O local aparece em duas cenas do filme, que concorre a três Oscars - Melhor Atriz, Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Na primeira, a família de Rubens Paiva (Selton Mello) está reunida em uma mesa da confeitaria, em clima de alegria. Mais à frente, os parentes reaparecem na Manon com Eunice Paiva (Fernanda Torres) e sem filhos, mas já sem o pai, desaparecido após ser detido pela ditadura militar.
A confeitaria Manon está localizada em um edifício de cinco andares. Ela foi fundada em 1942 e mantém o piso de mármore carrara da época da construção, além dos espelhos franceses e peças decorativas. O local foi tombado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1993.
O Rio de Janeiro é sede de outra confeitaria famosa, a Colombo. Ela, inclusive, apareceu em 2024 com destaque em uma lista especial dos estabelecimentos pelo mundo que oferecem as sobremesas mais saborosas.
No ranking da TasteAtlas, um guia sobre gastronomia, a Colombo ficou na oitava colocação entre 150 locais com icônicas sobremesas em seus cardápios.
O quindim foi citado como a sobremesa de referência da Colombo. Veja a seguir o top 10 das confeitarias e qual a iguaria citada pelo guia!
10º lugar: Chocolatería San Ginés, em Madri, capital da Espanha - Chocolate com churros.
9º lugar: Café Tortoni, em Buenos Aires, capital da Argentina - Chocolate com churros.
8º lugar: Confeitaria Colombo, na cidade do Rio de Janeiro (única representante do Brasil na lista) - Quindim.
7º lugar: Rapanui, em Bariloche, cidade na região da Patagônia na Argentina - Chocolate ice cream.
6º lugar: Karaköy Güllüoglu, em Istambul, maior e mais populosa cidade da Turquia - Baklava.
5º lugar: Café Du Monde, em Nova Orleans, na Louisiania, nos Estados Unidos - Beignets.
4º lugar: Pastelería Ideal, na Cidade do México, capital e uma das cidades mais populosas do México - Gelatinas.
3ª lugar: Café Central, na cidade de Viena, capital da Áustria - Apfelstrudel.
2º lugar: Hafiz Mustafa, em Istambul, na Turquia - Baklava. A cidade é a única que tem dois representantes na lista.
1º lugar: Pastéis de Belém, em Lisboa, capital de Portugal - Pastel de Belém. O doce é bastante popular em terras lusitanas.
Fundada em 1894 na rua Gonçalves Dias, nos últimos anos do período imperial, a Confeitaria Colombo é considerada patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro.
Os fundadores da confeitaria carioca foram os portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão.
A Colombo foi o primeiro estabelecimento comercial do Rio de Janeiro a contar com luz elétrica. Na época, a entrada só era permitida com trajes de gala, com homens de terno e mulheres de chapéu e vestido.
Nas suas primeiras décadas de existência, quando o Rio de Janeiro era a capital da República, os salões da Colombo foram ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos como Machado de Assis, Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga e Getúlio Vargas.
O prédio da Colombo tem arquitetura imponente, em estilo art nouveau (movimento artístico surgido na Europa entre o fim do século 19 e início do 20).
No interior da confeitaria, prateleiras com cristais, enormes espelhos belgas emoldurados por madeira de Jacarandá e piso português dão ares de época ao ambiente.
Atualmente, além do prédio tradicional na Rua Gonçalves Dias, a Colombo tem filiais em Copacabana e Ipanema.