Galeria Terra

‘Golpe do exame admissional’ preocupa trabalhadores; entenda


Por Flipar
rawpixel.com freepik

O exame que o trabalhador precisa fazer quando é contratado é responsabilidade do empregador, então é essencial ficar atento se receber um pedido assim. Entenda como o golpe está sendo feito e veja dicas de como se proteger!

Hnnng pixabay

Primeiro, os golpistas enviam mensagens de texto (SMS) em nome de sites de emprego populares, como o Infojobs, Vagas.com e Catho, para os trabalhadores.

freepik jannoon028

Nessas mensagens, eles fornecem um número de WhatsApp e uma oportunidade de emprego falsa. Os golpistas chegam a mencionar até nomes de empresas conhecidas.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Quando as vítimas entram em contato com o falso recrutador, recebem informações sobre a vaga e são informadas de que foram 'pré-aprovadas', mesmo sem terem passado por uma entrevista.

Shafin Al Asad Protic por Pixabay

Depois, o golpista solicita uma série de documentos e também exige o pagamento do exame de admissão. Em alguns casos, foi 'cobrado' um valor de R$160.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Segundo uma reportagem do g1, durante a conversa, o falso recrutador ainda promete reembolsar o dinheiro assim que o candidato for admitido no suposto novo emprego.

Daniel Dan por Unsplash

O trabalhador Ramon Oliveira, de 29 anos, do Rio de Janeiro, contou que caiu no golpe em junho de 2023, quando corria atrás de uma vaga na área administrativa. “Assim que fiz o pagamento, eles não me responderam mais”, lamentou.

Porapak Apichodilok pexels

Na ocasião, Ramon recebeu uma mensagem de texto de uma golpista que fingia ser do site Infojobs. Ele contou que o recado dizia que ele estava sendo escolhido para uma entrevista na Eneva, empresa para a qual ele havia se candidatado a uma vaga.

Nicolas Thomas Unsplash

Ramon achou que essa finalmente era a chance de conseguir um emprego depois de mais um ano sem trabalho e acabou caindo no golpe.

Agência Brasil

O golpe foi tão elaborado que ele chegou a agendar uma entrevista pessoalmente e foi instruído a contatar a Clínica RHMED pelo WhatsApp para marcar o exame admissional.

Alfredo Rivera por Pixabay

Conforme combinado com a suposta recrutadora, Ramon foi até o endereço da Eneva pessoalmente. Quando chegou lá, viu que havia outras 15 pessoas na mesma situação.

Reprodução/TV Globo

A administração da empresa orientou todas as vítimas a registrar um boletim de ocorrência pela internet em casos como esse. Mas afinal, como funciona um exame admissional legítimo?

Reprodução TV Globo

Antes de começar a trabalhar com carteira assinada, todo funcionário precisa passar por um exame admissional. Essa consulta é feita por médicos do trabalho e é obrigatória para todos que são contratados pelo regime CLT.

Imagem Freepik

O objetivo do exame é verificar se o candidato está em boas condições de saúde para realizar suas tarefas no dia a dia.

Marcelo Leal Unsplash

Geralmente, o exame é rápido e simples, envolvendo procedimentos básicos como medição de pressão e questionário sobre hábitos de vida para avaliar a saúde do novo funcionário.

Stefamerpik/Freepik

Segundo o artigo 168 da CLT, é responsabilidade do empregador arcar com todos os custos do exame admissional. Não é comum as empresas solicitarem que o trabalhador pague e depois seja reembolsado.

tomwieden por Pixabay

Em nota, o site Infojobs afirmou que não cobra nenhuma taxa por exames admissionais. 'Infelizmente não temos como controlar o que as empresas praticam no seu dia a dia, principalmente se direcionam os candidatos para canais fora do site', informou um trecho do texto.

Rafael Neddermeyer/Divulgação

Uma das principais dicas para evitar cair no golpe é não efetuar nenhum tipo de pagamento em casos como esse.

Reprodução de TV

Caso seja vítima de um golpe, é essencial entrar em contato imediatamente com o banco para tentar o ressarcimento do valor.

freepik stockgiu

Também é importante ter cuidado com anúncios que parecem ser de empresas conhecidas, mas não têm um site oficial ou e-mail com domínio próprio.

Reprodução NSC TV

Além disso, caso receba uma resposta à sua candidatura que peça para clicar em um link para responder a perguntas adicionais envolvendo informações pessoais como números de documentos, fique atento.

fancycrave1 por Pixabay

Por fim, tente confirmar a identidade do recrutador. Uma forma de verificar é pesquisar no Google as informações de contato fornecidas, como endereço, telefone comercial e e-mail.

Divulgação/Google

Veja Mais