Agora, pessoas com mais de 18 anos poderão ter quantidades maiores da droga. Ainda assim, será difícil comprá-la devido a regras rígidas do país.
A nova legislação pretende enfraquecer o mercado ilegal, proteger os usuários de maconha de má qualidade e interromper o financiamento de gangues criminosas.
A posse de até 25 gramas será permitida em locais públicos, enquanto dentro das residências o limite será de 50 gramas.
No entanto, ainda não haverá uma rápida proliferação de 'cafés de maconha legalizada' em todo o país, como acontece em Amsterdã, por exemplo.
Na Alemanha, grupos de médicos vêm demonstrando preocupação com o consumo entre jovens e, por conta disso, um intenso debate sobre a descriminalização da maconha tem sido travado por anos.
Políticos conservadores argumentam que a liberalização incentivará o uso de outras drogas.
- A partir de 1º de julho, será possível criar associações de produtores ou 'clubes sociais' com até 500 membros, desde que tenham mais de 18 anos e vivam na Alemanha;
- Nesses clubes, será permitido o cultivo e a distribuição da maconha -- desde que seja sem fins lucrativos --, mas não será permitido consumir a droga no local. A venda para turistas também está proibida.
Ainda será ilegal fumar maconha em certas áreas, como próximas a escolas e campos esportivos. O mercado será fortemente regulamentado, dificultando a compra da droga.
Mesmo com tantas regras, os conservadores da oposição dizem que se chegarem ao governo em 2025, vão revogar completamente a lei.
A identificação precisa de cogumelos comestíveis requer conhecimento especializado. Por isso, coletar cogumelos silvestres sem o devido conhecimento é extremamente perigoso.