Voigt desbancou da posição o italiano Clemente Del Vecchio, filho caçula de Leonardo Del Vecchio, fundador da maior marca de óculos do mundo, a Luxottica.
Estudante de psicologia, Livia Voigt é herdeira da WEG, multinacional de equipamentos eletroeletrônicos sediada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
A WEG tem uma dinâmica acionária que favorece herdeiros diretos dos seus fundadores, Eggon da Silva, Geraldo Werninghaus e Werner Ricardo Voigt. Os três empresários já faleceram.
O título de “fábrica de bilionários” não é à toa. A WEG tem mais quatro nomes de acionistas no novo ranking geral de bilionários da Forbes.
Dora Voigt, de 26 anos, irmã mais velha de Livia, também está no top 10 das mais jovens bilionárias do mundo.
Mariana Voigt Schwartz Gomes e Eduardo Voigt Schwartz, primos de Livia e Dora, aparecem na lista geral de bilionários.
Os quatro são netos de Werner Ricardo Voigt, um dos fundadores da empresa.
Livia Voigt tem um patrimônio estimado em 1,1 bilhão de dólares (R$ 5,56 bilhões), fruto de sua participação acionária da WEG.
De acordo com a Forbes, a adolescente catarinense é detentora de 3,1% das ações da WEG. Ela e a irmã não trabalham para a empresa.
Fundada em 1961, a WEG foi inicialmente uma fábrica de motores elétricos, expandindo suas atividades a partir dos anos 80.
Em 2022, o faturamento da WEG foi de R$ 29,9 bilhões, segundo o jornal Valor Econômico.
O ranking da Forbes de 2024 inclui 265 novos bilionários espalhados por 32 países, com fortuna acumulada de 510 bilhões de dólares.
Um dos nomes famosos que aparece pela primeira vez na lista geral de bilionários é a cantora e compositora Taylor Swift (na posição 2.545).
De acordo com a Forbes, Swift é a primeira artista a alcançar fortuna bilionária apenas com composições de músicas e shows.
Em 2023, a fortuna da cantora norte-americana dobrou e boa parte dessa renda veio da badalada turnê internacional “Eras Tour”, que passou com sucesso pelo Brasil.
O ex-jogador de basquete e hoje empresário Magic Johnson é um outro nome conhecido que entrou em 2024 na lista de bilionários da Forbes. O patrimônio da lenda do Los Angeles Lakers está avaliado em 1,2 bilhão de dólares.
Johnson é apenas a quarta personalidade esportiva a alcançar cifra bilionária. Os outros são os também astros do basquete Michael Jordan e LeBron James (foto) e o golfista Tiger Woods. Todos eles são norte-americanos.
Entre os países, os Estados Unidos são os que tiveram mais novos bilionários na lista (67), seguidos pela China (31).
Os cofundadores da varejista Shein - Maggie Gu, Molly Miao e Ren Xiaoqing - estão entre os novos chineses no ranking.