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Carros elétricos: queda nas vendas expõe os desafios enfrentados pelo modelo


Por Flipar
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Reportagem do jornal londrino Financial Times relatou que muitos portos da Europa têm registrado encalhe de veículos recarregáveis importados da China.

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Terminais em Bruges e Antuérpia, na Bélgica, estão enfrentando problemas logísticos com o excesso de carros elétricos estocados.

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Ainda segundo a publicação, há casos de veículos parados em terminais há três anos e alguns portos precisam alugar espaços nas cercanias para abrigar esses carros.

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Esse panorama tem colocado em xeque o plano climático europeu, que prevê a proibição da venda de novos veículos a combustão a partir de 2035.

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O fim da concessão de incentivos fiscais para a compra desses modelos em países da União Europeia, especialmente em França e Alemanha, é apontado como um dos fatores que explica o declínio desse mercado.

Carros elétricos - Divulgação

Segundo a Associação de Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA), não chega a 30% a proporção dos europeus se mostram inclinados a comprar carros elétricos.

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Dados da consultoria Jato, fornecedora de informações para as montadoras, indicam que os carros elétricos representaram 25% do mercado europeu no auge das vendas, em 2022, e agora estão na faixa de 12%.

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Segundo reportagem da revista Exame, fabricantes como Volkswagen e Renault pretendem lançar modelos elétricos mais baratos nos próximos meses.

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Além do aspecto econômico, há um obstáculo de infraestrutura que tem colaborado para o esfriamento na venda dos veículos recarregáveis: implantação de mais pontos de recarga.

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Estudos apontam que é necessário haver um carregador público para cada dez carros elétricos em circulação.

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Um dos desafios é ter a quantidade necessária de estações em estradas, afastando o receio de motoristas do risco de “pane seca” em viagens mais longas.

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No Brasil, a infraestrutura de recarga também é um empecilho para a expansão do mercado de carros elétricos. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), há 4.300 estações de recarga no país.

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Carros elétricos podem ser recarregados em casa também. “O consumo é o equivalente ao de um chuveiro elétrico”, declarou Fábio Delatore, professor de engenharia elétrica, ao “Estadão”.

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Apesar desses pontos sensíveis, há casos de países em que a eletrificação automotiva está a todo vapor. É o que acontece na Noruega, no norte europeu.

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No país escandinavo, a venda de carros elétricos representou 88% do mercado automotivo em 2023 e o governo norueguês já projeta proibir o comércio de veículos a combustão interna já em 2025.

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A Noruega foi o primeiro país do mundo em que a venda de carros elétricos ultrapassou a de modelos à combustão e híbridos.

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A instalação de estações de recarga recebeu subsídio agressivo do governo norueguês, o que permitiu ao país de quase 5,5 milhões de habitantes expandir rapidamente a venda de carros elétricos.

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Com esse panorama, a Noruega tem registrado ganhos ambientais. Desde 2009, a emissão de gases do efeito estufa caiu 30% na capital Oslo.

Imagem de Alexandra von Gutthenbach-Lindau por Pixabay

A Noruega tem o segundo melhor IDH do mundo, atrás apenas da Suíça. O Índice de Desenvolvimento Humano da ONU reúne estatísticas de qualidade de vida.

Max van den Oetelaar Unsplash

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