O Rio de Janeiro apareceu na sétima posição, à frente de Tóquio, no Japão, e Istambul, na Turquia. Por outro lado, a capital fluminense ficou atrás de Paris (França), Roma (Itália), Nova York (EUA) e Cidade do Cabo (África do Sul).
A lista foi feita baseada na opinião de 50 especialistas em viagens, como críticos e agentes de turismo, entre outros. “Nenhuma outra cidade da Terra combina beleza natural, cosmopolitana, glamour, comidas interessantes, férias na praia e uma vida noturna fabulosa', disse um trecho da reportagem.
O Rio de Janeiro tem muitas atrações que influenciaram na lista. Veja alguns atrativos da cidade carioca, tanto no aspecto de paisagem natural como na área cultural, que cativam os visitantes.
As praias de Ipanema, Copacabana e Leblon estão presentes em vários elementos da nossa cultura, como música, cinemas e novelas. A Barra é a menos famosa internacionalmente, mas é a preferida de muitas celebridades que moram na cidade.
O Rio também tem outras praias bonitas e com condições de banho como Leme, Arpoador, Reserva, Recreio, São Conrado Macumba, Prainha e Joatinga. Isso sem contar Flamengo e Botafogo, que não são recomendadas para o banho, mas têm paisagem incrível...
A cidade tem mirantes maravilhosos como Joá, Leblon, Dona Marta, Urubu, Sacopã, Dois Irmãos, além da Vista Chinesa.
O Rio de Janeiro também tem trilhas como a Pedra do Telégrafo, o Pico da Tijuca Mirim, a Pedra Bonita, Morro da Urca, Pedra Branca, Pedra da Gávea, entre outros.
A cidade tem ainda o bondinho do Pão de Açúcar, que liga a Praia Vermelha e o Morro do Pão de Açúcar ao Morro da Urca. É um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, assim como o Cristo Redentor, no Morro do Corcovado.
O Rio de Janeiro ainda tem muitos outros lugares para contato com a natureza, como o Jardim Botânico, o Parque Lage, Quinta da Boa Vista, zoológico, Floresta da Tijuca, Mureta da Urca, Marina da Glória, entre outros...
Dentre os museus, que aliam conhecimento e lazer, o Rio de Janeiro possui o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna, Museu da República, Histórico Nacional, Aeroespacial e de Astronomia, entre outros.
A cidade tem cerca de 6 milhões de habitantes, com infraestrutura para todo tipo de diversão: bares, restaurantes, teatros, cinemas, shoppings.
O Rio também respira música. Além do samba e dos desfiles no Carnaval, a cidade tem dezenas de opções para quem curte funk, pagode, sertanejo e bossa nova.
O Parque Madureira - com uma ampla área de lazer no subúrbio carioca - e a Feira de São Cristóvão - reduto de cultura nordestina num bairro tradicional de fácil acesso para o Centro - também são opções muito procuradas, com grande popularidade entre moradores e visitantes.
A Lapa é outro atrativo com vida noturna pulsante, muitos bares e casas de música ao vivo. O local passou por revitalização na década passada e tornou-se um ponto de encontro de amigos. Ali também ficam os clássicos Arcos da Lapa, um dos cartões postais da cidade.
Na área central da cidade, a Lapa fica perto de Santa Teresa, outro ponto turístico, muito por conta de seus tradicionais bondinhos que passam sobre os antigos trilhos do bairro.
Entre a Lapa e Santa Teresa, destaca-se a Escadaria Selarón , decorada pelo artista chileno radicado no Brasil Jorge Selarón, que declarou a obra como uma 'homenagem ao povo brasileiro'
O Rio de Janeiro, aliás, também tem estrutura esportiva invejável. A cidade é a única da América do Sul que sediou duas finais de Copa do Mundo, ambas no Maracanã (1950 e 2014). O estádio, no bairro homônimo, na zona norte, já não é o maior do mundo, mas mantém a aura de estádio mítico no futebol.
A cidade também tem o Rio Open, um importante evento de tênis, e é a única do Brasil que sediou Jogos Olímpicos, em 2016. Já em 2007, o Rio foi a sede dos Jogos Pan-Americanos.
Por outro lado, os cariocas têm sofrido muito com violência urbana É uma cidade onde não se pode entrar em qualquer área por causa da presença de bandidos. Por isso, para passear fora das áreas turísticas mais famosas, é necessário estar com alguém da cidade, que conheça os acessos.
Além disso, o Rio de Janeiro é uma cidade com um dos maiores custos de vida do Brasil. É uma cidade cara para se viver e para visitar.