Política

Tecnologia permite descoberta de 7 mil ilhas minúsculas no Japão


Por Flipar
Site Geology

A informação faz parte de um novo mapeamento digital feito no país asiático. O relatório anterior usado pela Guarda Costeira - feito há 35 anos - apontava 6.852 ilhas.

Domínio público

Mas o novo mapa, com tecnologia avançada, mostra 14.125 ilhas japonesas. Entretanto isso não significa que o Japão aumentou de tamanho. Na verdade a área territorial continua a mesma.

Nasa

As 7 mil ilhas a mais se tornaram 'visíveis' por causa de avanços tecnológicos nas pesquisas de dados. Foram contadas todas as áreas naturais de terra com uma circunferência de pelo menos 100 metros.

Creative Commons

O Japão fica na Ásia Oriental, a leste do Mar do Japão, China, Coreia do Norte e Rússia. Estende-se desde o Mar de Okhotsk, ao norte, até o Mar da China Oriental e Taiwan, ao Sul.

Peter Fitzgerald, wikimedia commons

A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões, como, por exemplo, os Alpes japoneses (foto) e o Monte Fuji.

?64 - wikimedia commons

O arquipélago do Japão se estende por 2.800 km do norte ao sul. Do total de ilhas, 426 são habitadas.

Imagem de Armin Forster por Pixabay

Veja as principais ilhas desse país insular que sempre atraiu a atenção no planeta.

Kanerori por Pixabay

Ilha de Honshu - Com 225.800 km², é a maior ilha do Japão, abriga o Monte Fuji e inclui a Região Metropolitana de Tóquio. Tem cinco regiões com 34 prefeituras.

Imagem de P J Leonard por Pixabay

A principal cidade de Honshu, portanto, é a própria capital japonesa: Tóquio. Com 13,5 milhões de habitantes, a cidade fundada em 1457 tem cerca de 13 milhões de habitantes.

Morio wikimedia commons

Ilha de Hokkaido - Com 83.423 km², é a segunda maior ilha do Japão e a mais ao norte. Separa-se de Honshu pelo Estreito de Tsugaru. Tem 5 vulcões ainda ativos e concentra florestas muito bem preservadas que são parques nacionais.

Imagem de Jason Goh por Pixabay

A principal cidade de Hokkaido é Sapporo, a quinta maior do país. Com 401 mil habitantes, é conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de 1972 e por realizar, anualmente, o Festival de Neve de Sapporo. O distrito de Susukino (foto) é a área badalada do entretenimento.

Chatama wikimedia commons

Ilha de Kyushu - Com 36.782 km², é a terceira maior ilha do Japão. Tem vulcões ativos, entre eles o Monte Kuju, cujo entorno tem uma das mais famosas fontes termais do país: a de Beppu, na costa leste.

Imagem de Donggoo Lee por Pixabay

A principal cidade de Kyushu é Miyzaki, com 398 mil habitantes. Fica no distrito de Aoshima e ganhou esse status de município em 1924.

Sanjo wikimedia commons

Ilha de Shikoku - Com 18,2 km², é a menor e a menos populosa das principais ilhas do Japão. A ilha é cortada ao meio por montanhas. Ao norte, maior concentração populacional; e ao sul saída para o Oceano Pacífico, menos habitada.

Imagem de greennote por Pixabay

A principal cidade de Shikoku é Tokushima. Com 267 mil habitantes, é considerada um município desde 1889. Do topo do Monte Bizan se tem uma bela vista da paisagem.

663highland - wikimedia commons

Uma curiosidade: em área japonesa existe um arquipélago que está sob domínio da Rússia. São as Ilhas Curilas do Sul, que vão desde a península de Camecháteca, na Rússia, até Hokkaido, no Japão. O arquipélago tem 56 ilhas vulcânicas.

Domínio Público - Wikimédia Commons

E o Japão também tem uma parte que é reivindicada pela China. São as Ilhas Senkaku. O arquipélago, que chegou a ser dominado pelos EUA na II Guerra Mundial, foi devolvido ao Japão, mas atraiu interesse da China nos anos 1970 por causa de reservas de petróleo. O arquipélago fica no Mar da China Oriental.

Domínio Público - Wikimédia Commons

Por outro lado, o Japão também reivindica a soberania sobre as chamadas Ilhas Dodko, onde ficam os Rochedos de Liancourt, hoje pertencentes à Coreia do Sul. A região tem importante valor ecológico.

meojin wikimedia commons

De dia ou de noite, o Japão tem belas paisagens, combinando natureza e urbanismo.

Imagem de Kanenori por Pixabay

Veja Mais