Entretenimento

Grandes astros que nunca ganharam o Oscar de Melhor Ator ou Atriz


Por Flipar
divulgação

Antes de concorrer em 2024 pelo filme 'O Maestro', em que ele interpreta o compositor, pianista e regente Leonard Bernstein (1918-1990), Bradley Cooper já havia sido indicado outras quatro vezes.

Divulgação/Netflix

O ator havia sido pelo papel do músico Jack, em “Nasce Uma Estrela (2018), ao lado de Lady Gaga. Antes, Bradley concorreu pela atuação em “Sniper Americano” (2014), “Trapaça” (2013) e “O Lado Bom da Vida” (2012).

reprodução / sniper americano

Veja agora grandes nomes de Hollywood que nunca ganharam um Oscar para chamar de seu na categoria de Melhor Ator/Atriz, principal ou coadjuvante. Confira!

montagem / reprodução

Glenn Close: Quando se fala em ator ou atriz que nunca ganhou um Oscar, talvez o nome mais mencionado seja o da atriz Glenn Close. Ela já foi indicada nada mais nada menos do que oito vezes! A tão esperada vitória não veio até agora...

Reprodução Instagram

Glenn Close concorreu 4 vezes como Atriz Coadjuvante por 'O Mundo Segundo Garp' (1983), 'O Reencontro' (1984), 'The Natural' (1985) e 'Era uma vez um sonho' (2021). E foi indicada 4 vezes como Melhor Atriz por 'Atração Fatal' (1988), 'Ligações Perigosas' (1989), 'Albert Nobbs' (2012) e 'The Wife' (2018).

reprodução / era uma vez um sonho

Amy Adams: Outra atriz muito lembrada quando o assunto é “bateu na trave” é Amy Adams. Muito conhecida por seu papel de Lois Lane nos filmes recentes da DC, ela já foi indicada ao Oscar em seis oportunidades, mas nunca venceu.

wikimedia commons Patrick L.

Amy Adams foi indicada 5 vezes como Atriz Coadjuvante, por 'Retratos de Família' (2006), 'Doubt' (2009), 'O Vencedor' (2011) e 'Vice' (2019-foto). E recebeu uma nomeação por Melhor Atriz por 'Trapaça' (2014).

Divulgação

Willem Dafoe: O ator que viveu o clássico vilão Duende Verde nos primeiros filmes do Homem-Aranha já foi indicado quatro vezes ao Oscar e saiu de mãos abanando em todas.

wikimedia commons Georges Biard

Foi indicado três vezes na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por Platoon (1987), A Sombra do Campiro (2001) e Projeto Flórida (2018) e uma vez na categoria principal de Melhor Ator por No Portal da Eternidade (2019).

reprodução / no portal da eternidade

Michelle Williams: A indicação como Melhor Atriz por “Os Fabelmans”, em 2023, foi a quinta da sua carreira. Ela também havia concorrido pela categoria principal com 'Namorados para Sempre' (2011 e 'Sete Dias com Marilyn' (2012).

wikimedia commons David Shankbone

Mas Michelle já vem caçando uma estatueta desde 2006, quando foi indicada pela primeira vez por “O Segredo de Brokeback Mountain”, como Atriz Coadjuvante. Também nesta categoria, foi indicada por 'Manchester à Beira-Mar' (2017)

reprodução instagram

Tom Cruise: Um dos maiores astros de ação de todos os tempos, Tom Cruise se mantém na atualidade como um dos poucos que conseguem, inclusive, negociar percentuais de bilheteria antes da ida do filme para o streaming. Seu poder de fogo na indústria do cinema é gigantesco.

Dick Thomas Johnson wiki commons

Mas, apesar de três indicações ao Oscar por suas atuações, nunca ganhou a estatueta. As nomeações foram como Melhor Ator por “Nascido em 4 de Julho” (1989) e “Jerry Maguire - A Grande Virada” (1996). E ele também foi nomeado como Ator Coadjuvante por “Magnólia” (1999).

reprodução / magnólia

Michelle Pfeiffer: A atriz, uma das mais belas do cinema, também está entre os grandes nomes que ainda não foram consagrados com um Oscar.

wikimedia commons joyparris

Michelle foi indicada duas vezes como Melhor Atriz pelos filmes “Susie e os Baker Boys” (1989) e “As Barreiras do Amor” (1991), e uma como Melhor Atriz Coadjuvante por “Ligações Perigosas” (1988).

reprodução / ligações perigosas

Johnny Depp: Outro gigante da indústria cinematográfica ainda não contemplado. O eterno Jack Sparrow da franquia 'Piratas do Caribe' concorreu três vezes e não levou.

Divulgação

Depp foi indicado como Melhor Ator pelos filmes “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra” (2003), 'Em Busca da Terra do Nunca' (2004) e 'Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet' (2008)

divulgação

Saoirse Ronan: Nascida em 12/4/1994, a jovem atriz americana de origem irlandesa já acumula quatro indicações ao Oscar. Melhor Atriz Coadjuvante por 'Desejo e Reparação' (2008) e Melhor Atriz por “Brooklyn” (2015), “Lady Bird: A Hora de Voar” (2017) e “Adoráveis Mulheres” (2019).

reprodução / lady bird

Edward Norton: O ator já concorreu três vezes e não ganhou. A primeira chance foi por “As Duas Faces de Um Crime” (1996). A segunda veio pelo grandioso papel em “A Outra História Americana” (1998) e, por último, Norton concorreu em 2015, por “Birdman”.

Wikimedia Commons David Shankbone

Agora, um exemplo de ator que ainda não ganhou por sua atuação, mas faturou a estatueta em outra categoria. O americano Matt Damon, ao lado do amigo e ator Ben Affleck, escreveu o roteiro de 'Gênio Indomável'. A dupla levou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1998.

Divulgação Oscar

Já como ator, Matt Damon foi indicado três vezes. Teve nomeações como Melhor Ator por “Gênio Indomável” (1997) e “Perdido em Marte” (2015) e como Melhor Ator Coadjuvante por “Invictus” (2009). Não ganhou nenhuma.

Instagram @matt_damon_official

Situação semelhante ocorre com Clint Eastwood. Considerado praticamente uma lenda viva do cinema, Clint Eastwood ficou muito famoso por seus papéis nos clássicos dos faroestes. Ele concorreu como Melhor Ator em 1993 por 'Os Imperdoáveis' e em 2005 por 'Menina de Ouro'. Não levou.

reprodução / três homens em conflito

Só que Clint Eastwood tornou-se um cineasta muito prestigiado ao longo da carreira e tanto “Os Imperdoáveis” (foto) como “Menina de Ouro” foram dirigidos por ele. E ganharam o Oscar!

Divulgação

Portanto, embora não tenha sido contemplado como ator, Clint levou 4 Oscars por 'Os Imperdoáveis' e 'Menina de Ouro' (ambos por Melhor Filme e Melhor Diretor)

reprodução oscars

Aqui uma curiosidade. O ator Mel Gibson, um dos mais populares do cinema, não só nunca ganhou um Oscar como nem sequer concorreu a um. Pois é. Nem mesmo o papel mais aclamado do astro, no clássico “Coração Valente” (1995), foi suficiente para render uma indicação.

reprodução / coração valente

Veja Mais