Galeria Terra

Capital da República Tcheca tem a rua mais estreita do mundo; entenda


Por Flipar
Facebook Wikimapia

A rua Vinarna Certovka tem até um semáforo para organizar a circulação de quem transita a partir de cada uma das pontas. Isso porque se duas pessoas entrarem juntas e se cruzarem, uma pode não conseguir passar pela outra de tão apertado que é o espaço.

Facebook Wikimapia

Dessa forma, o semáforo virou atração turística da cidade tcheca e viralizou nas redes sociais. Os turistas podem apertar o botão do local, tirar fotos e ignorar as luzes que servem para evitar as colisões entre os pedestres.

Facebook Wikimapia

Malá Strana (Cidade Pequena) era o bairro residencial da antiga nobreza tcheca e um dos lugares mais históricos da cidade. Por lá, há belos jardins e lindas fachadas barrocas, que chama a atenção dos turistas.

- Imagem de Oleg Shakurov por Pixabay

A cidade ainda preserva suas características residenciais, assim como abriga algumas instituições governamentais e muitos hotéis e restaurantes.

Imagem de Guozhen Jing por Pixabay

A diversidade de fachadas barrocas de Malá Strana lembra umas cenas de contos, sendo ao mesmo tempo um bairro residencial e abrigar instituições governamentais e do Estado, embaixadas e diplomatas estrangeiros.

Flickr Tè nel Deserto

Seu nome se originou do fato da sua posição ser à margem esquerda (oeste) do Rio Moldava (em checo Vltava), nas encostas da montanha onde fica o Castelo de Praga. Isso em oposição às maiores áreas da cidade que ficam na margem direita (leste) do rio, com as quais se junta através da Ponte Carlos.

Flickr Ashitaka San

A Ponte Carlos, em Praga, recebe o nome do seu criador, Carlos IV, que colocou a primeira pedra em 1357 para substituir a Ponte Judite, que foi completamente destruída após uma inundação.

Imagem de Duernsteiner por Pixabay

O Orloj é um relógio astronômico medieval, também localizado em Praga, capital da República Checa. Ele foi montado na parede sul da Prefeitura Municipal na Praça da Cidade Velha, e é uma das atrações turísticas mais populares do local.

Imagem de Graham Hobster por Pixabay

A praça Venceslau é o centro da Cidade Nova, tem um formato alongado e mede 750 metros de comprimento por 60 de largura. Os edifícios que a rodeiam são, em sua maioria, hotéis, restaurantes e lojas de moda.

Imagem de Erzsébet Apostol por Pixabay

A Casa Dançante é um prédio de escritórios no centro de Praga, na República Checa. Ele foi desenhado pelo arquiteto Vlado Miluni?, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry em uma área ribeirinha vazia na qual havia um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em 1945.

Imagem de Pierre Blaché por Pixabay

Localizada entre a Praça Venceslau e a Ponte Charles, a Praça da Cidade Velha está sempre lotada de turistas no verão. Ela é extremamente importante para os tchecos pois nela é possível encontrar prédios em vários estilos arquitetônicos, como a Catedral Týn, de estilo gótico, e a igreja de São Nicolau, em estilo barroco.

A.Savin/Wikimédia Commons

A Catedral de São Vito é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Tcheca. A construção da catedral no seu atual estilo gótico foi iniciada em 1344 e finalizou-se, depois de uma interrupção das obras no século XV, só em 1929.

- Imagem de Vined por Pixabay

O Castelo de Praga encontra-se na colina Hradchany, local onde foi fundada a cidade, que domina a capital na margem esquerda (ocidental) de Vltava. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia.

Imagem de Markéta Klimešová por Pixabay

A Cabeça de Franz Kafka é uma escultura cinética ao ar livre de David ?erný, representando o escritor boêmio de língua alemã Franz Kafka. Foi instalada em 31 de outubro de 2014 do lado de fora do shopping Quadrio em Praga.

Imagem de Erwin por Pixabay

O Muro John Lennon desde o início dos anos 80 recebe este nome porque é continuamente decorado com novos grafites inspirados na figura de John Lennon e com trechos de músicas dos Beatles.

Jerzy Strzelecki/Wikimédia Commons

A Casa Municipal é um dos edifícios Art Nouveau mais famosos de Praga. Fica na nám?stí Republiky, no bairro de Prašná brány, em frente à casa U Hybern?. É utilizado para fins representativos e eventos culturais (concertos e exposições).

Uoaei1/Wikimédia Commons

O Jardim Zoológico de Praga foi inaugurado em 1931 com o objetivo de 'promover o estudo da zoologia, proteger a vida selvagem e educar o público' no distrito de Troja, no norte de Praga.

PackaWikimédia Commons

Localizado às margens do Rio Moldava, Troja é um bairro residencial tranquilo e arborizado, com várias atrações de alto nível. O castelo barroco do local abriga pinturas tchecas do século 19 e recebe festivais de vinho e concertos nos seus jardins bem cuidados.

Imagem de Caro Sodar por Pixabay

Praga é a cidade mais importante da região de Boêmia. Tem uma localização privilegiada no centro da Europa e está bem conectada com os países vizinhos, o que faz dela um dos destinos mais visitados do continente.

Flickr Robert S.

Ela já foi conhecida por outros nomes, como A Cidade Dourada, A Cidade das Cem Torres e O Coração da Europa. Em 1989, em Praga, aproveitando a crise soviética, teve início um movimento que a história chamou de Revolução de Veludo, responsável por conseguir a independência da URSS no dia 17 de novembro.

Peter K Burian/wikimédia Commons

É formada pela união de cinco antigas cidades e é banhada pelas águas do rio Moldava (Vltava em tcheco). Tradicionalmente, foi o centro político, cultural e econômico da República Tcheca.

Imagem de Lukáš Jan?i?ka por Pixabay

Em 1993, depois da divisão da Tchecoslováquia em dois estados (República Tcheca e Eslováquia), Praga se tornou a capital da primeira.

- Imagem de Jan Blanicky por Pixabay

Veja Mais