Oldman tem uma trajetória marcada pela intensidade e pela capacidade de se transformar radicalmente para cada papel, seja como vilão, herói ou figuras históricas. Veja curiosidades sobre ele!
Gary Oldman nasceu em 21 de março de 1958, em Londres, Inglaterra.
Aos 21 anos, ele começou sua carreira no teatro antes de despontar no cinema britânico durante os anos 1980.
Um de seus primeiros grandes papéis foi como Sid Vicious, o icônico baixista dos Sex Pistols, no filme 'Sid and Nancy, o Amor Mata' (1986).
Sua habilidade de mergulhar em papéis densos logo chamou a atenção de Hollywood na época.
Na sequência, se destacou em 'O Amor Não Tem Sexo' (1987), como o dramaturgo Joe Orton.
Durante os anos 1990, Gary Oldman ganhou notoriedade por interpretar vilões carismáticos e complexos, como o sádico policial corrupto em 'O Profissional' (1994).
Em 1992, incorporou o Conde Drácula em 'Drácula de Bram Stoker' (1992), dirigido por Francis Ford Coppola.
Em 1997, deu vida ao excêntrico antagonista Zorg em 'O Quinto Elemento', filme que também contou com Bruce Willis.
Ao mesmo tempo, mostrou grande alcance emocional em filmes como 'Minha Amada Imortal' (1994), no papel do compositor e pianista Ludwig van Beethoven.
Nos anos 2000, Oldman voltou ao centro das atenções do grande público com papéis em grandes franquias. Ele interpretou Sirius Black na saga 'Harry Potter', um personagem muito querido pelos fãs.
Também deu vida ao comissário James Gordon na trilogia Batman de Christopher Nolan, em um dos retratos mais realistas já feitos do personagem.
Em 2012, Oldman foi indicado pela primeira vez ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em 'O Espião Que Sabia Demais' (2011).
Em 2018, mais uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, dessa vez por 'O Destino de Uma Nação' (2017).
Oldman passou por uma transformação física impressionante para viver o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, reforçando ainda mais sua reputação como camaleão do cinema.
Fora das telas, Oldman também se aventurou como diretor e roteirista em 'Violento e Profano' (1997), um drama baseado na sua própria infância difícil em Londres.
Na vida pessoal, Oldman também enfrentou desafios pessoais, incluindo batalhas contra o alcoolismo e relacionamentos tumultuados.
Com fama de sedutor, o ator se envolveu com pelo menos cinco mulheres conhecidas. Com a atriz inglesa Lesley Manville, ele foi casado de 1987 a 1989. Eles tiveram um filho juntos.
O segundo casamento veio em 1990, com a atriz americana Uma Thurman. O casamento foi marcado por polêmicas, incluindo relatos de comportamento explosivo de Oldman devido ao alcoolismo. Eles se divorciaram dois anos depois.
Em 1997, Gary Oldman se casou pela 3ª vez, com a modelo e fotógrafa Donya Fiorentino. Eles tiveram dois filhos. O casamento terminou de forma dramática em 2001, quando ela o acusou de agressão doméstica durante uma briga.
Depois, Oldman foi casado com a cantora e produtora Alexandra Edenborough de 2008 a 2015. Em 2017, o ator se casou pela 5ª vez, com a escritora e curadora de arte Gisele Schmidt (foto), com quem está junto até hoje.
Atualmente, Gary Oldman continua ativo, seja em produções para o cinema ou streaming. Seu último trabalho de destaque foi na série 'Slow Horses' (2022-), da Apple TV+.