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‘Choro’ se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil; conheça!


Por Flipar
flickr Governo do Estado de São Paulo

Criado por volta de 1870 no Rio de Janeiro, esse gênero musical brasileiro teve como principal expoente a canção 'Flor Amorosa', de Joaquim Callado.

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A decisão unânime veio em 29/2/2024 depois de uma reunião entre os 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

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Ao contrário de objetos ou lugares, o patrimônio imaterial se refere aos conhecimentos culturais transmitidos de uma geração para outra, essenciais para a construção da identidade cultural de uma sociedade.

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O pedido foi feito inicialmente pelo Clube do Choro, que fica em Brasília (foto), e ganhou o apoio de outras casas, como o Clube do Choro de Santos e o Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro.

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Reco do Bandolim é uma figura importante no Clube do Choro de Brasília, sendo o atual presidente. Outro músico relevante para a história do lugar é Hamilton de Holanda (foto), que começou lá sua trajetória musical.

wikimedia commons 25º Prêmio da Música Brasileira

'Eu recebo essa notícia como uma coisa justa, o reconhecimento da importância desse gênero pra cultura do Brasil. É importante dizer que quando isso acontece, o Estado passa a ter um cuidado maior com o Choro, ou seja, é uma maneira que a gente encontra de dar proteção, de continuar divulgando esse gênero', afirmou o músico.

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'O choro tem uma grande capacidade de conexão e de integração social. É um bem cultural que irradia outros direitos, principalmente a cidadania. Agora, com esse reconhecimento, a missão é fazer o choro ser difundido e popularizado, chegando às escolas, aos espaços públicos e a todos os espaços do Brasil', declarou o presidente do Iphan, Leandro Grass.

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Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, essa é uma etapa significativa para a música brasileira, conhecida por sua variedade de ritmos: 'O choro é uma construção do povo brasileiro e o Brasil precisa, cada vez mais, se apropriar do chorinho, que é nosso e lindo desde o seu surgimento'.

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'Agora, como PatrimÎnio Cultural do Brasil, será mais um momento muito especial para todos os que gostam e valorizam a nossa cultura', concluiu.

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O choro -- ou chorinho -- é caracterizado por uma formação instrumental flexível, mas geralmente composta por violão, cavaquinho, pandeiro e flauta.

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O choro tem influências de diversos estilos musicais, como a polca, o lundu, o maxixe e a modinha, e é caracterizado por sua alegria e vivacidade.

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As rodas de choro, encontros informais onde músicos se reuniam para improvisar e celebrar a música, foram fundamentais para o desenvolvimento do gênero.

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O bandolim, instrumento de cordas dedilhadas, também é um dos pilares do gênero, com Jacob do Bandolim sendo um dos seus maiores expoentes. Veja alguns dos artistas que foram pioneiros do choro no Brasil!

wikimedia commons Jo Dusepo

Jacob do Bandolim: Virtuoso do bandolim, Jacob do Bandolim era conhecido por sua técnica impecável e por composições como 'Doce de Coco' e 'Brasileirinho'.

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Joaquim Callado: Conhecido como o 'Pai do Choro', encantava com sua flauta virtuosa e melodias inesquecíveis. Uma de suas músicas mais famosas é 'Flor Amorosa', que é considerada uma das primeiras composições de gênero.

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Chiquinha Gonzaga: A famosa 'Rainha do Choro', Chiquinha Gonzaga quebrava barreiras e revolucionou o gênero com suas composições inovadoras. É conhecida por clássicos como 'Corta-Jaca' e 'Atraente'.

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Ernesto Nazareth: Era conhecido como o 'Poeta do Piano', com suas valsas e polcas que encantaram o mundo. Algumas de suas composições mais conhecidas incluem 'Odeon', 'Brejeiro' e 'Apanhei-te, Cavaquinho'.

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Pixinguinha: Considerado um dos maiores compositores e instrumentistas da história do choro, Pixinguinha é conhecido por clássicos como 'Carinhoso' e 'Um a Zero'.

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Waldir Azevedo: Conhecido por popularizar o choro na década de 1950 com sua composição 'Delicado', Waldir Azevedo foi um dos maiores cavaquinistas da história do gênero.

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O gênero teve um papel importante na história da música brasileira, contribuindo para o desenvolvimento de outros estilos, como a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira (MPB).

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