E por trás do sucesso da história de magia, há uma trilha sonora sensacional que emociona o público. O maestro John Williams, um dos nomes mais prestigiados do cinema americano, é o compositor genial da música-tema da saga de Harry Potter.
Nascido em 8/2/1932, em Long Island, Nova York, ele é campeoníssimo de indicações ao Oscar na modalidade, já concorreu 52 vezes por música/trilha sonora. Venceu 5.
John Williams assina quase todos os filmes de Steven Spielberg (Tubarão, ET e Jurassic Park, entre outros). E compôs as canções das sagas Harry Potter, Indiana Jones e Star Wars.
John Williams tem uma formação musical tão profunda que, além das músicas que se tornaram populares no cinema, ele tem composições eruditas.
Ele é autor de diversos concertos para vários instrumentos e estilos: fagote e orquestra, violoncelo, trompete, violino, flauta e trompa. Sabe tudo!
Veja agora outros grandes nomes que se consagraram como músicos no cinema, eternizando suas composições na Sétima Arte e mostrando o quanto uma boa canção ajuda a consagrar filmes na memória coletiva.
Ennio Morricone (1928-2020)- O compositor e maestro italiano criou mais de 400 partituras para cinema e televisão. Ele é um dos maiores nomes da música na Sétima Arte. Sua filmografia registra mais de 70 filmes premiados.
Ennio deixou um legado de músicas marcantes, como no filme “Cinema Paradiso”. Recebeu um Oscar pelo conjunto da obra em 2007. E foi contemplado com Oscar de Melhor Trilha Sonora em 2016, pelo filme “Os Oito Odiados”.
Hans Zimmer (Nascido em 12/09/1957) - O compositor alemão coleciona mais de 110 prêmios de 178 indicações na carreira. Seu primeiro sucesso foi Rain Man, pelo qual concorreu a Oscar. É autor da trilha sonora de sagas como Piratas do Caribe e Sherlock Holmes. Em 2022, foi indicado ao Oscar pela trilha de 'Duna'.
Henry Mancini (1924-1994) - Ítalo-americano, foi compositor, pianista e maestro. Participou da orquestra de Glenn Miller e quando este desapareceu num ataque aéreo na Segunda Guerra Mundial, manteve o legado do regente. Entre os trabalhos mais famosos estão Bonequinha de Luxo e A Pantera Cor de Rosa.
Max Steiner (1888-1971) - Austríaco, naturalizou-se americano e foi muito prolífico entre os anos 1930 e 1960, deixando centenas de obras para a sétima arte. Foi ele que compôs dois temas que estão entre os mais famosos do cinema: E o Vento Levou e Casablanca.
Jerry Goldsmith (1929-2004) - O compositor americano fez trilhas sonoras para vários gêneros, se destacando em ficção científica, terror e fantasia. Recebeu 17 indicações ao Oscar e venceu pelo filme 'A Profecia', clássico do terror estrelado por Gregory Peck e Lee Remick.
Alfred Newman(1900-1970) - Nascido em Connecticut, Alfred (na foto, à direita, ao lado de Walt Disney) integrou uma família de músicos (dois irmãos, dois filhos e um sobrinho). Compôs para cerca de 200 filmes e recebeu 45 indicações para o Oscar. Venceu nove vezes, a última delas pelo filme 'Camelot', em 1967
Nino Rota (1911-1979) - O músico italiano se consagrou com as trilhas de filmes de grandes diretores conterrâneos, como Federico Fellini, Luchino Visconti e Franco Zefirelli. E criou uma das músicas mais impactantes do cinema: o tema de O Poderoso Chefão, de Francisco Ford Coppola.
Bernard Herrmann (1911-1975) - Americano, autor de músicas antológicas como o tema dos filmes Cidadão Kane e As Neves do Kilimanjaro. Assinou a trilha de vários filmes de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, inclusive o mais famoso deles: Psicose.
Alan Menken (Nascido em 22/7/1949) - Compositor, pianista e violinista. Famoso por trilhas sonoras de filmes da Disney. Seus trabalhos mais reconhecidos são A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Aladdin e Pocahontas. Cada um desses filmes lhe rendeu dois Oscars (Trilha Sonora e Canção Original).
Danny Elfman (Nascido em 29/5/1953) - Multi-instrumentista, toca trombone, guitarra, percussão e piano. Também compõe e canta. Foi líder do grupo pop Oingo Boingo que vendeu milhões de discos nos anos 80 e 90. Em 1989, compôs em 2 dias a música-tema de Os Simpsons. Compôs o tema de Homem-Aranha em 2002.
Marvin Hamlisch (1944-2012) - Compositor e maestro americano, é um das duas pessoas no mundo a ganhar os cinco prêmios mais prestigiados na cultura: Pulitzer, Emmy, Grammy, Oscar e Tony Award. É dele a trilha de A Chorus Line e do clássico Golpe de Mestre.
Gabriel Yared (Nascido em 7/10/1949) - Libanês com cidadania francesa, tem formação em música erudita e jazz. Viveu 1 ano e meio no Brasil representando o Líbano no Festival Internacional da Canção nos anos 70. Inspirou-se em Bach e no folclore húngaro para compor a trilha de O Paciente Inglês, que lhe valeu o Oscar.
Wojciech Kilar (1932-2013) - Nascido em Leópolis, cidade que pertencia à Polônia e passou para a Ucrânia em 1945, o compositor tem como principais trabahos os filmes Drácula de Bram Stoker, de Coppola; O Pianista e O Último Portal, estes de Roman Polanski.
Alexandre Desplat (Nascido em 23/8/1961) - Compositor francês, tem mais de 170 trilhas de filmes, principalmente na França e em Hollywood. Ganhou o Oscar pelos filmes A forma da Ãgua e Grande Hotel Budapeste. CompÃŽs a música do filme que encerra a saga de Harry Potter: RelÃquias da Morte.
John Barry (1933-2011) - Maestro e compositor britânico, vencedor de cinco Oscar, o último por Dança com Lobos (1990). É o músico que compôs mais trilhas para os filmes de James Bond. Assinou 11 delas, incluindo temas que se tornaram antológicos como Goldfinger, Octopussy e Os Diamantes são Eternos
David Arnold (1962 - 59 anos) - Compositor de trilhas para cinema e TV. Fez os temas de Stargate e Independence Day. CompÃŽs para cinco filmes de James Bond e disse que se inspirou em John Barry. Destaque para as trilhas de Cassino Royale e Quantum of Solace, ambos do agente 007.
Monty Norman (1928 -2022) - O britânico compôs pouco para a saga de 007, mas é dele a música principal: o tema de James Bond (marca registrada da franquia), reconhecido ao primeiro acorde. Foi Albert Broccoli, produtor de 007 contra o Satânico Dr.No (1º filme de 007) que o convidou para compor. Deu certo!
Hildur Gudnadottir - Em 93 edições do Oscar, apenas 7 mulheres foram indicadas ao Oscar. Nascida em 4/9/1982 na Islândia, Hildur Gudnadottir foi uma das quatro vencedoras do prêmio. Ela ganhou a estatueta pela trilha de 'Coringa' (2019). Também venceu um Grammy por 'Chernobyl' (2019).