Galeria Terra

Após 5 décadas, sequestro do menino Carlinhos segue sem solução


Por Flipar
Reprodução

O Caso Carlinhos completou 50 anos e segue sem ter uma solução.

Reprodução

De acordo com dados do programa SOS Crianças Desaparecidas, da Fundação para a Infância e a Adolescência, trata-se do desaparecimento de criança há mais tempo sem resposta no Rio de Janeiro.

Divulgação

Carlinhos foi sequestrado dentro de sua casa na rua Alice, bairro das Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro.

Eduardo P/Wikimedia Commo

Na noite do sequestro, o menino assistia TV ao lado da mãe, Maria da Conceição Ramirez, e de quatros dos seus seis irmãos.

Pixabay

Após um corte de energia que deixou a sala às escuras, um homem armado e encapuzado invadiu o sobrado da família e levou Carlinhos.

Reprodução/TV Globo

A mãe e as demais crianças presentes na casa foram trancadas no banheiro pelo criminoso.

Wesley Pacífico na Unsplash

O pai do garoto, João Mello da Costa, havia saído com os dois filhos menores (Roberto, 8 anos, e Luciana, 6) e não presenciou o sequestro.

Reprodução

Proprietário da indústria farmacêutica Unilabor, em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense, João da Costa foi a Copacabana fazer uma entrega.

Reprodução/Facebook

No dia seguinte ao crime, o jornal O Globo estampou o rosto de Carlinhos em sua capa.

Reprodução

Os sequestradores deixaram um bilhete exigindo 100 mil cruzeiros (moeda da época) em até dois dias pelo resgate da criança.

Banco Central do Brasil

Com a comoção despertada pelo caso, a família recebeu doações e chegou ao valor do resgate.

Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

João da Costa deixou a quantia em uma caixa de cimento na Rua Alice, conforme determinado no bilhete, porém Carlinhos não apareceu.

Reprodução/Google Street View

Policiais disfarçados se posicionaram perto do local para tentar capturar os bandidos, mas ninguém apareceu para pegar o dinheiro.

reprodução de TV

As investigações focaram inicialmente em um homem com quem João da Costa tinha uma dívida.

Imagem de Memed_Nurrohmad por Pixabay

No início de 1974, o pai de Carlinhos foi preso após Adilson de Oliveira confessar o crime e dizer que o fez a mando de João da Costa.

Pixabay

Logo constatou-se que a confissão era falsa e João da Costa foi solto.

Ichigo121212 por Pixabay

Anos depois, João da Costa voltou a ficar na mira da Justiça por obra do detetive particular Bechara Jalkh. A suspeita era de que teria tramado o sequestro para quitar dívidas.

Freepik

Exames grafotécnicos demonstraram que a letra do bilhete deixado na casa era de um funcionário do pai do menino, Silvio Pereira. Ele foi condenado em primeira instância, mas ficou livre após recorrer.

angelo giordano pixabay

Jamais foi comprovado o envolvimento de João da Costa. O paradeiro de Carlinhos nunca foi descoberto. Nessas décadas, exames de DNA com homens que se apresentavam como Carlinhos deram negativo e nunca se encontrou uma pista efetiva.

Reprodução

Veja Mais