Flipar

Veja os vencedores do Prêmio Britânico de Fotografia da Vida Selvagem 2025


O British Wildlife Photography Awards (Prêmio Britânico de Fotografia da Vida Selvagem) celebra imagens surpreendentes da natureza, registradas por fotógrafos amadores e profissionais.

Por Flipar
Mark Williams/British Wildlife Photography Awards

Na edição de 2025, foram enviadas 13 mil fotos em 10 categorias, com destaque para cenas bem inusitadas envolvendo animais.

Dave Wesson/British Wildlife Photography Awards

O concurso premia o vencedor geral com até £3.500 (cerca de R$ 25 mil) e conta com diversas categorias, como comportamento animal e fotografia subaquática.

PublicDomainPictures por Pixabay

A seleção foi feita em três etapas, com jurados avaliando as imagens sem conhecer os autores. Veja os principais vencedores!

Terry Whittaker/British Wildlife Photography Awards

“Exploradora Urbana”, por Simon Withyman: O fotógrafo acompanhou a jornada de uma raposa fêmea em Bristol por três anos, registrando seus desafios urbanos e sua rotina como mãe. A foto venceu na categoria geral e na de Vida Selvagem Urbana.

Simon Withyman/British Wildlife Photography Awards

'Limpadores de Rua', por Ben Lucas: Este ano, fotos em cenários urbanos ganharam destaque. Essa foto, vencedora na categoria para jovens de 15 a 17 anos, foi feita com uma câmera GoPro escondida dentro de um saco de batatas fritas.

Ben Lucas/British Wildlife Photography Awards

“Tetraz-vermelha chegando à terra”, por Ben Hall: O fotógrafo passou dias nos pântanos de Yorkshire capturando imagens da espécie e conseguiu registrar o momento exato em que a ave pousava com suas asas abertas.

Ben Hall/British Wildlife Photography Awards

'Passe de ônibus', por Paul Goldstein: Fascinado pelo comportamento dominante de um cisne macho, o fotógrafo enfrentou lama e água até os joelhos para capturar a cena perfeita, alinhando a imagem com um ônibus de Londres.

Paul Goldstein/British Wildlife Photography Awards

'Coma, durma, brinque, repita', por Alison Vaughan: A fotógrafa viajou à Ilha de Mull, na Escócia, para capturar imagens de lontras, seu animal favorito. Escondida atrás de uma rocha, observou dois filhotes caçando, brincando e, depois, dormindo exaustos.

Facebook/Alison Vaughan Wildlife Photography

'O Veado da Chuva', por Paul Browning: O fotógrafo aproveitou a oportunidade para registrar a cena com uma velocidade de obturador mais lenta, captando o momento exato em que um veado rugiu sob a chuva.

Paul Browning/British Wildlife Photography Awards

'Confronto de borboletas', por John Waters: Os machos dessa espécie de borboleta perseguem outros machos que se aproximem do seu território. A foto destaca justamente esse momento de 'batalha'. Venceu na categoria 'Comportamento Animal'.

John Waters/British Wildlife Photography Awards

'Lebre em movimento', por David Tipling: Premiada na categoria 'Retrato', a foto foi inspirada em uma tela do artista Robert Gillmor.

David Tipling/British Wildlife Photography Awards

'Reino Guillemot', por Mark Kirkland: O fotógrafo precisou ficar mais de uma hora em uma profundidade de 8 metros aguardando pelo mergulho da ave. Vencedora na categoria 'Preto e Branco'.

Mark Kirkland/British Wildlife Photography Awards

'Tubarão Azul', por Nicholas More: Vencedora na categoria 'Costa Marinha', a foto registra um tubarão-azul, famoso por interagir com os mergulhadores nas águas do Reino Unido no verão.

Nicholas More/British Wildlife Photography Awards

'Dragões empoleirados', por Daniel Trim: Premiada na categoria 'Grã-Bretanha Oculta', a foto registra várias libélulas juntas se posicionando para 'pegar' o sol nascente.

Daniel Trim/British Wildlife Photography Awards

Em 2024, a foto vencedora na categoria geral do prêmio foi do fotógrafo Ryan Stalker, e mostra uma bola de futebol coberta de craustáceos abaixo da superfície do mar.

Ryan Stalker/British Wildlife Photography Awards

Veja Mais