Stanley Martin Lieber nasceu em Nova York em 28/12/1922. Ele passou a infância no Bronx, bairro de periferia. E, desde menino, sempre gostou de escrever.
Seu primeiro emprego foi como assistente da editora Timely Comics. uma subdivisão de uma empresa que se tornaria, mais tarde, a famosa Marvel Comics.
Ele se tornou escritor, editor, publicitário, produtor, diretor, empresário e ator. Foi editor-chefe e presidente da Marvel Comics antes de deixar a empresa para se tornar presidente emérito e membro do conselho da editora.
O primeiro trabalho publicado de Lee foi o conto Captain America Foils the Traitor Revenge, em maio de 1941. O Capitão América ganhou seu escudo.
Aos 19 anos, Lee tornou-se editor-chefe da companhia, tamanha a criatividade que ele revelou. A pouca idade não era empecilho para saltos elevados.
Porém, Lee teve que interromper o trabalho para servir ao Exército e só voltou após a guerra, em 1945. Mas, por causa do trauma deixado pela batalha, não havia ambiente nos EUA para obras que envolvessem lutas e batalhas. Lee teve que escrever sobre outros temas.
Mas, nos anos 1950, o clima foi mudando e a DC Comics, concorrente da Marvel, lançou a Liga da Justiça. Super-heróis e vilões se destacaram no cenário cultural. E a direção da Marvel liberou Lee para dar vazão à criatividade.
Stan Lee criou, então, o Quarteto Fantástico. Ele fez questão de mostrar os personagens em vidas comuns, paralelas à atuação heróica: Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa. Com isso, Lee conseguiu um novo patamar para o segmento dos quadrinhos.
Da mente criativa de Lee, surgiram centenas de personagens que, juntos, formam um universo especial de super-heróis. Muitos deles tornaram-se ícones no segmento de Comics.
Dentre os super-heróis mais populares de Stan Lee, estão: capitão América, Incrível Hulk, Homem de Ferro, Pantera Negra, Thor, Doutor Estranho, Homem-Aranha e o Demolidor.
Lee também criou os X-Men, com o conceito de que mutantes convivem com os seres humanos e possuem dons especiais que podem ser usados para o Bem ou para o Mal. Professor Xavier, Magneto, Tempestade, Homem-Gelo, Cíclope, Fera e o popular Wolverine fazem parte dessa escola que já rendeu vários filmes.
Lee adorava aparecer nos filmes dos seus super-heróis. Tinha a mania do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, que também fazia curtas aparições nos filmes que dirigia.
A primeira aparição de Stan Lee num filme de super-herói foi em 1989, em 'O Incrível Hulk'. Lee aparece numa cena em que Bruce Banner passa pela transformação dentro de um tribunal de justiça.
No filme 'O Demolidor' (2003), uma cena divertida. Stan Lee é um idoso que está distraído lendo jornal e atravessaria a rua em frente a um carro. Mas o Demolidor, ainda jovem, mesmo cedo, estica a bengala e impede que ele faça isso.
Em 'O Quarteto Fantástico 2' (2007), Stan Lee tenta ser penetra na festa de casamento do Senhor Fantástico com a Mulher Invisível.
Um dos momentos mais divertidos de Lee em cena foi em 'O Espetacular Homem-Aranha' (2012). Stan Lee está ouvindo música com fone de ouvido, enquanto o Homem-Aranha e o Lagarto entram em guerra e quebram tudo na sala.
No ano em que morreu, 2018, Lee apareceu no filme 'Venom'. Ele está passeando na rua com o cachorro quando fala com Eddie Brock.
Stan Lee deixou imenso legado de entretenimento com arte para a cultura dos quadrinhos e dos filmes. Que seja lembrado sorrindo, como na foto em que recebe o prêmio Best Cameo (por breve interpretação em filme), em 2011, no Phoenix Comicon, Arizona (EUA). Figuraça!