Será que a expressão tem efeito na prática? O astro se uniu a nomes de destaque, incluindo alguns brasileiros, para provar que sim.
Especialista em resistência e preparo mental, Allen tem no currículo feitos impressionantes, como, por exemplo, a vitória em uma prova de mais de oito horas, em 1989, que ficou conhecida como 'IronWar', no Havaí.
Na ocasião, sob condições extremas, nadou 3,8km, pedalou 180km e, de quebra, correu uma maratona de 42km, para vencer o arquirrival e compatriota Dave Scott, e pulverizar o recorde da prova na época: 8h09min14s.
Allen fará uma aula online, aberta ao público e gratuita, neste domingo, 30 de março, às 20h (de Brasília), compartilhando essa e outras histórias, além de passar dicas e experiências sobre o esporte de alto rendimento.
A nadadora olímpica Joanna Maranhão e o especialista em meditação e desenvolvimento humano Marco Schultz também participarão do encontro.
A aula é a abertura do Psicologia do Esporte e Ciência da Superação (PECS), primeiro programa do mundo a reunir atletas reconhecidos em suas modalidades para mostrar como a mente, o corpo e a ciência podem ajudar a superar metas individuais, quando conectados.
O programa educacional se destaca pela presença de atletas renomados de diversas áreas, como Ronaldo da Costa, vencedor da Corrida de São Silvestre e medalhista pan-americano de atletismo.
Outro nome engajado na psicologia do esporte é Formiga, meio-campista histórica da seleção brasileira feminina de futebol e recordista de participações em Copas do Mundo e Olimpíadas.
Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800 metros em Los Angeles 1984, também tem dedicado seu tempo a inspirar pessoas a encontrar sua melhor performance. O brasileiro é mais um nome confirmado no programa.
O cubano Mijaín López, pentacampeão olímpico seguido na luta greco-romana, é outro que topou o desa
Monty Roberts, especialista em comunicação não violenta e liderança emocional, conhecido como o 'Encantador de Cavalos', também está no projeto.
“Os maiores atletas do mundo dominam suas emoções, treinam a mente e superam barreiras com disciplina e resiliência. O PECS nasceu para compartilhar esse conhecimento e mostrar como qualquer pessoa pode aplicar esses princípios na sua vida', afirma o economista Eduardo Moreira, responsável pelo programa educacional.
Além dos nomes que brilharam em suas trajetórias esportivas, o programa também terá a participação de especialistas em medicina e psicologia esportiva, nutrição e preparação física.
Os envolvidos pretendem mostrar, a partir de suas experiências e de dados científicos, como o esporte pode trazer benefícios para o corpo e a mente, resultando em benefícios para todas as áreas da vida.
Segundo um estudo da Universidade de Harvard, pessoas que praticam exercícios regularmente têm 26% menos chances de desenvolver ansiedade.
Além disso, uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet Psychiatry revelou que quem se exercita regularmente tem 43% menos dias de mau humor ao longo do mês em comparação com sedentários.
E os estudos vão além: uma publicação da Universidade de Stanford mostrou que 30 minutos de atividade física moderada podem aumentar os níveis de energia em até 20%, além de reduzir a fadiga.