E vale lembrar que, além das medidas de grande alcance que precisam ser tomadas em escala global por órgãos governamentais e entidades privadas, há também a responsabilidade individual de cada cidadão.
Com tantos problemas ocorrendo no planeta, causando sucessivos alertas sobre o risco de catástrofes que comprometam a humanidade, vale destacar que a educação pode ser o caminho para prevenir o caos.
Veja nesta galeria algumas iniciativas importantes que as pessoas devem tomar no dia a dia, como um hábito a ser mantido em nome da preservação ambiental, que é prevista até pela legislação no Brasil.
Para começar, jamais jogue lixo no chão e, se não houver uma cestinha por perto, guarde num saquinho até o momento em que possa fazer o descarte. Para isso, mantenha sempre um saco plástico (ou mais) na bolsa.
Quando for à praia, não deixe resíduos na areia. Leve sacos plásticos para armazenar restos de embalagem, latinhas, copos ou garrafas. E deixe numa lata de lixo próxima ao sair da praia. A foto mostra uma quantidade de lixo absurda registrada em abril de 2021 na praia de Barra de Cunhau, em Canguaretama (RN). Como pode?
Por sinal, a separação de recicláveis num saco à parte ajuda os catadores que levam esses materiais e conseguem alguma renda. Portanto, faça a sua parte para auxiliar essas pessoas que dependem do reaproveitamento de lixo para o sustento das famílias.
Da mesma forma, não jogue nada no mar. A Marinha do Brasil alerta que a poluição interfere diretamente na fauna marinha, pois resíduos são confundidos com alimentos e ingeridos pelos animais, causando sua morte e comprometendo as cadeias alimentares.
Além disso, a poluição no mar prejudica pessoas que dependem da pesca para a sobrevivência, por exemplo.
Atrapalha, ainda, a qualidade da atividade praticada na água por surfistas e outros tipos de esportistas. Portanto, vamos manter a água e a areia limpas, com responsabilidade.
Procure priorizar o uso de produtos que tenham embalagens sustentáveis. Elas são mais limpas e ajudam a manter o ambiente em melhores condições.
Desde cedo ensine seu filho sobre os cuidados necessários com a preservação da Natureza. Assim, certos hábitos passarão a fazer parte da rotina de forma espontânea, consolidando a educação ambiental.
Proponha que o assunto da preservação ambiental esteja presente nas reuniões de pais nas escolas para que todos possam se unir, seguindo a mesma linha na educação dos filhos em casa.
Apresente na escola a sugestão de que a educação ambiental seja abordada em sala de aula, para que os professores também expliquem aos alunos sobre a importância de cada gesto.
A empresa Henvix Ambiental, que oferece suporte técnico para produção sustentável e desenvolvimento de mercado limpo, destaca a importância da infância nesse processo de conscientização.
'Nada do que se fale é tão efetivo quanto ação. Eu acabo de ser pai. E acho que ensinar às crianças desde cedo que jogar lixo no chão é errado e 'feio'; que plantar árvores e hortas é 'muito legal'; e que dependemos da natureza viva e plena para estarmos bem é um excelente caminho', destaca Vinícius Oliveira, diretor da empresa.
Nunca despeje óleo de cozinha na pia. Coloque o produto usado dentro de uma garrafa ou outro recipiente de vidro. Na foto, um bom volume de óleo usado que pode ser reciclado.
Leve o óleo usado até um ponto de coleta desse tipo de material. Há comerciantes que recebem o óleo e entregam para a reciclagem, de modo que haja uma nova produção. Procure se informar sobre os endereços.
No trabalho, onde normalmente a pessoa toma água ou café, procure ter um copo e uma xícara para uso pessoal, em vez de usar a todo instante os copinhos plásticos das máquinas.