A Croácia pertenceu ao Império Austro-Húngaro e, depois, à antiga Iugoslávia. Conquistou sua independência em 1991.
Com um litoral que apresenta recortes incríveis e uma exuberância na mistura de natureza com construções históricas, a Croácia é um paraíso para quem viaja de navios, de diversos tamanhos. E possui uma riqueza cultural e histórica de tirar o fôlego. Veja alguns destaques:
Zagreb - A capital croata é repleta de construções em estilo austro-húngaro dos séculos 18 e 19. A Cidade Alta abriga vários dos mais importantes e antigos patrimônios do país.
Catedral de Zagreb - A igreja em estilo gótico é a segunda construção mais alta do país e é dedicada à Virgem Maria e aos reis São Estêvão e São Ladislau. Ela precisou de reparos após um terremoto em 2020.
Praça Central Ban Jela?i? - É ali que fica a estátua do herói nacional (que dá nome à praça), responsável por campanhas militares na Revolução de 1848. Fica na Cidade Alta, tem fácil acesso por transporte público e intenso comércio.
Rua Tkal?i?eva- A rua no Centro de Zagreb é muito movimentada por ter vários cafés, bares e restaurantes que transformam o local num point dia e noite.
Parque Nacional dos Lagos de Plitvi?e - Faz parte de uma reserva natural de 300 km² , com 16 lagos interligados por cachoeiras. Tudo muito bem preservado.
Zadar - Cidade histórica que tem ruínas romanas e venezianas na antiga península. As colunas se espalham por diversas partes, tornando o passeio a pé uma das melhores fontes de entretenimento e cultura.
Zadar também tem muralhas dos séculos 8 e 11 no entorno da cidade. Patrimônios que se juntam a igrejas e conventos na antiguidade.
Além de marcos históricos muito relevantes, Zadar possui um belo litoral, com algumas das mais belas praias do país. Na foto, a praia de Kolovare.
Split - Outra belíssima cidade croata. Fica numa pequena península na margem oriental do Mar Adriático, na base dos montes Kozjak e Mosor. Tem praias que atraem os turistas.
Além da beleza natural do litoral, Split tem palácios, estátuas, igrejas, monumentos históricos valiosos. Um dos mais importantes é o Palácio de Diocleciano, uma enorme fortaleza do Império Romano no século 4.
Hvar - É uma ilha que atrai milhares de visitantes no verão. Uma das principais estâncias na estação mais quente do ano. E também tem muralhas antigas (século 13).
Bisevo - É um arquipélago que encanta pelo forte tom azul no Mar Adriático.
E é justamente essa cor que fascina os visitantes na Gruta Azul, em Bisevo. A caverna é uma das atrações naturais mais conhecidas na costa do Adriático e muito popular pelo brilho azul-claro refletido em certas horas do dia.
Rovinj - É um centro turístico popular e um ativo porto de pesca. Construída num esporão rochoso na costa ocidental da Ístria, Rovinj foi uma ilha antes de se ligar ao continente em 1763.
Ilha de Vis - Tem praias com águas cristalinas e farta vegetação, onde os passeios de barco são um must.
Iha de Mljet - Tem origem vulcânica, com numerosos desfiladeiros e barrancos. A parte noroeste da ilha tem um lago de água salgada com bosques: uma área muito procurada para lazer.
Ilha de Brac - Tem um formato impressionante, com praias de fartas areias onde os frequentadores adoram praticar esportes. Os ventos são favoráveis e o windsurfe é uma das principais atividades.
A praia da Zlatni Rat é considerada por muitos a mais bonita do país. Com águas claras e calmas onde famílias aproveitam o verão.
Trogir - Com mais de 4 mil anos de existência e habitada por povos oriundos de diversas etnias, Trogir proporciona um passeio pelo tempo.
Sua rica cultura foi influenciada por gregos, romanos e venezianos. A cidade reúne palácios, igrejas, torres, fortalezas, todos numa pequena ilha, inscrita em 1997 na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Dubrovnik - Não é a capital, mas, certamente, é a cidade mais famosa da Croácia. Até porque faz parte do trajeto de diversos cruzeiros que percorrem a Europa.
Às margens do Mar Adriático, Dubrovnik tem uma paisagem com um recorte de tirar o fôlego. O azul do mar contrasta com os tons das construções erguidas sobre imensos barrancos, numa área rochosa bem populosa.
A cidade também tem fortalezas e muros de pedra do século 16 em sua Cidade Antiga.
Essa união harmoniosa entre a paisagem natural deslumbrante e as encostas milenares fazem do litoral de Dubrovnik um ponto de passagem e atracação de navios.