Isso porque, durante sua passagem pelas ruas, correndo, escalando e saltando, eles acabaram danificando um edifício histórico.
Originado na França, o parkour incorpora técnicas de corrida, salto, escalada e acrobacias para superar obstáculos como muros, cercas, edifícios e outros elementos urbanos ou naturais.
O incidente ocorreu em Matera, uma cidade de pedra do período Paleolítico, situada na região da Basilicata, no sul da Itália.
Em 1993, Matera foi designada Patrimônio Mundial da Unesco e foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2019.
Dois meses atrás, o grupo de parkour Team Phat postou no YouTube um vídeo mostrando suas acrobacias na cidade histórica.
Nas imagens, é possível ver um dos atletas saltando de um prédio e tentando se segurar em um bloco de pedra para alcançar outro edifício do outro lado da rua.
No entanto, o bloco não suportou o peso e acabou soltando. Uma pessoa do grupo que está por trás das câmeras chega a dizer que eles deveriam 'esconder as evidências', enquanto o rapaz exibe um ferimento na perna.
Muitas pessoas criticaram o vídeo nas redes sociais. “Esta cidade é patrimônio da Unesco por uma razão”, comentou um usuário.
Antes, no início do vídeo, é possível ouvir um membro da Team Phat dizendo: “como alguns de vocês sabem, fomos banidos de Veneza e nunca mais poderemos voltar”.
Na ocasião, em março de 2023, um dos atletas do grupo saltou em um dos canais de Veneza e comprou briga com o prefeito, Luigi Brugnaro. “Este ‘sujeito’ deveria receber um certificado de estupidez”, postou o mandatário nas redes sociais.
“Estamos tentando identificá-lo para denunciar ele e seu companheiro que fizeram o vídeo estúpido para as redes sociais', afirmou o prefeito de Veneza.
A cidade de Matera passou por uma grande restauração em meados do século 20. Nos últimos anos, o lugar tem atraído muitos turistas em busca de fotos perfeitas.
A cidade também já foi palco de gravação para filmes famosos. Em 2021, '007 - Sem Tempo para Morrer' teve cenas de perseguição rodadas nas ruas de Matera.
'A Paixão de Cristo' (2004), dirigido por Mel Gibson, também contou com cenas filmadas em Matera. Veja outras curiosidades sobre esse lugar incrível!
Sassi di Matera: O centro histórico de Matera, Patrimônio Mundial da UNESCO, é formado por casas-caverna escavadas em calcário, chamadas de 'Sassi'. Essa característica singular torna a cidade um verdadeiro museu a céu aberto!
Os dois Sassi (Barisano e Caveoso) são os bairros históricos que compõem o centro de Matera. Cada um possui suas próprias igrejas, museus e restaurantes, oferecendo uma experiência imersiva na história da cidade.
A cidade possui diversos museus que exploram seu rico passado, como o MUSMA (Museu de Arte Moderna e Contemporânea da Basilicata) e o Museo Nazionale d'Arte Medievale e Moderna (Museu Nacional de Arte Medieval e Moderna).
Igrejas rupestres, como a Madonna della Consolazione e Sant'Agnese e a San Giovanni Battista (foto), também encantam com sua arquitetura e história.
Matera oferece um calendário repleto de eventos ao longo do ano, desde festivais gastronômicos como o 'Sassi in Tavola' até eventos musicais como o 'Settembre Materano'.
Cidades turísticas ao redor do mundo todo têm sofrido com o aumento da quantidade de turistas nos últimos anos. Em abril deste ano, por exemplo, Veneza passou a cobrar uma taxa de entrada para visitantes.
Já em março, um distrito histórico em Quioto, no Japão, chegou a anunciar a proibição total de turistas estrangeiros devido ao 'mau comportamento e a falta de cumprimento dos costumes e etiqueta japoneses'.