Na edição de 2025, foram enviadas 13 mil fotos em 10 categorias, com destaque para cenas bem inusitadas envolvendo animais.
O concurso premia o vencedor geral com até £3.500 (cerca de R$ 25 mil) e conta com diversas categorias, como comportamento animal e fotografia subaquática.
A seleção foi feita em três etapas, com jurados avaliando as imagens sem conhecer os autores. Veja os principais vencedores!
“Exploradora Urbana”, por Simon Withyman: O fotógrafo acompanhou a jornada de uma raposa fêmea em Bristol por três anos, registrando seus desafios urbanos e sua rotina como mãe. A foto venceu na categoria geral e na de Vida Selvagem Urbana.
'Limpadores de Rua', por Ben Lucas: Este ano, fotos em cenários urbanos ganharam destaque. Essa foto, vencedora na categoria para jovens de 15 a 17 anos, foi feita com uma câmera GoPro escondida dentro de um saco de batatas fritas.
“Tetraz-vermelha chegando à terra”, por Ben Hall: O fotógrafo passou dias nos pântanos de Yorkshire capturando imagens da espécie e conseguiu registrar o momento exato em que a ave pousava com suas asas abertas.
'Passe de ônibus', por Paul Goldstein: Fascinado pelo comportamento dominante de um cisne macho, o fotógrafo enfrentou lama e água até os joelhos para capturar a cena perfeita, alinhando a imagem com um ônibus de Londres.
'Coma, durma, brinque, repita', por Alison Vaughan: A fotógrafa viajou à Ilha de Mull, na Escócia, para capturar imagens de lontras, seu animal favorito. Escondida atrás de uma rocha, observou dois filhotes caçando, brincando e, depois, dormindo exaustos.
'O Veado da Chuva', por Paul Browning: O fotógrafo aproveitou a oportunidade para registrar a cena com uma velocidade de obturador mais lenta, captando o momento exato em que um veado rugiu sob a chuva.
'Confronto de borboletas', por John Waters: Os machos dessa espécie de borboleta perseguem outros machos que se aproximem do seu território. A foto destaca justamente esse momento de 'batalha'. Venceu na categoria 'Comportamento Animal'.
'Lebre em movimento', por David Tipling: Premiada na categoria 'Retrato', a foto foi inspirada em uma tela do artista Robert Gillmor.
'Reino Guillemot', por Mark Kirkland: O fotógrafo precisou ficar mais de uma hora em uma profundidade de 8 metros aguardando pelo mergulho da ave. Vencedora na categoria 'Preto e Branco'.
'Tubarão Azul', por Nicholas More: Vencedora na categoria 'Costa Marinha', a foto registra um tubarão-azul, famoso por interagir com os mergulhadores nas águas do Reino Unido no verão.
'Dragões empoleirados', por Daniel Trim: Premiada na categoria 'Grã-Bretanha Oculta', a foto registra várias libélulas juntas se posicionando para 'pegar' o sol nascente.
Em 2024, a foto vencedora na categoria geral do prêmio foi do fotógrafo Ryan Stalker, e mostra uma bola de futebol coberta de craustáceos abaixo da superfície do mar.