Economia

‘Black Friday’ todos os dias: Conheça os grandes polos de produção do país!


Por Flipar
whirligigtop - pixabay

São lugares onde, na prática, é Black Friday o ano inteiro! A mão-de-obra especializada e a fabricação em larga escala permitem que os comerciantes ofereçam preços convidativos. E os consumidores aproveitam.

gonghuimin468 - pixabay

Em conjunto. esses polos aquecem o mercado de trabalho e impulsionam a economia regional. Muitas vezes, eles representam até mesmo um atrativo turístico. As cidades ganham apelido de 'capital' de determinado produto. E essa fama vai longe.

wnk1029 - pixabay

Com a evolução do e-commerce, esses polos contam com clientes que já não precisam se deslocar para fechar negócios presenciais. Consumidores podem fazer as encomendas à distância. Veja a seguir alguns dos polos mais dinâmicos do Brasil.

Marcos Santos - USP imagens - Fotos Públicas

Franca (SP) - Capital dos Calçados Masculinos - A cidade tem mais de 100 fábricas de pequeno, médio e grande porte que bombam a economia no setor calçadista, principalmente para homens.

Pexels - pixabay

Jaú (SP) – Capital dos Calçados Femininos - A cidade tem um dos maiores shoppings de calçados femininos da América Latina. Conhecido como “Território do Calçado”, o complexo reúne mais de 200 lojas, com cerca de 500 mil itens no atacado e varejo.

Facebook do Centro de noticias Live do Territorio de Calcados de Jau

Borda da Mata (MG) – Capital do Pijama - A cidade no sul de Minas sedia quase 200 empresas especializadas na confecção de roupas para dormir. A cada ano, são fabricados cerca de 80 mil pijamas.

Site Prefeitura de Borda da Mata Weslley Alencar Pijamas

Nova Friburgo (RJ) – Capital da Moda Íntima - O polo industrial na Região Serrana do Rio de Janeiro responde por 25% da produção nacional de lingerie. São mais de 1.000 fábricas que juntas produzem cerca de 125 milhões de peças por ano.

Youtube Canal Circuito Olaria de Moda Intima

Juruaia (MG) – Capital Mineira da Lingerie - Outra cidade poderosa na fabricação de lingerie, tem cerca de 200 confecções que fornecem peças no atacado e no varejo. Mais de 5.000 pessoas trabalham no segmento de forma direta e indireta.

Youtube Canal Muzambinho Portal Conteudos

Porto Ferreira (SP) – Capital da Cerâmica e da Decoração - A cidade a cerca de 200 km de São Paulo capital tem mais de 70 fábricas e cerca de 200 lojas voltadas para a produção de cerâmica.

Site portoferreira.sp.gov.br

Nova Iguaçu (RJ) – Capital dos Cosméticos - O maior município da Baixada Fluminense recebeu essa designação em 2016, como reconhecimento pelo vigor da fabricação de produtos de beleza. São mais de 30 fábricas na cidade.

Facebook Lea Cosmetics

Tracunhaém (PE) – Capital do Artesanato em Cerâmica - Essa arte é tão importante no município da Zona da Mata Pernambucana que 50% dos habitantes garantem a subsistência com a transformação do barro em peças decorativas ou utilitárias.

Site Tracunhaem.pe.gov.br

Laranjal Paulista (SP) – Capital do Brinquedo - É considerado o terceiro maior polo de fabricação de brinquedos no mundo. A produção diária chega a 5 mil peças. As mais populares são as bonecas e os carrinhos.

Wikimedia Commons - Igor Eliezer Borges Vista do Largo Sao Laranjal Paulista

Birigui (SP) – Capital Latina do Calçado Infantil - O município é responsável por 52% da produção nacional do setor. E essa tradição tem 50 anos. Em 1971, Birigui foi apontado pela primeira vez como o principal polo de fabricação de calçados para crianças no Brasil.

Divulgacao Calcados infantis

Toritama (PE) – Capital do Jeans - Situada no Agreste Pernambucano, a cidade tem mais de 3 mil empresas de confecção que juntas produzem mais de 20 milhões de peças anualmente.

Site Totitama.pe.gov.br Capital do Jeans

Vale do Itajaí (SC) – Capital da Indústria Têxtil - O polo do Vale do Itajaí abrange Blumenau, Brusque, Joinville, Itajaí, Nova Trento, Luiz Alves, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. São cerca de 8 mil micro e pequenas empresas de roupas, tecidos e rendas.

Divulgacao

Apucarana (PR) – Capital do Boné - A produção de bonés na cidade paranaense fica a cargo de mais de 2 mil empresas que geram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos na região.

Site aen.pr.gov.br

Limeira (SP) – Capital da Joia Folheada - A cidade tem mais de 600 empresas neste segmento. As semijoias podem ser banhadas com ouro, ródio ou qualquer outro metal precioso. Limeira concentra 50% da produção nacional.

Divulgacao Simbolo da Capital da Joia Folhada

Ibitinga (SP) – Capital do Bordado - A indústria têxtil é a grande força econômica da cidade, que se destaca pelos exclusivos conjuntos de cama, mesa e banho. Um paraíso para casais que fazem o enxoval.

Andreas Lischka - pixabay

Veja Mais