Gastronomia

Os melhores peixes para se preparar na ‘Semana Santa’


Por Flipar
Pete Linforth por Pixabay

Muitos católicos, como forma de demonstrar sua devoção, escolhem não comer carne vermelha na Sexta-feira Santa, optando por peixes. Isso faz com que a procura pelo alimento aumente bastante durante esse período.

Wow Phochiangrak por Pixabay

Pra quem está pensando em preparar um prato de peixe nesta Sexta-feira Santa ou até mesmo para o Domingo de Páscoa, existem várias opções deliciosas para escolher.

reprodução youtube

Hoje o FLIPAR te apresenta sete tipos de peixes que podem ser excelentes escolhas para sua refeição de Páscoa!

Divulgação/Clube Extra

Bacalhau: Talvez o peixe mais famoso nessa época do ano, o bacalhau, embora valorizado pelo seu sabor e pela qualidade das suas postas, não é um peixe que costuma agradar a todos.

Pasqual Broch wikimedia commons

Por conta do seu gosto bastante característico, o bacalhau requer uma técnica de preparo cuidadosa para que se tire o melhor dele. Por ser muito flexível, ele pode ser cozinhado de várias maneiras, como assado ou grelhado, assumindo sabores diferentes em cada receita.

YouTube/Cooking with Spices

Na Páscoa, a forma mais comum de prepará-lo inclui batatas, cebolas, azeitonas, tomates e, é claro, muito azeite!

Youtube/Ediane - Comida Mineira

Salmão: O salmão é um peixe muito apreciado por aqueles que desejam uma refeição mais refinada, mas que agrada a todos os gostos.

Martin Schotte por Pixabay

Com um sabor único e marcante, o salmão também é conhecido por ter uma carne muito saudável, devido ao seu alto teor de ômega-3, uma gordura boa para o coração.

Youtube/ Wyda Embalagens

O salmão é muito versátil e pode ser consumido cru, cozido, assado ou até mesmo levemente cozido. Costuma combinar bem com batatas, diversos tipos de arroz, molhos brancos ou cítricos (com frutas) e saladas!

Caroline Attwood/Unsplash

Linguado: O linguado é um peixe delicado, com filés finos, ideal para os que preferem carnes mais leves. Assim como o salmão, o linguado também é uma excelente fonte de ômega-3, além de conter quantidades significativas de minerais como zinco e ferro.

Reprodução de vídeo do site Pesca Gerais

O linguado costuma ficar ótimo quando preparado no vapor, assado, cozido ou empanado. Molhos feitos com frutas como mirtilo ou uva costumam casar bem com esse peixe.

reprodução youtube

Tilápia: Um peixe bastante popular no Brasil, a Tilápia, também chamada de 'Saint Peter', é famosa por ter uma carne suave, com pouco cheiro e fácil de preparar. É uma boa fonte de proteína e fósforo, com baixo teor de gordura.

Jonathan Campos - Assembléia Legislativa do Estado do Paraná

A exemplo do linguado, a tilápia pode ser grelhada, assada, frita ou cozida no vapor. Devido ao seu sabor suave, o melhor é servir esse tipo de peixe com molhos e acompanhamentos mais intensos.

Youtube/ Receitas do Kazu

Atum: Apesar de ser muito conhecido na versão enlatada, o atum pode ser ainda mais saboroso quando preparado de outras formas. Este peixe tem uma carne firme, escura, mas muito macia e saborosa.

Alfred Koop por Pixabay

Por ser rico em vitamina B12, o atum é recheado de proteínas e micronutrientes, além de ser fácil de preparar.

wikimedia commons Juicy Tuna Steak

Uma opção é combinar o atum com saladas, pães e legumes refogados, além de ser uma ótima opção de recheio para tortas salgadas e patês.

reprodução youtube Delícias da Cíntia

Pintado: Apesar de ser mais escuro por fora, o pintado tem uma carne clara, suave e saborosa. É muito popular no Brasil por não ter espinhas e tem se tornado um dos pratos favoritos em época de Páscoa.

wikimedia commons Vassil

Para prepará-lo, não tem muito segredo: o pintado fica ótimo grelhado, cozido ou em moquecas.

reprodução youtube Churrasqueadas

Tainha: A tainha possui uma carne branca, firme e saborosa, rica em nutrientes como ômega 3, proteínas e vitaminas B12 e D. Seu gosto é ligeiramente adocicado e costuma lembrar o do atum.

wikimedia commons Roberto Pillon

A tainha é um peixe muito versátil que pode ser preparado de diversas maneiras. A maneira mais tradicional é a assada, geralmente em papel alumínio com ervas e outros temperos como batatas e ervilhas. Outras opções são: frita, moqueca e caldo.

reprodução youtube Receitas Dona Dirce

Corvina: Baixa em gordura, a corvina tem uma carne que combina bem com diversos temperos e molhos, permitindo uma grande variedade de receitas. Ela também pode ser utilizada em pratos como ensopados, moquecas e até mesmo ceviches.

Oceanário de Lisboa

Na hora de escolher a corvina, prefira peixes frescos, com olhos brilhantes e pele úmida. Outra dica é evitar comprar peixes com cheiro forte. E você, já escolheu seu peixe para esta Páscoa?

reprodução youtube CANAL GESELE MARTINS

Veja Mais