Intitulado 'Megalópolis', o drama de ficção científica teve uma première no Festival de Cannes, em maio de 2024. LaBeouf despertou atenção ao aparecer em um evento de tapete vermelho após quatro anos de ausência.
A presença de LaBeouf em Cannes teve grande repercussão por ser o primeiro registro público desde o noticiário sobre sua imersão na vida religiosa.
O astro de Hollywood parece ter decidido buscar na vida religiosa um meio de dar fim a uma trajetória pessoal e profissional repleta de polêmicas.
O ator americano de 38 anos passou a se interessar pelo catolicismo durante a imersão que fez para interpretar o protagonista do filme “Padre Pio”, lançado em 2022. No fim de 2023, o ator foi crismado na Igreja Católica.
Para encarnar o sacerdote italiano canonizado pela igreja católica, LaBeouf passou um tempo vivendo com frades franciscanos capuchinhos em um mosteiro.
A página “Franciscanos Capuchinhos - Província da América Ocidental” no Facebook postou fotos da cerimônia “de confirmação” com o ator na Paróquia Old Mission Santa Ines, em Solvang, no estado da Califórnia.
“Os frades franciscanos capuchinhos estão radiantes por recebê-lo no rebanho e testemunhar o seu profundo compromisso com a sua jornada de fé”, dizia o texto da postagem.
De acordo com a Agência de Notícias Católica, LaBeouf revelou aos frades que deseja se tornar diácono no futuro (uma posição abaixo de padres e bispos).
LaBeouf já declarou que sua criação foi judaica, porém ele jamais aderiu à prática do judaísmo.
Nos últimos anos, o ator foi notícia menos pelas atuações no cinema e mais por problemas na vida pessoal que o levaram mais de uma vez às páginas de polícia.
Em agosto de 2022, LaBeouf admitiu em entrevista a um podcast que teve uma série de atitudes abusivas durante o namoro com a cantora FKA Twigs, em 2018.
“Eu machuquei aquela mulher. E durante esse tempo, machuquei muitas e muitas pessoas antes daquela mulher”, declarou o ator ao podcast “Real Ones”, do ator Jon Bernthal.
Twigs acusou o ator de abusos variados e o processou por isso. A cantora ainda relatou ter sido infectada conscientemente por LaBeouf com uma doença sexualmente transmissível. “A pior coisa que eu já passei na minha vida”, chegou a dizer em entrevista.
A cantora expôs diversos comportamentos tresloucados do ator, como atirar em cães de ruas como forma de incorporar o personagem que faria em “O Cobrador de Impostos” (2020).
Após as acusações de Twigs, outras mulheres vieram a público denunciar o comportamento agressivo do ator. Karolyn Pho, outra ex-namorada de LaBeouf, o processou por abuso físico.
A repercussão das denúncias fez a agência de talentos que administrava a carreira do ator romper o contrato com ele.
Na época, os representantes legais de LaBeouf emitiram comunicado informando que o cliente havia buscado uma clínica de reabilitação em busca de tratamento.
Em 2015, o ator natural de Los Angeles chegou a ser preso por intoxicação pública durante um festival de música no Texas. De acordo com o site TMZ, LaBeouf estava alterado, com comportamentos estranhos, e saiu correndo quando dois policiais o avistaram.
Dois anos depois, ele foi preso novamente por embriaguez e desordem pública. Até mesmo em uma farmácia o ator chegou a ser detido por causar tumulto sob efeito de álcool.
LaBeouf foi levado à delegacia mais de uma vez por dirigir embriagado. Em uma das ocasiões, envolveu-se em acidente e saiu levemente ferido. Como se recusou a fazer o teste do bafômetro, teve a carteira de habilitação suspensa por um ano.
O temperamento explosivo de LaBeouf já o fez aparecer nas listas de sites especializados como um dos atores mais detestados de Hollywood.
LaBeouf também foi acusado de plagiar o cartunista Daniel Clowes no curta-metragem 'HowardCantour.com', lançado no Festival de Cannes em 2012. A revista Wired afirmou que a obra traz inúmeras semelhanças com os quadrinhos “Justin M. Damiano'.
Shia LaBeouf conquistou o estrelato como protagonista da franquia “Transformers”, de Michael Bay.
No currículo, o ator também tem papéis em outros filmes de diretores importantes, como “Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme” (Oliver Stone) e “Constantine” (Francis Lawrence).