O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador que revela a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país ao longo do ano.
E o Brasil está presente na lista das dez maiores economias do mundo. Veja o ranking. As informações são do valor total dos bens dos países, em trilhões de dólares.
10° lugar: Canadá - 2,11 trilhão de dólares - A economia canadense é bastante forte no setor de serviços, composto principalmente pelas áreas de finanças, comércio, tecnologia, turismo e transporte.
O país também tem uma força econômica expressiva na produção de equipamentos de transporte, produtos químicos, equipamentos eletrônicos e tecnológicos. A proximidade com os Estados Unidos favorece por meio de tratados comerciais em vários segmentos.
9º lugar: Brasil - 2,17 trilhão de dólares - Quinto maior país em extensão territorial, tem uma imensa variedade de recursos naturais - minério de ferro, petróleo, café e soja, entre outros.
O Brasil também tem um setor de serviços vigoroso, que representa 70% do PIB do país. E um setor industrial na casa de 24% do PIB. Na pauta de exportações, o país se destaca nas commodities da agricultura e da mineração.
8° lugar: Itália - 2,18 trilhão de dólares - O setor de serviços responde por 70% do Produto Interno Bruto italiano. E a indústria tem a fatia de 24%
No segmento de serviços está incluído o setor de turismo, que é pulsante no país - um dos mais relevantes do planeta em termos de história. Cidades como Roma, Veneza e Florença recebem multidões. E o país, como um todo, tem atrações que se destacam nos roteiros de viagem.
7° lugar: França - 3,04 trilhões de dólares - Terceira maior economia da Europa, o país se destaca nos setores de pesquisa e desenvolvimento na fabricação de carros, aviões e produtos farmacêuticos; energias renováveis; agricultura e tecnologia.
O turismo é outra força da França, já que sua capital é uma das cidades mais visitadas do planeta. Atrações com a Torre Eiffel e o Museu do Louvre estão entre as mais prestigiadas no turismo mundial.
6° lugar: Reino Unido - 3,33 trilhões de dólares - Segunda maior economia da Europa, tem grande diversidade de indústrias, inclusive com um moderno parque industrial com construtoras de automóveis, aviões e aerobarcos.
O Reino Unido tem centros financeiros, comerciais e portuários de grande vigor, além das indústrias têxteis, química e petroquímica. E, claro, o turismo, movido pela grande variedade de atrações e pela excelente estrutura do país.
5° lugar: Índia - 3,73 trilhões de dólares- O país teve reformas estruturais e alterações na política governamental que permitiram um impulso.
As principais atividades econômicas da Índia são nos setores de serviços e agrícola (arroz, trigo, algodão, chás). A mineração e a indústria também se destacam, bem como a produção de cinema, em ascensão.
4°lugar: Japão - 4,42 trilhões de dólares - O país é uma das principais referências quando se fala em avanço tecnológico, com empresas de ponta como Sony e NIntendo.
O Japão também é um grande fabricante de maquinário e veículos, com nomes de qualidade reconhecida mundialmente, como a Toyota.
3° lugar: Alemanha - 4,42 trilhões de dólares - É o país mais industrializado da Europa e possui a maior economia do continente, com destsaque especial para a indústria automotiva.
A Alemanha também tem uma economia forte em engenharia mecânica, equipamentos eletrônicos, produtos químicos, finanças, construção civil, agricultura e turismo.
2° lugar: China - 17,7 trilhões de dólares - A expansão avassaladora nas últimas décadas permitiu que o país se tornasse uma das potências mundiais.
A China tem agricultura e indústria vigorosas e é um grande exportador de produtos, despejando no mercado internacional uma gama diversificada de mercadorias, cujos preços baixos acabam conquistando muitos consumidores.
1º lugar: Estados Unidos - 26,9 trilhões de dólares - O país tem recursos naturais em abundância - petróleo, gás natural, minério de ferro, carvão. E conta com trabalhadores altamente qualificados e com bons índices de educação.
Com uma economia bem diversificada, os Estados Unidos têm desenvolvimento avançado em tecnologia, setor finanças, saúde e educação.