Um deles é o artista brasileiro Paulo Ricardo Campos, eleito o “Artista do Ano” em uma premiação que aconteceu em Londres, na Inglaterra, em outubro de 2022.
O reconhecimento veio depois que Paulo pintou um retrato da Rainha Elizabeth II, em um teatro, com presença de público, no dia 8 de outubro de 2022.
Natural de Itumbiara, interior de Goiás, o brasileiro utilizou uma técnica que ele mesmo desenvolveu e que usa pasta de metal, chamada “pixels de ouro”.
Paulo é só um dos exemplos de artistas brasileiros que fazem sucesso mundo afora e o FLIPAR preparou uma lista com vários outros nomes; conheça!
Tarsila do Amaral - Nasceu em 1º de setembro de 1886, em Capivari, São Paulo. Morreu em 1973.
Tarsila foi um marco para o modernismo no Brasil e suas obras tinham como objetivo enfatizar aspectos da cultura nacional.
Seu quadro mais famoso, o Abaporu, está exposto no Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA). É considerada a tela brasileira mais valorizada no mundo das artes, com valor estimado de 40 milhões de dólares!
Cândido Portinari - Nasceu em 29 de dezembro de 1903, no município de Brodowski, São Paulo. Morreu em 1962.
Autor de várias obras-primas, Portinari ajudou a construir a identidade cultural do Brasil pelo mundo. Deixou um legado de mais de 5 mil obras.
Entre essas obras estão os painéis “Guerra e Paz”, que fazem parte da sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Romero Britto - Nasceu em 6 de outubro de 1963, em Recife, Pernambuco. Ele se mudou para os Estados Unidos na década de 1980, onde alcançou reconhecimento internacional.
Famoso por suas telas com formas geométricas coloridas, Romero Britto diz ter Pablo Picasso como sua maior inspiração. Hoje em dia se tornou um dos artistas brasileiros mais prestigiados internacionalmente.
Além de ter obras expostas em diversas galerias do Brasil, as obras de Romero Britto também ocupam espaços públicos pelo mundo como nos EUA, Israel e Suíça.
OSGEMEOS - Otávio Pandolfo e Gustavo Pandolfo, conhecidos como 'OSGEMEOS', nasceram em 1974, em São Paulo, capital.
Saindo da arte tradicional e indo para arte de rua, OSGEMEOS estão entre os mais conhecidos no ramo do grafite. Inspirados pela cultura Hip Hop dos anos 80, os irmãos criaram uma identidade visual bem própria.
Eles já realizaram trabalhos em diversos museus ao redor do mundo, como Chile, Cuba, Inglaterra, Espanha, Alemanha (foto), Lituânia, Itália e Japão.
Em 2008, por exemplo, OSGEMEOS foram convidados para a exposição “Street Art”, na qual expuseram um projeto enorme na fachada do prédio da Tate Modern, em Londres (foto).
Em outubro de 2022, uma exposição dos irmãos retornou à unidade do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, com quase mil itens dedicados à vida e à obra dos artistas.
Eduardo Kobra - Nascido em 1º de janeiro de 1975, em São Paulo (SP), Kobra começou sua carreira no grafite nos anos 1980, durante a adolescência, e rapidamente se destacou por seu estilo único e habilidade técnica.
Kobra se tornou um dos muralisitas mais renomados do mundo, conhecido por suas obras de grande escala em preto e branco com alto realismo e impacto social.
Além disso, Kobra possui obras espalhadas por vários países, como Estados Unidos, Holanda, Itália e Japão.
Em setembro de 2022, o artista brasileiro inaugurou um mural de cerca de 350 metros quadrados na fachada da ONU, às vésperas da 77ª Assembleia Geral.
Após a morte da jornalista Glória Maria, em fevereiro de 2023, Kobra recebeu uma encomenda do 'Fantástico' e produziu uma obra de arte que retratou a jornalista em múltiplas cores.