1. 'Infiltrado': A 4ª colaboração com Guy Ritchie ocupa o topo. Em um filme que exige bastante dos dotes dramáticos de Statham, o ator entrega sem descuidar da ação - que transborda em estilo e propriedade. 'Infiltrado' é um thriller inventivo destinado ao culto e que se afigura como um highlitght na carreira do inglês.
2. 'Snatch - Porcos e Diamantes'/'Jogos Trapças e Dois Canos Fumegantes': Os dois primeiros filmes de Guy Ritchie elevaram não apenas o cinema de gangster britânico a outro patamar, como colocaram Jason Statham no mapa. São dois filmes espertos e cheios de situações para o ator brilhar.
3. 'Carga Explosiva': Esse sucesso acidental de 2002 sedimentou Statham como astro do cinema de ação. Enquanto Vin Diesel tentava seu lugar a sol com 'Triplo X', Statham ganhou sua própria série em Hollywood quase sem querer - e com um personagem monossilábico.
4. 'Efeito Dominó': Nesse sofisticado e surpreendente filme de assalto do veterano Roger Donaldson, Statham faz o principal artÃfice de um plano intrincado que vai se revelando em camadas para o público.
5. 'Uma Saída de Mestre': Ainda como coadjuvante, Statham divide a cena com Mark Wahlberg e Charlize Theron, a quem reencontraria na franquia 'Velozes e Furiosos', nessa refilmagem de 2003 do clássico 'Um Golpe à Italiana'. Perseguições de carro em Roma são o grande atrativo de um filme bem divertido.
6. 'Carga Explosiva 2': A sequência de 'Carga Explosiva' é uma demonstração eloquente do porquê Statham foi o grande astro do cinema de ação da primeira década do século XXI. Cenas de luta impressionantes, condicionamento fÃsico assombroso e um carisma de cair o queixo.
7. 'Parker': Nesse filme de ação muito bem azeitado de Taylor Hackford ('Advogado do Diabo'), Statham divide a cena com Jennifer Lopez. Aqui ele é um ladrão que vai atrás de antigos parceiros que lhe passaram a perna. A mesma história já fora adaptada para o cinema com Mel Gibson em 'O Troco'.
8. 'Celular - Um Grito por Socorro': Muito antes de ser o Capitão América, Chris Evans mediu forças com Statham, aqui em um raro papel de vilão. Daqueles filmes que você sempre para e assiste quando passa na TV paga .
9. 'Corrida Mortal': Com alma de filme B, essa produção mostra Statham como um piloto de uma corrida, bem, mortal que acontece dentro da prisão. O vencedor ganha a liberdade. Uma versão de corrida maluca bem mais hardcore.
10. 'Os Mercenários': Como o amigo do peito de Sylvester Stallone, Statham ajudou a tornar esse filme no grande encontro de gerações do gênero idealizado por Sly. Ele é um dos poucos que retorna nas duas sequências e seu personagem vai ganhar um spin-off em breve.
11. 'Assassino a Preço Fixo 2: A Ressurreição': Eis mais uma franquia do astro e uma dessas raras sequências que supera o original. Sem medo do ridículo, Statham alucina na ação e divide a cena com Jessica Alba e um hiperbólico Tommy Lee Jones.
12. 'Os Especialistas': Que tal um filme em que Robert De Niro, Clive Owen e Jason Statham interpretam assassinos um no encalço do outro? Esse é o plot desse longa-metragem que merece ser descoberto.
13. 'O Código': Quando testemunha gangsteres sequestrando uma garotinha, o personagem de Statham se incumbe de protegê-la. Muito nobre da parte dele, ótimo para a gente e azar dos gangsteres .
14. 'Linha de Frente': Belo suspense de Gary Fleder com James Franco no papel de vilão. Aqui o drama dá as bases para boas cenas de ação. Winona Ryder e Kate Bosworth também estrelam, mas o show é todo de Statham.
15. 'Megatubarão': Sem rivais à altura no cinema de ação, Jason Statham encara um tubarão pré-histórico nessa adorável farofa. Humor e cenas inacreditavelmente pitorescas são o carro-chefe de um filme muito mais divertido do que parece em um primeiro momento. Um dos maiores hits do cinema em 2018.