“Se você está lendo isso, você é um dos primeiros 10 milhões de usuários do Bluesky”, diz o anúncio no perfil oficial do Bluesky. A rede foi criada em código aberto e permite uma integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos.
A plataforma foi desenvolvida pelo empresário Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter (criado em março de 2006).
No Bluescky, é possível seguir e pesquisar contas de outras pessoas, além de ver suas atualizações e posts na timeline. O aplicativo está disponível para Android e iOS. É possível criar um perfil gratuito na rede diretamente no site ou pelo app. Vai em “create a new account” e digite as informações necessárias.
O X, rede social do bilionário Elon Musk, saiu do ar em 31/8/2024 como punição pelo descumprimento de uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Veja outras redes sociais, além do do Bluesky, que são alternativas ao antigo Twitter.
1- THREADS - Lançado pela Meta em julho de 2023, tem um feed de postagens baseadas em texto (com limite de 500 caracteres), mas também permite fotos e vídeos. E os usuários podem ter conversas em tempo real e repassar conteúdos para terceiros.
Para criar um perfil na plataforma é preciso de ter login no Instagram. Ao baixar o aplicativo do Threads, é necessário logar com a conta do Instagram para que seja possível acessar todas as funcionalidades.
2- MASTODON - A rede existe desde 2016 e tem uma linha do tempo de atualizações curtas que são classificadas em ordem cronológica. Ela permite que os usuários participem de vários servidores diferentes em vez de uma plataforma central.
A Mastodon é gratuita. No site da rede, um menu suspenso aponta a “velocidade de inscrição” e o usuário deve definir como “instantâneo” para ver os servidores disponíveis para conexão imediata.
REDDIT - A plataforma permite aos usuários criar, publicar e comentar sobre vários conteúdos, inclusive com textos mais longos. E também admite imagens e vídeos. A rede social é dividida em várias comunidades, chamadas de “subreddits”, que abordam assuntos de interesse de grupos, com moderação própria.
O Reddit está disponível apenas em inglês. No site ou no aplicativo, é possível criar um perfil com endereço de e-mail, número de telefone ou ligando aos perfis do Google ou da Apple.
TUMBLR - A plataforma permite que os usuários criem seu blog e sigam os blogs de outras pessoas. A página pode ser personalizada. E dá para acompanhar os posts de outras pessoas em uma timeline. O usuário pode curtir, reblogar e responder aos posts.
Além de textos, a plataforma tem espaço para vídeos, áudios, fotos e gifs. Dá para escolher entre um formato único ou vários. Assim como no Reddit, tanto no site como no aplicativo, é possível criar um perfil com endereço de e-mail, número de telefone ou ligando aos perfis do Google ou da Apple.
Com a suspensão do X, os usuários em território brasileiro ficaram sem possibilidade de postar conteúdo ou acessar informações da rede social para questões particulares ou para trabalho.
A suspensão tem como pano de fundo um atrito que vem se agravando entre o dono do X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal.
'A liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos', afirmou Musk, referindo-se a Alexandre de Moraes.
Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X depois que a empresa não cumpriu a ordem do ministro de nomear um novo representante legal no país.
A ordem foi enviada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que repassou a determinação para que as operadoras cumprissem a medida no prazo de até 24 horas.
A determinação do ministro Moraes também prevê uma multa de R$ 50 mil para quem usar subterfúgios como VPNs para driblar a suspensão da plataforma X.
Elon Musk tem postado queixas nas redes sociais sobre o Brasil desde o início da gestão do presidente Lula, fazendo comparações com o mandatário anterior, Jair Bolsonaro. 'Como os tempos mudam rapidamente', chegou a afirmar.
Musk lembrou que na era Bolsonaro chegou a receber homenagem por sua relevância no mundo. E agora passa pela suspensão do serviço. 'O tirano Alexandre (de Moraes) é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho', atacou.