Idris Elba vai interpretar Okonkwo, um guerreiro africano destemido que luta para preservar a cultura do seu povo contra o colonialismo britânico.
Idris Elba está num momento intenso da carreira. Ele também está no elenco de Sonic 3 e fará uma 'reprise' de uma parceria das antigas: vai contracenar com Keanu Reeves.
Sonic 3 vai estrear nos cinemas no dia 20 de dezembro de 2024 e o trailer oficial já está disponível.
Idris Elba, conhecido por seus papéis em filmes como 'Beasts of No Nation' (2015) e 'Thor: Ragnarok' (2017), completou 52 anos no dia 06/09. Conheça sua trajetória!
Nascido em 6 de setembro de 1972, em Hackney, Londres, Elba cresceu em um ambiente multicultural, com pai de Serra Leoa e mãe ganense, o que influenciou sua perspectiva de mundo e seu trabalho como artista.
O ator começou sua carreira no teatro e na televisão britânica durante os anos 1990, mas foi com o papel de Russell 'Stringer' Bell na aclamada série da HBO 'The Wire' (2002-2004) que ele ganhou notoriedade internacional.
Sua interpretação de Bell, um traficante de drogas inteligente e calculista, conquistou elogios da crítica e colocou Elba no mapa como um ator talentoso e de presença marcante.
Após 'The Wire', Idris Elba continuou a expandir seu currículo, assumindo papéis diversos tanto na televisão quanto no cinema.
Um desses papéis mais notáveis na televisão foi como o detetive John Luther na série 'Luther' (2010-2019), da BBC. Sua atuação lhe rendeu vários prêmios, incluindo um Globo de Ouro.
No cinema, Elba já atuou em uma ampla variedade de gêneros. No Universo Cinematográfico Marvel, interpretou Heimdall, aparecendo em filmes como 'Thor' (2011), 'Thor: Ragnarok' (2017) e 'Vingadores: Guerra Infinita' (2018).
Além disso, ele teve papéis de destaque em filmes como 'Mandela: O Caminho para a Liberdade' (2013), no qual interpretou o próprio Nelson Mandela.
Além disso, Idris Elba também participou de outros filmes conhecidos, como 'Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança' (2011), 'Prometheus' (2011) e 'Círculo de Fogo' (2013).
Elba também é presença constante como dublador em filmes de animação como 'Zootopia' (foto), 'Mogli - O Menino Lobo' e 'Procurando Dory', todos lançados em 2016.
Em 2017, além de 'Thor: Ragnarok', Elba estrelou outros três filmes: 'A Torre Negra', 'Depois Daquela Montanha' e 'A Grande Jogada', este que concorreu ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Em 2019, ele atuou em 'Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw', um spin-off da saga de sucesso 'Velozes e Furiosos'.
Em 2021, Elba participou de mais um filme de baseado em quadrinhos. Dessa vez, ele viveu o vilão Bloodsport em 'Esquadrão Suicida'.
Mais recentemente, Elba dublou o personagem Knuckles em 'Sonic 2: O Filme' (2022) e protagonizou o suspense 'A Fera' (2022), além do thriller de ação 'Resgate 2' (2023).
Além de sua carreira como ator, Idris Elba é músico e DJ, conhecido no cenário musical como DJ Big Driis ou Big Driis the Londoner.
Ele lançou várias faixas e remixes ao longo dos anos, incluindo um álbum, 'Murdah Loves John (The John Luther Character Album)', lançado em 2015.
Elba também demonstrou interesse pela produção e direção, expandindo ainda mais sua influência na indústria do entretenimento.
Em 2018, por exemplo, ele dirigiu e produziu o filme de drama 'Raízes de Sangue'.
Idris Elba é frequentemente mencionado como um dos homens mais charmosos de Hollywood, tendo sido eleito pela revista People como o 'Homem Mais Sedutor do Mundo' em 2018.
Em sua vida pessoal, Elba já foi casado três vezes. Seu primeiro casamento foi com Hanne 'Kim' Nørgaard, com quem teve uma filha. Ele também teve um filho com a ex-namorada, Naiyana Garth. Atualmente, está com Sabrina Dhowre (foto), desde 2019.
Em 2009, a instituição de caridade 'Prince's Trust' fundada em 1976 pelo então Príncipe Charles, nomeou Idris Elba como seu 'embaixador anti-crime'.
Nos últimos anos, tem sido forte o rumor de que o ator pode ser o novo James Bond nos cinemas. Porém, em junho de 2023, ele se manifestou publicamente e disse que não quer mais viver o personagem depois de sofrer comentários racistas na internet.
'Aqueles que não ficaram felizes com a ideia tornaram tudo nojento e desagradável, tornou-se uma questão de raça. Tornou-se um absurdo e eu recebi o peso disso', declarou, na época.
O ator já está confirmado em pelo menos mais sete projetos, entre séries de TV e filmes. Um deles, 'Sonic 3: O Filme', deve sair ainda em 2024.