Dirigido por Adam Wingard, o filme une os dois poderosos gigantes contra uma ameaça mortal que ameaça as espécies. Partindo dos mistérios da Ilha da Caveira e da Terra Oca, o filme explora a batalha de Titãs que forjou esses seres.
'O Novo Império' faz parte de uma franquia que atingiu seu ápice na cerimônia do Oscar em 10/3/2024. Afinal, 'Godzilla Minus One' fez história ao ganhar o prêmio de Melhores Efeitos Visuais dentre os filmes lançados em 2023. Será que 'O Novo Império' fará o mesmo sucesso no Oscar em 2025?
Foi a primeira vez que um filme da saga, que já tem 70 anos, foi indicado e venceu uma estatueta do prêmio mais importante do cinema. Além disso, 'Godzilla Minus One' tornou-se o primeiro em língua não inglesa a ganhar o prêmio de Melhores Efeitos Visuais em quase 100 anos de história do Oscar.
O diretor do filme, Takashi Yamazaki, chegou ao tapete vermelho da premiação segurando uma estátua de 'ouro' do monstrengo. O detalhe rendeu muitos comentários na web.
Para comemorar o feito, a equipe do filme subiu ao palco para receber o prêmio segurando as miniaturas do Godzilla.
Antes de começar a cerimônia, todos eles posaram com sapatos que faziam referência às garras do personagem.
A vitória do filme surpreendeu a crítica especializada, que apostava no prêmio indo para 'Resistência' (2023), do diretor Gareth Edwards (de 'Rogue One: Uma História Star Wars').
A trama de 'Godzilla Minus One' se passa em um Japão devastado após o término da Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que o país precisa lidar com surgimento do temido monstro gigante.
Godzilla, ou 'Gojira' em japonês, foi criado em 1954 no filme homônimo da Toho Studios. Sua criação original foi inspirada pelo medo das armas nucleares após os ataques a Hiroshima e Nagasaki. Uma inspiração no começo da Era Atômica.
O monstro gigante representava a fúria da natureza e o potencial destrutivo da tecnologia humana.
O nome Godzilla é uma combinação das palavras japonesas gorira (gorila) e kujira (baleia), representando sua força e origem aquática.
O tamanho de Godzilla varia de acordo com o filme, mas geralmente ele tem entre 50 e 100 metros de altura.
Ao longo de sua história, Godzilla passou por diversas interpretações. Inicialmente, era um símbolo do medo nuclear. Com o tempo, tornou-se um guardião do Japão, protegendo o país de outras ameaças monstruosas.
Mais recentemente, Godzilla passou a ser visto como uma crÃtica aos impactos ambientais causados pelo ser humano.
Godzilla já estrelou mais de 30 filmes, divididos em diferentes eras. Confira algumas das obras mais famosas do popular monstro japonês!
'Godzilla' (1954): Dirigido por Ishir? Honda, o filme se tornou um marco na história do cinema por ter sido o primeiro a apresentar o monstro gigante nas telonas.
No enredo -- que serve de base para quase todos os filmes --, um monstro gigantesco e radioativo chamado Godzilla emerge do oceano e começa a atacar Tóquio, deixando um rastro de destruição em seu caminho.
'Godzilla Contra-Ataca' (1955) - A sequência direta do filme original, lançada um ano depois, foca na batalha do Godzilla contra o monstro monstro Anguirus.
'King Kong vs. Godzilla' (1962): Também foi aqui a primeira vez que 'Gojira' e outro monstro já muito popular na época, o King Kong, se enfrentaram em um filme.
'Godzilla Contra a Ilha Sagrada' (1964): Nesse filme foi a primeira vez que foi apresentada outra criatura icônica do cinema japonês: a Mothra.
'Godzilla' (1998): A primeira versão norte-americana do Godzilla foi dirigida pelo Roland Emmerich (de 'Independence Day' e 'O Dia Depois de Amanhã') e recebeu muitas críticas negativas. O filme contava com Matthew Broderick e Jean Reno no elenco.
'Godzilla, Mothra e King Ghidorah: Ataque dos Monstros' (2001): Esse filme reúne vários dos monstros mais famosos da franquia e é um dos mais queridos pelos fãs.
'Godzilla' (2014): Em 2014, a franquia sofreu um reboot com mais uma versão americana, dirigida por Gareth Edwards -- sim, o mesmo de 'Rogue One: Uma História Star Wars' --, que deu início ao chamado 'MonsterVerse' (ou 'Universo dos Monstros').
A história ganhou duas continuações diretas: 'Godzilla II: Rei dos Monstros' (2019) e 'Godzilla vs. Kong' (2021).
E mais uma continuação encheu o telão. Justamente 'Godzilla e Kong: O Novo Império', que estreou em 24/3/2024 nos cinemas e agora está no streaming.
Godzilla se tornou um dos personagens mais influentes da cultura popular e um dos personagens mais queridos do Japão. Até hoje é considerado um verdadeiro símbolo nacional por lá.