Entretenimento

Francis Ford Coppola no Brasil: diretor de ‘O Poderoso Chefão’ vem promover filme


O diretor de cinema Francis Ford Coppola, de 85 anos, virá ao Brasil para participar da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que vai ser realizada no fim de outubro.

Por Flipar
Instagram @francisfordcoppola

Cineasta consagrado em Hollywood por filmes como a trilogia de “O Poderoso Chefão” e “Apocalipse Now”, Coppola estará no tradicional evento paulistano para promover seu novo longa “Megalópolis”.

Instagram @francisfordcoppola

A produtora O2 Filmes foi quem fez o anúncio da presença do cineasta no Brasil entre os dias 27 e 31 de outubro.

Reprodução do Twitter @A24Brasil

De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, Coppola receberá o prêmio Leon Cakoff, batizado com o nome do criador do festival de cinema paulistano e que é oferecido a grandes nomes da indústria cinematográfica.

Reprodução do Twitter @callasbiopic

“Megalópolis”, um drama de ficção científica, tem no elenco Adam Driver (“História de um Casamento” e 'Star Wars: A Ascensão Skywalker').

Instagram @francisfordcoppola

O filme fez sua estreia mundial durante o Festival de Cannes deste ano. Ele foi um dos 22 concorrentes à Palma de Ouro e recebeu quase dez minutos de aplausos da plateia.

Instagram @francisfordcoppola

No entanto, o filme, uma produção independente com custo estimado em vultosos 120 milhões de dólares desembolsados pelo próprio diretor, dividiu as opiniões dos críticos.

Divulgação

Coppola começou a desenvolver o roteiro de “Megalópolis” ainda nos anos 1980. A história se passa na cidade de Nova Roma e retrata o conflito entre um arquiteto idealista, vivido por Adam Driver, e um prefeito ganancioso interpretado por Giancarlo Esposito (“Better Call Saul”).

Divulgação

Filho de uma atriz e um músico, ambos imigrantes italianos, Coppola nasceu em Detroit, no estado do Michigan, e cresceu em Nova York. Ele é um dos cineastas mais cultuados da sétima arte.

Instagram @francisfordcoppola

Ele é pai da também diretora Sofia Coppola, que tem construído uma sólida carreira com filmes como “Encontros e Desencontros” (2003), “Maria Antonieta” (2007) e “Priscila” (2023).

Divulgação

Além disso, ele é tio do ator Nicolas Cage, vencedor do Oscar de Melhor Ator por “Despedida em Las Vegas” (1995). Cage é filho de August Coppola, irmão de Francis Ford Coppola.

Nicolas Cage chegou a revelar em entrevista que retirou da carreira artística o sobrenome Coppola para não ficar à sombra do tio famoso.

Flickr/International Labour

Além de diretor, Francis Ford Coppola é também roteirista e produtor. Ele adaptou e dirigiu a trilogia de “O Poderoso Chefão”, um clássico que costuma figurar na lista de maiores produções da história do cinema.

Georges Biard/Wikimédia Commons

A trilogia de “O Poderoso Chefão” (“The Godfather”) é uma adaptação do romance best-seller homônimo de Mario Puzo. Ela narra a história da família mafiosa Corleone e tem no elenco Marlon Brando (Vito Corleone) e Al Pacino (Michael Corleone).

Divulgação

O primeiro filme da trilogia foi indicado a seis prêmios Oscar em 1973 e levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Marlon Brando).

Divulgação

Outro filme dirigido por Coppola que acabou se tornando um clássico é “Apocalipse Now”, baseado no livro “No Coração das Trevas”, de Joseph Conrad.

Divulgação

O longa, que se passa durante a Guerra do Vietnã, tem no elenco novamente Marlon Brando, em mais uma parceria com o diretor.

F Divulgação

Entre outros destaques da filmografia do diretor norte-americano estão “O Selvagem da Motocicleta” (1983) e “Drácula de Bram Stocker” (1992).

Divulgação

Além do cinema, Coppola é apaixonado por vinhos. Ele possui uma vinícola na região de Sonoma Valley, no estado da Califórnia

Flickr Charles Barry

Veja Mais