional. Atrai aventureiros para alpinismo, rapel e mountain bike.

Reprodução do site portalresiduossolidos.com

Alcântara (MA) - A cidade histórica, que preserva mais de 300 construções coloniais, fica a 100 km de distância de São Luís. A forte influência dos portugueses pode ser vista nas igrejas, casas e palácios, onde alguns, inclusive, ainda possuem azulejos importados de Portugal que foram utilizados no século XVIII.

JLPizzol - Wikimédia Commons

Guaramiranga (CE) - Apesar de ser colonizada por portugueses, é apelidada de “Suíça cearense” e “Cidade das Flores”. Nesta região serrana os termômetros marcam entre 15ºC e 23ºC. Com paisagem natural, o lugar também é propício para o ecoturismo.

Reprodução do site guiaguaramiranga.com.br/guaramiranga

Bento Gonçalves (RS) - Com paisagens que lembram a região da Toscana, a cidade foi colonizada por italianos. É conhecida por suas vinícolas, pela produção artesanal, pelas charmosas casas de pedra do roteiro 'Caminhos de Pedra' e pelos passeios de Maria Fumaça rumo a Garibaldi.

Reprodução do site wefashiontrends.com

Nova Petrópolis (RS) - A 40 minutos de Gramado, é considerada berço da colonização alemã no Sul do Brasil. A Aldeia do Imigrante é um parque que preserva a história dos imigrantes germânicos. Outro atrativo é o Labirinto Verde: uma cerca viva plantada em círculos numa praça do município.

Reprodução do site visiteobrasil.com.br/sul/rio-grande-do-sul

Gramado (RS) - Fundado em 1954, fica a 115 km da capital Porto Alegre. Habitado originalmente por índios caingangues, foi colonizado por imigrantes açorianos, alemães e italianos, que influenciaram fortemente a arquitetura e a culinária da região. Artigos dos colonos estão no Memorial Casa Italiana.

Reprodução do site compradeingressos.com.br/gramado

Gramado investe fortemente no turismo (responsável por 90% de sua receita). O frio na cidade a 830m de altitude é um atrativo. Destaque para o parque Mini Mundo, que reproduz uma cidade em miniatura (com castelos europeus) e o Natal Luz, em que a cidade se ilumina em formas e coloridos espetaculares.

Reprodução do site projetonoivinha.com.br/final-de-ano

Veja Mais