Lucas é um dos quatro santos evangelistas, ou seja, aqueles que escreveram Evangelhos sobre a passagem de Jesus Cristo pelo mundo. Veja um a um e sua importância para a religião.
São Lucas foi um médico e companheiro de viagem de São Paulo. Nasceu na Antioquia (atual Turquia) no século I e morreu por volta de 84 d.C., possivelmente na Grécia.
Lucas foi autor não apenas de um dos evangelhos, mas também dos Atos dos Apóstolos. Seu evangelho é conhecido por sua ênfase na misericórdia e compaixão de Jesus, destacando as mulheres e os pobres.
O trecho mais popular do Evangelho de Lucas é o relato do Sermão da Planície, que inclui a versão de Lucas das Bem-aventuranças. Um dos versículos mais conhecidos é Lucas 6:20-21
'Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.'
São Mateus, também conhecido como Levi, nasceu na Galileia no século I e morreu provavelmente como mártir na Etiópia.
Mateus era um coletor de impostos antes de seguir Jesus, e seu evangelho, escrito por volta do ano 85 d.C., destaca os ensinamentos de Jesus, especialmente para os judeus convertidos ao cristianismo.
O trecho mais popular do Evangelho de Mateus é o Sermão da Montanha, especialmente as Bem-aventuranças. Um dos versículos mais conhecidos é Mateus 5:3-12
'Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.'
São Marcos, ou João Marcos, nasceu provavelmente em Jerusalém no século I e morreu por volta do ano 68 d.C. Acredita-se que sua morte tenha sido no Egito, onde fundou a Igreja de Alexandria. Ele foi companheiro de São Pedro, que o considerava como seu “filho espiritual”, e também de São Paulo.
O evangelho de Marcos, o mais curto e o primeiro a ser escrito (por volta de 65-70 d.C.), foca na vida pública de Jesus, seus milagres e sua Paixão.
Um dos trechos mais populares do Evangelho de Marcos é a grande declaração de Jesus sobre o maior mandamento, encontrada em Marcos 12:29-31:
'O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. E o segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.'
São João, o Evangelista, foi o mais jovem dos apóstolos. Ele era irmão de Tiago. Nasceu na Galileia no século I e morreu em Éfeso (na atual Turquia) por volta do ano 100 d.C.
João é o autor do evangelho mais teológico e espiritual, escrito por volta de 90-100 d.C.. Ele foca mais na divindade de Jesus e seus discursos, além de ser o único evangelho a mencionar explicitamente que ele foi testemunha ocular dos eventos.
O trecho mais popular do seu Evangelho é João 3:16, um versículo amplamente citado porque expressa a essência da mensagem cristã sobre o amor de Deus pela humanidade e a promessa de salvação através da fé em Jesus Cristo.
'Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.'
Cada um dos evangelistas contribuiu para transmitir aspectos fundamentais da vida e da missão de Jesus. Assim, seus textos formam a base do Cristianismo.