Em fevereiro, o jornal Estadão convidou especialistas que avaliaram drinks em lata que têm teor alcoólico. Bebidas que são opções para a reunião de amigos, desde que consumidas com moderação. Veja as avaliações.
Xeque Mate - Este drink, produzido pela Ambev, ficou em primeiro lugar. Tem teor alcoólico de 7,9%. É feito com chá-mate, rum artesanal, guaraná e limão.
Criada no fim de 2015 em Belo Horizonte (MG), a bebida se expandiu para outros estados. Os jurados acharam que a bebida é saborosa e leve. E não enjoa.
Isla - Este drink ficou em segundo lugar na avaliação .Tem um teor alcoólico de 4% . É feito com gim, água gaseificada e sucos de fruta
Jurados consideraram que há um equilíbrio entre doçura e acidez. E elogiaram a leveza e a refrescância da bebida. Tem versões com sucos de duas frutas combinadas: framboesa e amora; pêssego e maracujá; ou limão siciliano com gengibre.
Smirnoff Ice - Este drink ficou em terceiro lugar. Teor alcoólico: 5% . Leva uma mistura de água gaseificada, saquê e açúcar, com a vodk Smirnoff.
Os jurados avaliaram que a mistura foi equilibrada, destacando a refrescância do limão. A bebida é produzida no Brasil desde 2000.
A partir daqui, as bebidas entram sem ordem de preferência. Mas como opções que vêm sendo consumidas com frequência. A Coluna mencionou cada uma por ordem alfabética.
Beats Tropical - Teor alcoólico: 7,9% . Essa bebida combina gin com frutas variadas e água gaseificada.
Faz parte da linha de bebidas Skol Beats. Há opções com manga, abacaxi e maracujá. Os jurados acharam muito doce e com sabor artificial.
Easy Boose Red Mint - Teor alcoólico: 6,5% . Bebida que combina gim sem tônica com suco de frutas, além de hortelã.
As frutas mais comuns são o morango e a melancia, mas também há versões com tangerina e maçã. Jurados acharam que pode enjoar com o tempo.
Jack Daniel’s + Coca Cola - Teor alcoólico: 5%. Muita gente já juntava o famoso uísque Jack Daniels com Coca-Cola na proporção de 50 ml da bebida alcoólica para 200 ml de Coca.
Mas uma parceria das duas empresas surgiu em 2023 juntando ambas num produto já pronto para o consumo, em latinha. Jurados acharam muito pesado.
Jovi Tangerina - Teor alcoólico: 4,5%. Bebida que mistura tangerina com açúcar orgânico (feito da cana de açúcar).
Não contém corantes nem glúten. Também tem versões com limão ou grapefruit. Jurados acharam que percebe-se pouco o álcool.
Lemon-Dou - Signature Lemon - Teor alcoólico: 5% . Essa bebida mistura vodca com limão e água gaseificada.
Bebida inspirada num drink japonês chamado Chu Hai, preparado nos bares 'Izakayas' (espécie de pub informal que serve diversos tipos de bebidas e comidas, a preços mais baixos do que a média). Os jurados acharam que há excesso de acidez, afetando aroma e sabor.
Mike’s - Hard Lemonade. Tem teor alcoólico de 5%. Essa bebida é feita com uma mistura de vodca e suco de limão.
Foi bem avaliada por combinar doce e ácido de forma harmoniosa. É muito consumido nos Estados Unidos, foi apontado como a bebida número 1 dentre as que são compradas para consumo imediato pelos americanos. Chegou ao Brasil em 2021.
Schweppes - Spritz - Teor alcoólico: 5% . O drink tem água gaseificada e leva frutas de base cítrica, com sabor de raspas de laranja.
Os jurados testaram e não aprovaram essa bebida, pois consideraram que, na verdade, parece um isotônico.