Mais conhecido pelo inglês “method acting”, o sistema foi levado para os Estados Unidos pelo diretor e ator Lee Strasberg a partir do método desenvolvido para o teatro pelo russo Konstantin Stanislavski.
Dustin Hoffman, Nicolas Cage e Natalie Portman são alguns nomes famosos de Hollywood que já utilizaram “O Método” no limite. Confira a seguir!
Daniel Day-Lewis - Um dos atores mais identificados com “O Método”, causou impressão nos colegas do filme “Meu Pé Esquerdo”, em que interpretou um pintor tetraplégico.
O ganhador de três estatuetas do Oscar pediu para ser chamado no set apenas pelo nome do personagem, Christy Brown, e transitava pelo local de cadeira de rodas.
Dustin Hoffman - Nas filmagens de “Kramer vs Kramer”, o ator se excedeu ao adotar técnicas do método de atuação, insultando reiteradamente Meryl Streep. No longa-metragem, eles vivem um casal em processo de divórcio.
Em entrevista ao “The New York Times”, Meryl Streep declarou que Hoffman “passou dos limites” ao desferir um tapa de verdade em seu rosto durante a gravação de uma das cenas.
Jared Leto - O ator já fez uso da técnica em diversos trabalhos. Na preparação para “Clube de Compras Dallas” (2013), Leto utilizou trajes e acessórios femininos no dia a dia como forma de incorporar o travesti Raymond “Rayon”, personagem que rendeu a ele o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Em “Esquadrão Suicida” (2016), Jared Leto encarnou o vilão Coringa a ponto de aparecer nos sets de filmagem já fantasiado e presentear os companheiros com ratos mortos.
Adrien Brody - Vencedor do Oscar por sua atuação em “O Pianista”, de Roman Polanski, op ator se esmerou ao máximo para viver o protagonista Wladyslaw Szpilman.
Brody emagreceu 15 quilos para fazer o personagem em um campo de concentração e, depois, recuperou o peso para interpretar Szpilman em outros períodos da vida. Ele ainda estudou piano quatro horas por dia para dar maior realismo às cenas.
Leonardo DiCaprio - Para encarnar o personagem Hugh Glass, em “O Regresso”, o ator dormiu em carcaças de animais e ingeriu carne de bisão crua.
A entrega de DiCaprio às cenas selvagens do filme de Alejandro González Iñarritu rendeu a ele o seu primeiro Oscar de Melhor Ator.
Nicolas Cage - O celebrado ator californiano levou a técnica ao limite para as gravações de “Birdy” (1984). Para interpretar o personagem que esteve na Guerra do Vietnan, permaneceu com a cabeça enfaixada durante seis meses.
Determinado a sentir o drama do personagem, Cage ainda pediu para ter dois dentes extraídos sem anestesia. “Eram dentes de leite, então aproveitei a oportunidade para removê-los. Achei que isso acrescentaria uma dimensão interessante ao papel”, declarou em entrevista ao “The Daily Telegraph”.
Jamie Foxx - O papel em “Ray” (2004) que rendeu ao ator o Oscar foi construído com imensa dedicação.
Além de emagrecer 13 quilos, ele manteve seus olhos cobertos com pálpebras postiças no set de filmagem a fim de viver com intensidade Ray Charles, o lendário pianista e cantor cego.
Tom Hanks - No celebrado papel em “O Náufrago”, o ator colocou a vida em risco ao buscar formas de se aproximar dos sentimentos do personagem Chuck Noland.
O ator, que precisou perder e ganhar peso em curto espaço de tempo, teve uma infecção ao permanecer no set com um corte na perna sem tratamento. Um médico convenceu Hanks que era urgente passar por um tratamento no local e evitar um agravamento do quadro.