Esporte

De Atenas a Paris: relembre todas as edições e sedes dos Jogos Olímpicos


Por Flipar
Divulgação

Atenas 1896 - A capital da Grécia, berço dos Jogos Olímpicos na Antiguidade, foi a casa da primeira edição na era moderna. O evento foi concebido pelo Barão de Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Reprodução

Paris 1900 - A capital francesa, cidade natal do Barão de Coubertin, sediou a segunda edição dos Jogos Olímpicos. O evento durou mais de quatro meses e ocorreu em meio à Exposição Universal de Paris, uma feira internacional de comércio.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Saint Louis 1904 - A cidade do Missouri, nos Estados Unidos, também abriu o evento em meio a uma feira de negócios.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Londres 1908 - A capital da Inglaterra e do Reino Unido sediou a quarta edição, a terceira em território europeu.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Estocolmo 1912 - A edição dos Jogos na capital da Suécia foi a primeira com a participação de atletas dos cinco continentes.

Dominio Público/Wikimedia Commons

Antuérpia 1920 - A Primeira Guerra Mundial forçou o cancelamento da edição de 1916. Quatro anos depois, a cidade portuária na Bélgica recebeu as competições.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Paris 1924 - A capital francesa foi a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos pela segunda vez. Coincidentemente, foi a última edição com o francês Barão de Couberin à frente do COI.

Dominio Público/Wikimedia Commons

Amsterdã 1928 - O evento na capital holandesa foi o primeiro que retomou a tradição antiga de acender a chama olímpica durante as competições.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Los Angeles 1932 - Após cinco edições consecutivas na Europa, os Jogos Olímpicos voltaram aos Estados Unidos, na capital da Califórnia, onde está sediada Hollywood.

Adam Jones/Wikimedia Commons

Berlim 1936 - A edição na capital alemão ficou marcada pelas quatro medalhas de ouro do atleta negro americano Jesse Owens em plena Alemanha nazista, com Adolf Hitler presenciando tudo na arquibancada.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Londres 1948 - Após um intervalo de 12 anos sem Olimpíada devido ao desenrolar da Segunda Guerra Mundial, a capital britânica foi palco pela segunda vez do evento.

Museu Nacional da Mídia/Wikimedia Commons

Helsinque 1952 - Os Jogos na capital da Finlândia foram os primeiros a contar com a participação da extinta União Soviética, ainda hoje a segunda colocada geral no quadro de medalhas.

Hugo Sundstrom/Wikimedia Commons

Melbourne 1956 - A cidade australiana foi a primeira do hemisfério sul a organizar uma edição de Jogos Olímpicos.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Roma 1960 - A capital italiana pôde, enfim, sediar os Jogos 52 anos após ter o sonho cancelado devido à erupção do vulcão Vesúvio, emergência que transferiu o evento para Londres em 1908

Alex Dawson/Wikimedia Commons

Tóquio 1964 - Após 14 edições, os Jogos Olímpicos chegaram à Ásia. A capital japonesa seria sede em 1940, mas o evento foi cancelado em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Phil Kates/Wikimedia Commons

Cidade do México 1968 - A América Latina precisou esperar 72 anos para abrigar os Jogos Olímpicos. A capital mexicana, que seria sede da Copa do Mundo de futebol dois anos depois, foi a pioneira.

Sergio Rodriguez/Wikimedia Commons

Munique 1972 - A edição na capital da Bavária, na Alemanha, ficou marcada pela maior tragédia da história olímpica. No dia 5 de setembro, um ataque terrorista à delegação de Israel resultaria na morte de 17 pessoas - 11 israelenses, cinco terroristas e um policial alemão.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Montreal 1976 - A cidade canadense registrou um acontecimento único na história dos Jogos Olímpicos até hoje: o país sede não conquistou nenhuma medalha de ouro.

Abdallahh/Wikimedia Commons

Moscou 1980 - Em plena Guerra Fria, o evento na União Soviética sofreu com o maior boicote da história olímpica. Ao todo, 69 países deixaram de participar do evento, que teve uma das imagens mais marcantes da história das cerimônias de abertura: o choro do urso Misha, a mascote daquela edição.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Los Angeles 1984 - Pela segunda vez, a cidade da Califórnia abrigou a Olimpíada. Em resposta ao boicote de quatro anos antes, boa parte dos países do então bloco socialista não participaram das competições. Los Angeles voltará a ser sede em 2028.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Seul 1988 - A capital da Coreia do Sul marcou o fim do período de boicotes, com a presença das delegações de Estados Unidos e União Soviética.

Ken Hackman/Wikimedia Commons

Barcelona 1992 - A cidade da Catalunha, na Espanha, teve a presença de todos os países filiados ao Comitê Olímpico Internacional e ficou destacada pelas obras de infraestrutura que trouxeram benefícios à região, considerado o maior exemplo de legado olímpico.

Josep Maria Trias/Wikimedia Commons

Atlanta, 1996 - O evento na capital do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, celebrou o centenário dos Jogos Olímpicos da era moderna.

ViennaUK/Wikimedia Commons

Sydney 2000 - A Austrália recebeu os Jogos Olímpicos pela segunda vez no ano que marcaria a virada do milênio.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Atenas 2004 - Oito anos após o centenário dos Jogos na era moderna, o berço olímpico voltou a hospedar a festa do esporte mundial.

Reprodução

Pequim 2008 - Na sua 22ª edição os Jogos Olímpicos chegaram à China. O evento ficou famoso pelas instalações esportivas portentosas na capital do país oriental.

U.S. Army/Wikimedia Commons

Londres 2012 - Ao sediar o evento pela terceira vez, a capital britânica bateu recorde na história dos Jogos Olímpicos. Paris, em 2024, e Los Angeles, 2028, irão igualar o feito londrino.

Cdephotos/Wikimedia Commons

Rio de Janeiro 2016 - Pela primeira vez o Brasil, assim como a América do Sul, hospedou os Jogos Olímpicos. Apenas a terceira vez do evento no hemisfério sul - a Austrália havia sido sede duas vezes.

Agência Brasil

Tóquio 2020 - Em meio à pandemia de Covid-19, a capital japonesa recebeu pela segunda vez os Jogos Olímpicos um ano depois do previsto, em 2021. Pela primeira vez a disputa aconteceu em ano ímpar e sem a presença de público nas competições.

Dick Thomas Johnson/Wikimedia Commons

Veja Mais